E o VirtualDub?

Uma pergunta que me fazem com freqüência: O VirtualDub, consegue substituir o Premiere ou o Final Cut? A resposta nem sempre agrada as pessoas que perguntam. O correto é afirmar “depende”. Para quem não sabe o VirtualDub é um editor de vídeo digital, principalmente arquivos com extensão “avi”. Mas existem outras funções para esse software que tem aproximadamente 1000kb, sendo um dos seus principais objetivos processar e transformar arquivos de vídeo das mais variadas formas.

A sua principal deficiência é não oferecer recursos de uma ilha de edição, como a possibilidade de utilizar múltiplas camadas para montar vários vídeos. Mas em compensação é possível realizar várias operações nele de maneira rápida e sem a necessidade de utilizar uma ilha de edição mais pesada.

Veja algumas das funções que são utilizadas com freqüência no VirtualDub, para processar arquivos de animação:

  • Redimensionamento
  • Adicionar arquivos de áudio ao vídeo (Caso tenha sido montado no Blender)
  • Cortar partes indesejadas do vídeo
  • Montar partes novas ao vídeo (Sim, isso é possível)

Mesmo assim podemos realizar várias operações com filtros, como:

  • Borrar a imagem do vídeo
  • Rotacionar o vídeo
  • Transformar as cores em escala de cinza
  • Inverter o vídeo (espelhar)
  • Adicioner Motion Blur
  • Alterar as cores do vídeo

Caso você tenha ficado interessado pelo VirtualDub, visite o seu site oficial: http://www.virtualdub.org

Mas se o objetivo é utilizar um editor não linear, é interessante conhecer o Cinelerra. Ele sim pode substituir o Premiere e o Final Cut.

OBS: Vale a pena também ler o relato do desenvolver, sobre a história do desenvolvimento do software. A história mostra como um projeto que a princípio não tinha grandes expectativas se transformou nessa incrível ferramenta.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “E o VirtualDub?”

  1. Acho que por este caminho!!
    Gostaria de editar minhas filmagens (Sony Handcam Sony DCR-DVD408 – arquivo VOB) a idéia e realizar cortes, efeitos de transição entre os vários trechos e de vez em quando acrescentar musicas de fundo – nada complexo. Ai gostaria de gravar novamente em DVD, mas com menus para achar mais fácil o clip/filme. Perguntas básicas:

    – Como o arquivo da filmadora já esta em formato DVD eu não preciso de placas firewire ou coisas do tipo, certo?
    – Existe alguma ferramenta gratuita que faça isso (ou não tão cara – já que é para soluções caseiras)? Sem perda de (mais) qualidade? Tenho o Adobe Premiere PRO 1.5 – tentei instalar o MainConcept – mas não aconteceu/apareceu nada no Premiere. Minha plataforma e Windows XP
    – Qual o caminho das pedras?

  2. Eu tenho esse programa
    mais eu queria saber se vc sabe algum site de preferência em portugês q ensine como utilizar todos esses recursos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *