Terragen

Sempre que eu crio alguma imagem em 3d, que precisa de um backgroud fotorealístico fico com um dilema. Devo tirar uma foto do céu? Ou produzir esse fundo no computador?

Existem vários softwares que criam paisagens digitais, como o Bryce. Já faz um tempo que eu descobri um software muito bom também para gerar paisagens chamado Terragen. Esse é um programa simples de ser operado e que não precisa de grandes requisitos de hardware.

Mas em esse tipo de software poderia ajudar? Bem se você já precisou de uma imagem para compor uma renderização, já deve ter tido dificuldades em encontrar uma boa fotografia, com boa luminosidade e uma composição agradável de nuvens. Com esse tipo de software é possível criar esse tipo de imagem. O software é simples de operar, além de ser gratuito para uso não comercial.

Veja uma das imagens que eu gerei nele em poucos minutos:

Render no terragen

Tudo isso em um software que tem apenas 1,6 megas. Claro que existem mais opções para ele como a renderização de água no lugar do terreno, para simular oceanos. Existem limitações para o Terragen, como a impossibilidade de adicionar vegetação as paisagens. Mas isso já está sendo resolvido com a nova versão do software que está em desenvolvimento.

Atualmente o Terragen está na versão 0.9.43, mas a versão 2.0 está a caminho. Para saber mais sobre o terragen visite sua página oficial:

http://www.planetside.co.uk/terragen/

Não deixe de conferir a galeria de imagens com alguns excelentes trabalhos. Sem falar na galeria de imagens do Terragen 2.

Mas se você quiser conhecer o Bryce, que é pago. Esse é o seu site:

http://www.daz3d.com/program/bryce/

Agora se você quiser realmente um software profissional para gerar paisagen fotorealísticas, eu recomendo o Vue 6.

http://www.e-onsoftware.com/products/vue/vue_6_infinite/

Tem até uma matéria interessante mostrando como os produtores do “Piratas do Caribe 2”, usaram o Vue para gerar várias paisagens do filme, a matéria está aqui:

http://www.e-onsoftware.com/about/press_materials/

Vocês vão ver que gerar paisagens é um ótimo hobby.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Terragen”

  1. Espetacular esta materia Allan! Não sabia que imagens do filme foram geradas por um programa de tao reais e confesso que ainda continuo na dúvida se este programa realmente criou aquelas imagens… :O Porque quer dizer que uma paisagem lindissima e perfeita que vemo por ai num concurso de fotografia pode ter sido gerado por um programa destes…Eu como fotógrafo fiquei preocupado…

    Abraços

    (Nota: Desculpa o duplo post anterior :/)

  2. É isso mesmo Henrique, aquela paisagem é digital! Várias produções hoje utilizam cg para simular cenários. Já pensou o trabalho que daria ter que procurar uma paisagem natural que fosse exatamente daquele jeito? É melhor produzir uma. 😉

    Não tem problema pelo post duplo. Vou apagar o primeiro então.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *