Uma boa visualização para arquitetura deve possuir diversos detalhes e características que passem a impressão de que o ambiente retratado virtualmente é o mais próximo possível do que seria o espaço físico. Em outras palavras isso significa que sempre devemos procurar simular o máximo de detalhes, sendo que alguns objetos ou superfícies são mais difíceis que as outras para simular em 3d. Entre essas superfícies mais complexas estão os tecidos que devido a sua natureza e interação com o ambiente, exigem um pouco mais de trabalho por parte do artista 3d.

As técnicas que envolvem a preparação dessas superfícies para uso em visualização para arquitetura são as mais diversas. Por exemplo, é possível usar os módulos de física dos softwares 3d e até mesmo ferramentas de escultura digital para moldar os tecidos.

Visualização para arquitetura: Modelando tecidos no Blender

Visualização para arquitetura – Modelando tecidos no Blender

No Blender a coisa não é muito diferente e sempre que precisamos trabalhar com visualização para arquitetura, principalmente em ambientes internos é necessário investir um pouco de tempo na configuração de algumas superfícies que possuem tecidos. Quer aprender como fazer isso? No vídeo a seguir um artista mostra em detalhes todo o processo necessário para criar e ajustar tecidos no Blender, visando a visualização para arquitetura e a interação do tecido com outras superfícies.

O Blender possui um módulo de física bem completo e entre as diversas opções existentes no software existe uma ferramenta específica para trabalhar com tecidos. Antigamente era necessário recorrer ao uso de soft bodies, mas a opção nativa para gerar simulações de tecidos resolve esse tipo de situação muito bem!

É possível ir além das opções nativas do Blender? Sim, para esse tipo de situação é interessante usar o Marvelous Designer, que é um software especializado em simulações de tecidos e que muitos artistas 3d usam para esse tipo de situação. O software não é gratuito, mas é especializado em simulações desse tipo de oferece níveis de controle que o Blender não disponibiliza. Mas, para a grande maioria das situações o Blender oferece mais do que o suficiente para que você crie boas simulações de tecidos realistas em visualização para arquitetura.