O Blender pode ser usado para os mais variados tipos de projetos envolvendo animação 3d e modelagem, seja para apresentar um produto ou contar histórias por meio de animações. Um artista da China chamado congcong009 está publicando uma série de imagens no fórum Blenderartists mostrando outro uso do Blender, voltado para a produção de histórias em quadrinhos. As imagens são muito bem produzidas e todas remetem a estilos encontrados em animação japonesa, com cores vivas e saturadas para apresentar o universo em que se passa a história. A imagem que ilustra esse artigo é apenas um exemplo do que você encontra no material divulgado no fórum.

História em quadrinhos com Blender

Blender usado na produção de história em quarinhos

Já cometei sobre esse projeto aqui no blog anteriormente, mas na época as imagens correspondiam apenas à primeira edição do projeto. A história mostra a relação de uma criança com uma floresta mágica, e isso é o máximo que podemos compreender das imagens e diálogos divulgados pelo autor do projeto, pois os textos estão todos em mandarim.

A técnica usada para gerar as imagens é trabalhosa, mas aparentemente eficiente, pois o autor divulgou apenas parcialmente o processo usado para gerar as imagens. Tudo é modelado e renderizado no Blender usando o Cycles e não o Freestyle como poderíamos deduzir inicialmente. Os elementos do cenário são renderizados em partes e depois a composição é feita no Photoshop, em que também são aplicados efeitos e filtros para gerar as imagens com estilo semelhante a células de animação que lembram a temática de produções típicas do Japão.

Como o objetivo do projeto é criar histórias em quadrinhos, o uso do Blender no processo se mostra muito interessante, pois é possível aproveitar os cenários e modelos 3d repetidas vezes para gerar imagens. Isso acelera a produção das páginas e possibilita aos artistas usar o mesmo modelo 3d em cenas diferentes do projeto.

É a melhor solução? Pode não ser a opção mais simples, mas como a equipe já domina a técnica e os resultados são muito interessantes visualmente, acredito que uma migração para usar apenas o Blender com o Freestyle traria mais prejuízos inicialmente do que benefícios. Mas, ainda acho que o Freestyle conseguiria gerar resultados próximos disso usando apenas o Blender.