Clicky

Hardware para computação gráfica

Essa semana o Lúcio me perguntou qual a configuração que eu recomendaria para um computador voltado exclusivamente para computação gráfica. Bem, eu gosto muito dos [BP:137]processadores da AMD[/BP], inclusive todos os meus desktops são AMD. Acho que os processadores da Intel são super valorizados. Eles até dizem que a diferença no preço está na qualidade do material e nos gastos com pesquisa e desenvolvimento. Isso não há como negar, nesse quesito a Intel está sempre um passo a frente da AMD em termos tecnológicos. Mas para nós aqui, comprar um processador de última geração por 1000 reais é um tanto quanto fora da nossa realidade.

Hardware

Com o preço dos computadores e periféricos em baixa, está cada vez mais fácil fazer aquele sonhado upgrade e incrementar a nossa Workstation, para exigir mais do Blender e conseguir fazer aquela renderização complexa. Mas infelizmente, temos poucas opções de configurações prontas para esse tipo de atividade. A melhor alternativa é comprar as peças separadas para montar você mesmo o computador, ou então solicitar a algum conhecido que monte para você.

Mas que peças escolher? Quais as melhores opções?

Para ajudar a todos que precisam montar um computador com esse propósito, aconselho uma visita ao sítio de duas empresas especializadas em oferecer computadores com configurações para computação gráfica. Elas são a BOXX e a Alienware, sendo que essa última oferece desktops turbinados para jogos também, mas que podem aproveitar o poder de processamento na computação gráfica.

Infelizmente não é possível comprar esses computadores pela internet, para que a entrega seja feita via correios. Mas podemos usar as suas configurações como referência. Veja esses dois exemplos:

Workstation 3DBoxx 3500 Series (preço inicial 2,695 dólares)

  • Processador Dual Core [BP:137]AMD Athlon 64 X2[/BP]
  • Placa de vídeo [BP:113]NVIDIA QUADRO[/BP]
  • 1 GB até 8 GB de RAM

Boxx

Workstation Alienware MJ-12 8550a (preço inicial 1,990 dólares)

  • Processador Dual Core AMD Opteron
  • 1 GB até 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo ATI FireGL ou [BP:113]NVIDIA QUADRO[/BP]

Alienware

Repare que as configurações são bem caprichadas. O que chama a atenção são a quantidade de memória RAM e os processadores com vários núcleos. As placas de vídeo profissionais da NVIDIA também fazem muita diferença, ainda mais os modelos da linha QUADRO. Como essas placas são muito caras, chegando a custar mais de 500 dólares a mais barata, não acho muito viável para uma pessoa que queira gastar até 2500 reais, investir em uma placa como essas.

Existe Solução? Sim! Utilize todos os seus recursos disponíveis para o investimento em processador e memória RAM. Um processador rápido com uma quantidade razoável de memória RAM (2GB) pode ajudar significativamente no desempenho de aplicativos voltados para computação gráfica. Outra opção é investir mais pesado em uma Workstation de grifes como Dell ou HP, no final do último ano tive que entregar alguns orçamentos para uma empresa e utilizei [BP:215]Workstations[/BP] da Dell baseados em processadores Xeon. Até que o preço na época não era tão proibitivo para o projeto, algo em torno de 6000 reais. O que matou foi o frete! 750 para enviar!

Depois de visitar essas páginas, podemos até dizer que um sonho de consumo seria um notebook da Alienware do tipo esse:

Notebook

Nota: Notebook com display de 19 polegadas!

Alguém ai estaria disposto a fazer uma doação? 😉

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Jorge Kimura Lagunarok 04/07/2007 em 8:49 pm

    Eu também quero!
    Agora vendo esse artigo, lembrei que aquele concurso da CG society está premiando um BOX! Mesmo sem chances vou tentar agora! rsrs

  2. Yorik 04/07/2007 em 10:10 pm

    Comprar um notebook da alienware sempre foi o sonho da minha vida. Bom, um dos sonhos da minha vida. Unfelizmente, ainda vai ficar o sonho da minha vida para bastante tempo, acho…

    Mas eu concordo plenamente com este artigo, a quantidade de memória faz um papel fundamental no desempenho, especialmente para 3D. Dobre a sua memória e você terá a impressão de ter um pc novo (e dará a ele mais um ano de vida) …

  3. Drak 05/07/2007 em 1:53 pm

    realmente esse notebook é um sonho pra qualquer um, mesmo quem não presisa de um. impressionante.

  4. Allan Brito 05/07/2007 em 2:52 pm

    Lidar com hardware sempre é uma questão delicada, já que a maioria de nós têm pouca experiência nessa área. Mas concordo com o Yorik, memória RAM faz muita diferença!

  5. Lucio Cavalcanti 06/07/2007 em 2:26 am

    Allan, obrigado por responder a meu pedido e que bom que está sendo abordado aqui. Tb tenho mais intimidade com AMD e estava em dúvida diante da aceitação do Core 2 Duo pelo mercado, mas depois de seu conselho e de outras pesquisas, decidi optar por um AMD 64 X2. Os melhores modelos X2 estão em falta nas lojas daqui de Recife, daí pretendo comprá-lo em outra região. Tb percebi que se quisermos boa performance a baixo custo temos q montar msm. Uma Quadro extrapolaria msm meu orçamento, mas pretendo ainda investir numa boa placa NVIDIA. Como dou prioridade ao linux vi muita gente comentar q os chips NVIDIA são mais compatíveis. Eu pretendia colocar de início 1GB, mas vou colocar os 2GB seguindo seu conselho, pois tb vi q esse processador tem uma tecnologia “dual channel”, que requer dois chips de memória para q seja usada.

    Esses exemplos são verdadeiros sonhos de consumo e boas referências…Eu não sabia q já existia o Alienware. Fantástico! 1GB de vídeo 19″ pra mim era coisa do futuro.

    Abaixo, alguns dos sites q me ajudaram na escolha da configuração:

    PC para trabalhar com Blender -> http://www.3dzine.org/forum/forum_posts.asp?TID=1669&KW=hardware

    Tabela comparativa dos chips da nVidia -> http://www.clubedohardware.com.br/artigos/519

    Todos os Modelos do Athlon 64 -> http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1154

  6. Felipe 15/08/2007 em 8:11 pm

    Opa!
    Vi q vc é fã da QUADRO! Pra uso profissional em modelagem e animação, vc recomendaria uma QUADRO FX1500 ou duas NVIDIA GeForce 7300, por exemplo?
    Aguardo sua resposta!
    Abço.

  7. Allan Brito 17/08/2007 em 5:08 pm

    Oi Felipe,

    Você vai usar o computador mais para jogos ou coo uma estação gráfica? Caso seja como estação gráfica, prefira a Quadro.

    abraços

Deixar Um Comentário