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Exemplos de modelagem arquitetônica com Blender

Ontem eu estava fazendo algumas pesquisas sobre Modelagem arquitetônica com o Blender, quando descobri o sítio de um artista da Polônia, com algumas imagens fantásticas. O nome do artista é meio complicado para nós, ele se chama Krzysztof Nowacki. No seu portfólio está uma indicação clara de que todo o seu trabalho é desenvolvido com o Blender.

Blender e arquitetura

As imagens bem produzidas e apresentam muitos detalhes como vegetação, carros e em algumas imagens pessoas. Vale à pena fazer uma visita para conhecer o trabalho. Fico me perguntando se o artista utilizou Ambient Occlusion para as imagens ou YafRay? Pelo tamanho dos projetos, a aplicação de AO levaria o tempo de render as alturas, principalmente em resoluções mais altas.

Com o YafRay ele teria as imagens em um tempo bem menor, mas qualquer tentativa de utilizar partículas para fazer grama, por exemplo, estaria prejudicada sendo necessário recorrer a velha e boa montagem no Gimp ou Photoshop. O melhor mesmo seria gerar a iluminação desses projetos maiores sem a utilização de nenhuma técnica de Global Illumination, isso com certeza ajudaria muito na renderização.

Não existe nenhum tipo de material para download no sítio, só o portfólio mesmo. Isso prova que o Blender pode sim, ser utilizado como ferramenta para criar maquetes eletrônicas de qualidade. Visite o portfólio de modelagem arquitetônica aqui.

Alguns exemplos legais de aplicação do Blender, para produção de

[BP:215]maquetes eletrônicas[/BP] também podem ser encontrados no portfólio do Yorik! Sim, os trabalhos dele são muito legais. Inclusive, alguns dos modelos 3D que ele mostra no portfólio são mais complexos que os apresentados no portfólio do Krzysztof Nowacki.

Visite os dois portfólios e veja alguns dos melhores trabalhos desenvolvidos com Blender, para visualização arquitetônica. Eu sempre digo aos meus alunos que essa área, de visualização arquitetônica é a maneira mais rápida de entrar no mercado de computação gráfica, no sentido profissional. Não por ser uma tarefa fácil, mas porque a demanda por esse tipo de produto é maior. Quando criamos uma animação, comercializar esse trabalho é muito difícil, poucas pessoas pagam para assistir. O mercado de animação para comerciais, exige um nível de qualidade muito alto, para animações.

A curva de aprendizagem é maior. Mas não pense que só o fato de conhecer uma ferramenta 3D, fará com que chovam oportunidades na área de visualização arquitetônica. Como eu já disse antes, você precisa de um bom portfólio e oferecer garantias aos clientes, para poder pegar grandes projetos.

Dificilmente uma empreiteira vai passar um projeto de 500 mil reais, para um estúdio ou artista que não ofereça um mínimo de garantias que pode produzir material com qualidade e no prazo. Ninguém sobrevive só de pequenos projetos, para receber mais, precisamos pensar mais alto.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

16 Comentários

  1. Drak 26/07/2007 em 11:38 am

    eu acetido que tenha sido AO, elas tem um granulado tipico disso.. acho que o Yaf não deixaria esse noise.

    mto legal.

  2. Yorik 26/07/2007 em 2:59 pm

    Obrigado Allan 🙂
    Também acho que ele usa o AO… Com AO e uma boa combinação de luzes com shadow buffer muito desfocado (>40) tem como simular muito bem a iluminação global… Mas estou bem impressionado pela qualidade desse cara…

  3. Krzysztof Nowacki (gucias) 26/07/2007 em 4:51 pm

    Hi, I don’t know what’s write here in this article but I regards all 🙂

  4. Allan Brito 27/07/2007 em 10:26 am

    Hi Krzysztof,

    You can be sure that the text is saying good thing about your work! And congratulations, it`s a very nice portfolio!

  5. Krzysztof Nowacki (gucias) 27/07/2007 em 10:43 am

    Nice 🙂 I’m very pleasantly surprised that my work was introduce in Brazil ! 🙂 – I’m from Poland 🙂

  6. Allan Brito 27/07/2007 em 10:51 am

    Yes! And I`m writing an article about your work for BlenderNation too, it`s almost ready. It should be published until tomorrow!

    If you don`t mind, I have a question about your lighting technique. Do you use AO or YafRay, or none of them? 🙂 Because the lighting for your scenes is very good.

  7. Krzysztof Nowacki (gucias) 28/07/2007 em 8:38 am

    I often use AO…….hmmm ….actually always for exteriors 🙂 YafRay often only for interiors. Later I use Gimp for little correction colors, brightnes, contrast.

  8. Krzysztof Nowacki (gucias) 28/07/2007 em 8:47 am

    ……and first of all, I often use only ONE light in scene for exteriors – sun light, from time to time HEMI light (not much – 0.200, and rotate 180′ to sun light) for reduce too black shadow.
    Are you understad my strange english? :):)

  9. Allan Brito 28/07/2007 em 9:44 am

    Yes, don`t worry about it, I`m understanding. 🙂

    Nice info! I usually place only one light for exteriors too, mostly a sun. For interiors, is there source light which you prefer? like area? or spot?

  10. Krzysztof Nowacki (gucias) 28/07/2007 em 10:08 am

    for interiors its depend how much light sources is there (widows etc) and how big is interior. For day light i use Sun with little Hemi, sometimes Area, Spot only for imitation lamps.
    I have prepare .blend file with one exterior scene to show how made nice render using very simple methodes/
    It’s ver very very simple scene but there is example of settings for nice light 🙂 (sky texture, Sun, and one simple tree 🙂
    scene:
    http://www.gucias.republika.pl/scenasimple/2towers.zip
    render:
    http://www.gucias.republika.pl/scenasimple/2towers.jpg
    render with little postproces with Gimp
    http://www.gucias.republika.pl/scenasimple/2towersPost.jpg

    cheers

  11. Yorik 28/07/2007 em 11:40 am

    Excellent!!! This scene is a very simple and pretty complete setup… Very good learning material. Thanks Kris!

    Traduzindo para o português, esta cena é muito simples e ao mesmo tempo muito completa… Muito bom para quem se interessa em rendering de arquitetura…

  12. Krzysztof Nowacki (gucias) 30/07/2007 em 6:17 am

    Of course this is not universal example of settings for each scenes you do, but it can by usefull 🙂

  13. Allan Brito 30/07/2007 em 1:56 pm

    It`s a really good scene! Thanks!

    Can I ask you something else? How you create the grass and vegetation for your scenes? Particles? Scripts?

  14. Krzysztof Nowacki (gucias) 31/07/2007 em 9:46 am

    the grass is often just texture, particles is very nice but need veryyyy strong machines in big projects. vegetations (flowers, short trees etc) are in this simple technique (texture and plain 🙂 )

  15. Allan Brito 03/08/2007 em 6:06 pm

    I was lookting at your low poly models and they are really good too. The cars are very reallistic!

  16. giseltuker 10/03/2008 em 2:38 pm

    Hello allan brito !

    I would like to know if it could be possible to have the simple scene sample from gucias post because i really would like to have an idea about his nice settings.
    I found his works really amazing ! As Yorik too !
    Please,
    THX !

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