Clicky

Você sabe o que é Render?

Você já tentou explicar para uma pessoa leiga em computação gráfica, o que significa a palavra Render? Quem sabe já tentou explicar o significado da palavra Renderização? Esse é um desafio interessante! Apesar de utilizar esses termos diariamente, muitos profissionais e usuários não sabem explicar o seu significado ou até mesmo compreender o que acontece nesse processo.

Caso isso nunca tenha acontecido com você, se prepare! Logo você vai estar em uma mesa de reuniões tentando explicar aos seus clientes o que é “renderização” (Isso se você quiser trabalhar a sério com 3d).

Uma vez eu estava apresentando um projeto, e sem querer acabei soltando a palavra renderização no meio da apresentação. Umas das pessoas pediu a palavra, e perguntou “ren….oque”?


Não saber o que é renderização é perfeitamente normal, mas explicar o processo pode ser uma tarefa complexa, principalmente se a pessoa não está acostumada. Esse é um jargão técnico de quem trabalha na área de computação gráfica e 3d.

Depois de fazer uma breve pesquisa é possível encontrar o significado da palavra Render. Um dos seus significados é “acabamento”. Caso a pesquisa se estenda um pouco mais, vamos perceber que o termo Render não é exclusivo da computação gráfica. Ele é aplicado em outras áreas, como a ilustração e design gráfico.

Mas e como explicar para uma pessoa leiga?

Para simplificar o processo, geralmente eu descrevo o render ou ato de renderizar como sendo o processo em que geramos uma imagem simulando condições reais. Quando os modelos e cenários 3d são construídos, tudo é gerado usando arames e superfícies, o chamado Wireframe. Essa estrutura em arame não serve para alguns propósitos do 3d. Já pensou tentar vender uma perspectiva de um prédio só em arame? Até profissionais treinados teriam dificuldade em visualizar o modelo! Sem falar da dificuldade em perceber a volumetria.

O Render entra exatamente para finalizar o Wireframe. Nesse acabamento são considerados vários aspectos, como a projeção dos raios luminosos, materiais e simulação das superfícies entre outros. Esse é o último passo de um trabalho em 3d e onde uma boa parte da “mágica” acontece!

Agora eles já sabem, o que mais é necessário?

Além de explicar o conceito, pode ser uma tarefa muito difícil explicar para os leigos que o render é em alguns casos a parte mais demorada de uma produção em 3d. Dependendo da situação pode até demorar mais que a fase de modelagem e configuração dos cenários, ainda mais se o objetivo do trabalho for uma animação.

Por incrível que pareça nessas horas o Blender pode ser de grande auxílio! Sim, o Blender ajuda a explicar e mostrar na prática.

Caso mesmo depois da explicação detalhada, sobre o render, ainda restar espaço para dúvidas, o melhor é partir para a prática. Então eu sempre levo o Blender na minha Pendrive e eventualmente faço uma pequena demonstração nas reuniões. Assim é possível mostrar alguns exemplos em que gradativamente demonstro que quanto mais complexa a cena, mais demorado é o render. Começo com o render normal e depois mostro o raytracing. Por último, para fechar a explicação o YafRay.

Vejam que o Blender ajuda até na prática profissional! Só não ache que os seus clientes vão ficar sensibilizados depois da explicação. Eles só não vão mais ficar com a impressão que você está enrolando para entregar o trabalho.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

14 Comentários

  1. Henrique Zorzan 12/04/2007 em 11:33 am

    Excelente Allan! Realmente ja me encontrei nesta situação, mas não para explicar a um cliente e sim a uma amiga que viu uma modelagem minha e quis saber mais sobre o assunto, na hora de explicar o que era renderizar a imagem me vi apertado, depois de varias tentativas montei para ela numa imagem só o wireframe de um lado e do outro a imagem renderizada… Mas esta sua explicação me despertou para umas diferenças que não sei o que é: Qual é a diferença entre Render Normal, Raytracing e Yafray?

    Abraços

  2. Allan Brito 13/04/2007 em 8:59 am

    Oi Henrique, esses realmente são métodos diferentes de render. Acho que essa explicação mereceria um artigo! Semana que vem eu publico! 😉

  3. Henrique Zorzan 13/04/2007 em 12:15 pm

    Ok, Allan fico a espera de mais uma aula sua! 😉

    Abraços

    Nota: Desde o dia 05/04 a editora me disse que tinha enviado o teu livro… Tomara que já esteja chegando… 😉

  4. […] a você, leitor, o nível gráfico da cena. Talvez a mesma tenha demorado horas para a mesma ser renderizada. Fora a sua montagem, com tomadas excelentes, muito melhores do que muitos filmes de ação onde as […]

  5. […] de um novo ítem), já imaginou ter de refazer? Ter de renderizar e editar tudo de novo? Um mês de render podem ir pro ralo se você não planejou […]

  6. […] com o bundle e fazer experiências com os consoles! Talvez usar os aparelhos como estações de renderizações de animações 3D pra me ajudar com meus projetos pessoais (se isso for possível, […]

  7. Walter de Oliveira Santos Júnior 19/06/2008 em 10:09 am

    Caro Allan, acompanho seus comentários já a algum tempo. E tem sido de grande valia para mim. Mas uma coisa ainda não foi bem explicada para nós, iniciantes no 3D: qual o melhor programa para tal processo?

  8. welder henrique 07/11/2008 em 7:50 am

    sou iniciante no seguimento de 3d, gostaria de saber um bom livro que posso comprar ou baixar com tutorias e dicas.

  9. milena 28/03/2009 em 7:01 pm

    oi allan eu estou com um problema e quero saber se você pode me ajudar se não puder eu agradeço assim mesmo.eu comprei um jogo e instalei só que quando eu vou rodar o jogo aparece a seguinte mensagem:kernel\render\device\d3drenddx8\d3d8_render.cpp condition online 818 not satisifed.se você puder me ajudar eu te agradeço obrigado.

  10. Luis Lancelle 11/08/2011 em 11:02 pm

    P.A.R.A.B.E.N.S!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    sou professor universitário de cursos de pós-graduação e nunca achei uma descrição tão correta e clara como a tua!

  11. […] Aew Galera! Postando para vocês alguns dos objetos que irão compor a cena da cozinha. É importante lembrar que alguns objetos terão poucos polígonos, isso para que a cena não fique muito pesada e posteriormente economizar no tempo de render. Sobre Render tem um artigo escrito pelo Professor Allan Brito bastante interessante que você encontra AQUI! […]

  12. marcos roberto, 21/12/2011 em 10:52 am

    ola alla, muito boa esplicação, ate agora isto não me acontecel,mas se acontecer ja tenho o argumento na ponta da lingua.
    Eu gostaria de saber como aumentar o dpi da renderização do autocad 2011, para poder ter uma qualidade melhor para imprenção, como posso configurar o autocad para me dar uma qualidade de 300 dpi ou mais, por fim se poder me ajudar, obrigado. Valeu pela aula de render.

  13. clayton ferreira santos 08/10/2012 em 12:12 pm

    OLA Allan Brito,talves vc possa me ajudar,gostaria de aprendermodelagem automotiva 3d,para fazer uma replica de um carro,em questao seria lamborghini ev.
    agradesço a atençao abraço;;

  14. Karen 26/02/2013 em 11:13 pm

    Olá Allan, estou precisando de uma ajudinha…
    curso design de interiores e preciso fazer um trabalho (na verdade, dar uma aula) sobre render… mas não encontro nada sobre a história desse processo… você poderia me ajudar?

Deixar Um Comentário