O mercado publicitário é um grande consumidor de material gráfico e computação gráfica devido a necessidade de apresentar produtos e campanhas em mídias como a televisão, cinema e vídeo em geral. Como o ecossistema de material produzido no meio é vasto e diversificado, a melhor maneira de ganhar destaque é com o uso de recursos gráficos 3d e técnicas que animação que possam prender a atenção do espectador. E nesse ponto o Blender pode ser de grande ajuda para diversas produtoras e agências de publicidade.

O uso do Blender para a produção de comerciais e material publicitário não para de crescer e os exemplos aparecem a cada dia, e para a nossa grata surpresa o vídeo que tenho para mostrar nesse artigo foi produzido aqui no Brasil. O estúdio inciteVFX trabalhou na produção de uma vinheta para o Eco Valley, que é um empreendimento imobiliário como vários que aparecem em comerciais nos intervalos da programação da televisão em diversos estados.

O vídeo com o comercial é esse:

No comercial podemos perceber que o sistema de tracking e composição do Blender faz muito a diferença nesses casos, em que é necessário mesclar elementos gravados em live action com objetos 3d. A adição do recurso no Blender abriu oportunidades e projetos para os quais poucas pessoas consideravam o softwares até alguns meses atrás.

Além desse excelente exemplo de comercial produzido com o Blender, recomendo o artigo em que falei sobre outro comercial criado com o Blender para a Coca-Cola, mas dessa vez em Israel. E para fechar o artigo, existe ainda o comercial para a empresa de material de limpeza Cif que foi produzido pelos nossos vizinhos da Argentina.

Aprendendo a usar o Blender

Caso você tenha ficado impressionado com o potencial do Blender para produção de comerciais para televisão e vídeo de maneira geral, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir os cursos sobre:

Os dois cursos juntos oferecem subsídios para que você possa criar vinhetas e material semelhante ao apresentado nesse comercial, usando recursos avançados de animação e composição do Blender.

Fonte: BlenderNation