Clicky

Grandes empresas podem processar artistas 3D!

Alguns artistas 3D estão sofrendo processos na justiça em países como os EUA e Canadá, devido ao seu trabalho como modeladores 3D. O problema é o seguinte, esses artistas estão criando modelos 3D para comercialização, de objetos que são

[BP:215]propriedade industrial[/BP]. Por exemplo, quando um modelo 3D de um carro da Honda ou Ford é criado, você está utilizando um [BP:215]design[/BP] que consumiu alguns anos para ficar pronto e ser desenvolvido, sem falar que custou alguns milhões de dólares em projeto.

Martelo da Justica!

Quando você cria um modelo 3D desse carro ou produto, para fins de estudo, não há nenhum problema. Mas quando o objetivo é vender o modelo 3D, em sistemas como o TurboSquid ou outro qualquer, então você pode estar entrando em uma enrascada. Tudo porque a empresa que é a proprietária e patenteou o design, não está recebendo direitos sobre a imagem do seu produto. O problema todo reside na comercialização e repasse de direitos intelectuais.

Esse é um assunto muito sério, que atinge toda a comunidade de artistas 3D, seja com usuários do [BP:215]Blender 3D[/BP], [BP:215]3ds Max[/BP] ou [BP:215]Maya[/BP]. Na CGSociety, vários artistas 3D estão postando dúvidas sobre esses problemas legais nos fóruns, pedindo por auxílio jurídico ou tentando tirar dúvidas com usuários mais experientes.

Qual o resultado? Alguém publicou alguma informação interessante sobre o assunto? O que os usuários aconselham, e eu concordo, seria uma consulta a um advogado especializado em propriedade intelectual, antes de publicar ou tentar vender um modelo 3D, protegido por direitos autorais. A solução mais sensata seria consultar o proprietário dos direitos de imagem. Um simples e-mail ou carta para a empresa ou designer, pode poupar você de muitos problemas. Principalmente se o seu modelo 3D for comercializado em países como EUA, o que não é muito difícil de acontecer, se a venda acontecer pela internet.

Isso pode acontecer no Brasil? Bem, nunca conheci artistas 3D que tiveram problemas com direitos autorais, sobre alguma coisa que foi modelada em 3D. Até porque nós não temos nenhum grande sistema de comercialização para modelos 3D. Mesmo assim é importante tomar cuidado com o nosso trabalho, para não enfrentar problemas legais no futuro. Consulte sempre o proprietário dos direitos de imagem, dos objetos que você está utilizando. Quando você for comprar blocos e modelos 3D em sites, verifique se os direitos de imagem para aqueles produtos estão sendo pagos aos devidos proprietários.

Se você quiser acompanhar as discussões sobre o assunto na CGSociety, recomendo visitar esses posts:

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Rodrigo Flausino 25/06/2007 em 8:38 pm

    Valeu pelo aviso! Eu mesmo iria, em meus projetos, usar referências de carros populares (para dar mais realismo) e inserir em games, mesmo eles sendo gratuitos ou mesmo games comerciais. Fora que muitos usuários nem se dão conta de que estão violando direitos autorais em modelar um carro.

    Outro problema é a gente tentar modelar um carro único, mas ele ser similar à um carro existente, e ainda assim ser processado por isto. Fora que ter criatividade em modelar um modelo único é bem difícil, e o usuário acaba pegando referências reais.

  2. Allan Brito 26/06/2007 em 11:29 am

    O negócio é utilizar um modelo 3D já licenciado.

    O askimet está marcando os seus comentários como spam. Já é a terceira vez ehehehe

  3. Henrique Zorzan 26/06/2007 em 7:06 pm

    Como se não bastasse eu conviver com este perigo na fotografia agora também no CG… Já estou acostumado a estas coisas não devo ter muitos problemas.. Apesar de que não uso o CG profissionalmente, ainda faltam uns anos de experiencia para isso.. he he he

    Abraços Allan

  4. BRUNO 04/09/2008 em 5:06 pm

    allan ,
    parabens mesmo pela sua autoria , me ajudou e esta me ajudando a cada dia que passa no mundo 3d ou iniciante estou a procura de conhecimentos, so nao comecei a praticar antes comedo do mercado de trabalho por isso estava fazendo outras coisa ,mais estava insatisfeito …
    com o seu site animei mais uma vez, e desta vez e para sempre obrigado mais uma vez e continua assim…
    ah, voce vai ouvir falar de mim rsrsrsr..

Deixar Um Comentário