Na última semana o Blender recebeu mais uma atualização chegando na sua versão 2.72 com diversas novidades para os seus usuários. Existem diversas ferramentas que receberam recursos aprimorados, e o projeto que pretende remodelar a interface do software adicionando recursos e pequenos ajustes visuais está surtindo efeito. A lista completa de novidades para a versão 2.72 pode ser encontrada no release log. Como já é costume aqui do site, montei uma pequena lista traduzida com os recursos mais interessantes que foram disponibilizados nessa versão. O Cycles continua sendo foco da atenção dos desenvolvedores, e a sua evolução continua em ritmo muito bom!

blender_272_splash.jpg

Essa é a lista com algumas das novidades:

  • Menus radiais: Agora o Blender exibe alguns dos seus menus de maneira radial, usando esquemas já encontrados em outros softwares 3d. É uma maneira muito rápida de oferecer acesso a ferramentas ou recursos para edição. Uma das ferramentas que usa muito esse conceito é o Maya da Autodesk.
  • Renderização volumétrica no Cycles: O Cycles já tinha suporte a renderização volumétrica já faz um bom tempo, mas ainda não era possível aproveitar o poder da GPU para acelerar a criação das imagens. Se você quebrou o porquinho e comprou a sua GeForce GTX 780 para fazer render de volumetria no Cycles e ficou frustrado pelo software não suportar esse recurso, pode ficar tranquilo! Agora você pode! É possível renderizar volumetria no Cycles usando a GPU.
  • Novas opções para pintura de texturas: Um novo sistema para organizar a maneira como trabalhamos na pintura de texturas está disponível! Com suporte a slots (canais) de texturas.
  • Renderizador Freestyle integrado com Cycles: O render do tipo NPR Freestyle agora foi integrado como Cycles, e podemos gerar imagens muito bonitas usando as capacidades do Cycles associadas ao acabamento estilizado do Freestyle.
  • Nova ferramenta para exportar jogos da BGE: Os desenvolvedores de jogos no Blender agora podem experimentar uma nova ferramenta para criar arquivos binários dos seus jogos, que permite realizar múltiplas tarefas de publicação ao mesmo tempo!
  • Novo Add-on para importar e exportar arquivos DXF: Para quem trabalha com modelarem voltada para arquitetura, o novo Add-on que importa e exporta arquivos DXF está muito melhor e suportando ainda mais entidades que formam os arquivos DXF. Ficou mais fácil importar desenhos técnicos para o Blender e trabalhar a modelagem desses projetos em 3d.

Essas são apenas algumas das novidades que achei mais relevantes no Blender 2.72, e devo começar o mais rápido possível a gravar tutoriais em vídeo para meu canal no Youtube demonstrando os novos recursos. Até lá você já pode assinar o canal e ficar sabendo primeiro quando novos tutoriais estiverem disponíveis!

E não esqueça também de conferir os cursos do EAD – Allan Brito para conhecer diversos aspectos do Blender. Para comemorar o retorno com as atualizações no site, você pode usar o cupom RETORNO20 para garantir 20% de desconto na inscrição de qualquer curso ou combo no EAD – Allan Brito! Esse cupom só é válido até o dia 31/10/2014.

Esses são os cursos do EAD – Allan Brito: