Subsurface scattering

Um dos processos mais interessantes em relação à interação da luz com superfícies se chama Subsurface scattering. Esse processo acontece quando os raios de luz penetram uma superfície e depois ao sair dessa mesma superfície são desviados da sua trajetória original, por um processo chamado de Scattering ou dispersão da luz.

Como resultado desse efeito, a energia luminosa penetra nas superfícies e depois que acontece a dispersão da luz, teremos então áreas dessa mesma superfície com altos níveis de saturação. Isso faz com que a superfície pareça iluminada diretamente do seu interior.

SSS na mão

Fonte: http://www.itchstudios.com

Então como você mesmo já deve ter percebido pela explicação, as superfícies transparentes são as que apresentam esse efeito com mais frequência. Mesmo assim, superfícies que a princípio não apresentam transparência evidente, também exibem esse efeito. Veja alguns materiais que apresentam essa característica:

  • Pele humana
  • Cera
  • Leite
  • Vidro
  • Mármore
  • Granito
  • Materiais orgânicos em geral

Sim! Algumas pedras apresentam o efeito de Subsurface scattering, devido a pequenas imperfeições e bolhas de ar na sua superfície.

Como todos devem estar sabendo, o Blender agora também pode gerar Subsurface scattering. Agora que você já sabe o que é esse efeito e algumas das superfícies que apresentam essa característica, podemos praticar um pouco com o Blender!

SSS no Blender

Fonte: http://forums.nvidia.com

Ainda hoje publico um tutorial de como utilizar esse efeito no novo Blender 2.44!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Subsurface scattering”

  1. Só podia tirar minhas dúvidas em seus artigos Allan, agora entendi o que é o SSS…
    Abraços… 😉

  2. Como sempre o material está muito bom. Parabéns novamente Allan!

    Jonnathan Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *