Visualização para arquitetura: modelando tecidos no Blender

Uma boa visualização para arquitetura deve possuir diversos detalhes e características que passem a impressão de que o ambiente retratado virtualmente é o mais próximo possível do que seria o espaço físico. Em outras palavras isso significa que sempre devemos procurar simular o máximo de detalhes, sendo que alguns objetos ou superfícies são mais difíceis que as outras para simular em 3d. Entre essas superfícies mais complexas estão os tecidos que devido a sua natureza e interação com o ambiente, exigem um pouco mais de trabalho por parte do artista 3d.

As técnicas que envolvem a preparação dessas superfícies para uso em visualização para arquitetura são as mais diversas. Por exemplo, é possível usar os módulos de física dos softwares 3d e até mesmo ferramentas de escultura digital para moldar os tecidos.

Visualização para arquitetura: Modelando tecidos no Blender

Visualização para arquitetura – Modelando tecidos no Blender

No Blender a coisa não é muito diferente e sempre que precisamos trabalhar com visualização para arquitetura, principalmente em ambientes internos é necessário investir um pouco de tempo na configuração de algumas superfícies que possuem tecidos. Quer aprender como fazer isso? No vídeo a seguir um artista mostra em detalhes todo o processo necessário para criar e ajustar tecidos no Blender, visando a visualização para arquitetura e a interação do tecido com outras superfícies.

O Blender possui um módulo de física bem completo e entre as diversas opções existentes no software existe uma ferramenta específica para trabalhar com tecidos. Antigamente era necessário recorrer ao uso de soft bodies, mas a opção nativa para gerar simulações de tecidos resolve esse tipo de situação muito bem!

É possível ir além das opções nativas do Blender? Sim, para esse tipo de situação é interessante usar o Marvelous Designer, que é um software especializado em simulações de tecidos e que muitos artistas 3d usam para esse tipo de situação. O software não é gratuito, mas é especializado em simulações desse tipo de oferece níveis de controle que o Blender não disponibiliza. Mas, para a grande maioria das situações o Blender oferece mais do que o suficiente para que você crie boas simulações de tecidos realistas em visualização para arquitetura.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *