Clicky

Subsurface scattering

Um dos processos mais interessantes em relação à interação da luz com superfícies se chama Subsurface scattering. Esse processo acontece quando os raios de luz penetram uma superfície e depois ao sair dessa mesma superfície são desviados da sua trajetória original, por um processo chamado de Scattering ou dispersão da luz.

Como resultado desse efeito, a energia luminosa penetra nas superfícies e depois que acontece a dispersão da luz, teremos então áreas dessa mesma superfície com altos níveis de saturação. Isso faz com que a superfície pareça iluminada diretamente do seu interior.

SSS na mão

Fonte: http://www.itchstudios.com

Então como você mesmo já deve ter percebido pela explicação, as superfícies transparentes são as que apresentam esse efeito com mais frequência. Mesmo assim, superfícies que a princípio não apresentam transparência evidente, também exibem esse efeito. Veja alguns materiais que apresentam essa característica:

  • Pele humana
  • Cera
  • Leite
  • Vidro
  • Mármore
  • Granito
  • Materiais orgânicos em geral

Sim! Algumas pedras apresentam o efeito de Subsurface scattering, devido a pequenas imperfeições e bolhas de ar na sua superfície.

Como todos devem estar sabendo, o Blender agora também pode gerar Subsurface scattering. Agora que você já sabe o que é esse efeito e algumas das superfícies que apresentam essa característica, podemos praticar um pouco com o Blender!

SSS no Blender

Fonte: http://forums.nvidia.com

Ainda hoje publico um tutorial de como utilizar esse efeito no novo Blender 2.44!

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Henrique Zorzan 09/05/2007 em 1:14 pm

    Só podia tirar minhas dúvidas em seus artigos Allan, agora entendi o que é o SSS…
    Abraços… 😉

  2. Allan Brito 10/05/2007 em 6:21 pm

    Agora você já pode praticar no Blender! 😉 hehehe

    Abraços

  3. […] foi fácil, mas com certeza o efeito de pele aplicado no personagem, com uma aparência clara de Subsurface Scattering deve ter contribuído para a […]

  4. […] de vários efeitos óticos, que vão da semi-transparência de algumas superfícies até mesmo Subsurface Scattering em vários níveis de difusão da luz. É o tipo de material que realmente pode demandar muita […]

  5. Jonnathan Rodrigues 26/02/2011 em 2:09 pm

    Como sempre o material está muito bom. Parabéns novamente Allan!

    Jonnathan Rodrigues

  6. Marcelo 22/01/2014 em 11:21 am

    Vlw Allan 😀

Deixar Um Comentário