Clicky

Aplicativos portáteis

Você já chegou para trabalhar em algum computador e descrobriu que, um dos softwares que você precisa para trabalhar não estava instalado? Ou até já precisou acessar um site que estava nos favoritos do seu navegador, mas você não lembra o link?

Algumas semanas atrás eu descobri um site muito interessante, que oferece aplicativos portáties. Esses aplicativos podem ser executados diretamente de uma Pendrive! Assim é possível levar os seus programas preferidos com você!

Esse é o Site:

http://www.portableapps.com

Lá é póssível encontrar vários aplicativos que podem ser executados diretamente de uma Pendrive:

  • Firefox: Navegador
  • Thunderbird: Cliente de e-mail
  • Filezilla: Cliente FTP
  • ClamWin: Anti-vírus
  • Openoffice: Suíte de aplicativos para escritório
  • 7-zip: Compactador/Descompactador de arquivos

Como você pode ver existem várias opções (Existem mais opções de softwares disponíveis no site). Um dos que me chamou mais a atenção foi o ClamWin, que além de ser um anti-vírus portátil, permite atualizações da sua base de vírus pela internet!

Agora eu consigo levar os meus alicativos e utilizar nos computadores da faculdade sem nenhum tipo de problema. Apesar de ser professor não é permitido instalar softwares nos computadores. Com os aplicativos portáteis eu não preciso me preocupar com isso já que eles não precisam ser instalados.

Os softwares disponíveis nesse site são totalmente gratuítos (Software Livre), sendo assim qualquer pessoa pode realizar o download e usar livremente os aplicativos.

Para ter um aplicativo portátil, é só fazer o download do aplicativo e descompactar o mesmo para dentro da sua Pendrive, ou extrair o conteúdo para o seu HD e depois copiar para a Pendrive.

2017-04-11T12:29:08+00:00 By |Geral|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Jason 09/12/2006 em 2:38 am

    Allan,

    No caso desse anti-vírus (ClanWin), como ele vai proteger a máquina se ele não estar instalado na mesma?

    Ele pode blolquear a entrada do virus para o pendrive também, ou não existe proteção para PenDrive ?

    Em todo o caso, fiz o download. muito boa a dica

    Abraço.

  2. Henrique Zorzan 09/12/2006 em 9:40 am

    Boa dica Allan,
    Ainda não testei nenhum mas sei que esta “novidade” vai ajudar muito… Bem você como o bom amigo que é nos avisou de um site com softwares livres o que é ótimo mas para quem deseja empresas como Adobe já tem por exemplo o “Photoshop CS Portable”… Isso é pros que podem…
    (Nota: Sou eu henriquefz, mudei o nick, he he he…)
    Abraços, 😉

  3. Henrique Zorzan 09/12/2006 em 9:44 am

    Olá Allan,

    Bem esta “novidade” de softwares portáveis é muito boa, nos vai ajudar muito.. O Allan como bom amigo que é nos deu um site onde estes softwares são free, mas para os que podem empresas como Adobe já tem por exemplo o Photoshop CS Portable, ficam na Pendrive com 150mb mais ou menos e funcionam que é uma maravilha e tem todas as funções a funcionar corretamente…
    Nota: Sou eu henriquefz, mudei o nick he he he
    Abraços, 😉

  4. Allan Brito 11/12/2006 em 9:06 am

    Jason,

    Ele protege mesmo sem estar inslatado. Mas para isso você precisa verificar os arquivos manualmente, já que ele não faz isso em tempo real. O que eu faço para verificar os arquivos da Pendrive, é pedir que o próprio anti-vírus verifique a integridade do arquivo antes de realizar qualquer operação. Até hoje nunca tive problemas.

    abraços.

  5. Allan Brito 11/12/2006 em 9:17 am

    Olá henrique,

    Existem sim a possibilidade de criar um Photoshop CS2 Portable. Mas para isso você precisa da instalação do Photoshop CS2 e claro uma licença.

    Depois você precisa realizar algumas operações. As instruções completas você pode encontrar aqui:

    http://portableapps.com/node/1426

    Como eu não tenho uma licença do photoshop, prefiro o Gimp mesmo. 😉 Mas sem dúvida o Photoshop é imbatível.

  6. […] necessário instalar esses aplicativos para que eles possam ser utilizados. Eu já havia escrito um artigo sobre os aplicativos portáteis há algum tempo atrás, agora vamos atualizar a […]

Deixar Um Comentário