Tutorial de modelagem para arquitetura

O processo de modelagem 3D para arquitetura gera muitas dúvidas e procedimentos que resultam na produção de modelos problemáticos. Isso gera uma grande perda de produtividade, já que o trabalho precisa ser refeito várias vezes. Tudo isso acontece porque não há um método claro que possa ser seguido por todos. Cada artista adota as suas próprias práticas e técnicas para gerar os modelos. Veja na Figura 01, uma comparação entre um modelo gerado corretamente e outro mais problemático.

Figura 01


Sempre que abordo esse tema em sala de aula, aconselho a todos utilizar um tipo de modelagem mais “limpa” para trabalhar com modelos 3D que facilitem futuras alterações com o mínimo de retrabalho. Porque isso é tão importante em modelos 3D para arquitetura? Os projetos arquitetnicos têm uma característica especial, eles mudam de maneira rápida. Então caso o seu modelo 3D não esteja preparado para se adaptar a essas mudanças, esteja preparado para refazer uma boa parte do modelo.

Para criar modelos que se adaptem de maneira fácil a qualquer tipo de mudança, existe apenas uma recomendação básica que pode fazer toda a diferença. Essa recomendação é “evite as operações booleanas”.

Isso mesmo, você deve evitar ao máximo utilizar aquelas opções de subtração, união e intersecção que existem em praticamente todos os softwares de modelagem. Utilizar essas operações a princípio pode parecer como uma grande economia de trabalho, mas isso pode resultar em mais trabalho no futuro. Para animações em que os objetos devem ser deformados isso já não é recomendável, já que o seu uso gera faces triangulares nos modelos que são difíceis de deformar.

Mas e em modelos arquitetnicos? O que acontece? Veja na Figura 02, o que acontece se um modelo criado com operações booleanas precisar ser editado. Por exemplo, caso um modelo que tenha sido construído usando a subtração das operações booleanas, precise de uma alteração como uma nova parede. Veja que uma série de novas arestas são adicionadas ao modelo depois da edição. Isso vai deixando o modelo cada vez mais poluído e difícil de manipular.

Figura 02

Essa é a maneira errada de construir um modelo, mas não quer dizer que o modelo não sirva para os seus propósitos iniciais. Você só vai enfrentar problemas com esse modelo quando chegar a hora de fazer alguma alteração. Como isso é uma prática comum em projetos arquitetnicos (até durante a obra eles mudam, imagine durante o projeto então…).

O que fazer então? Como construir modelos que absorvam bem as mudanças? Para conseguir modelos “limpos” eu aconselho a utilização de uma modelagem baseada em arestas. Vamos ver um exemplo desse tipo de modelagem para esse mesmo modelo apresentado nas Figuras 01 e 02. O primeiro passo é utilizar apenas uma aresta e depois criar extrudes consecutivos para obter uma base, como mostra a Figura 03.

Figura 03

O mais importante nesse estágio é deixar uma segmentação na base, que vai servir para alocar a abertura da janela. Veja que a base é composta por três faces. Depois que essas faces estiverem pronta, podemos fazer a extrusão geral. Selecione todas as faces e aplique uma extrusão, como mostra a seqüência na Figura 04.

Figura 04

Como é possível perceber na seqüência, o modelo resultante tem as arestas bem definidas e sem nenhuma face triangular. Caso seja necessário alterar a morfologia dessa parede, será fácil adicionar arestas ou outras aberturas sem grandes prejuízos para a divisão das arestas e faces.

O objetivo desse tutorial foi mostrar como é possível atingir resultados limpos sem o uso das operações booleanas. As imagens foram produzidas com o Blender 2.43, mas é possível aplicar esse conceito a praticamente qualquer suíte de produção 3D!

Com modelos mais organizados, teremos menos retrabalho.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial de modelagem para arquitetura”

  1. Olá.
    Não tenho conhecimento nenhum sobre criação de objetos 3D para arquitetura
    Porém gostaria de criar um quarto com algumas medidas.

    Vc poderia mandar um arquivo gerado pelo Blender
    de um quarto (quadrado) sem nada.

    e se possível um tutorial bem básico de como criar uma parede?

    Atenciosamente,

    Márcio Lima

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