Um dos aspectos que efetivamente torna ambientes produzidos em 3D são os detalhes, quando criamos uma

[BP:215]maquete eletrônica[/BP], por exemplo, além de criar as partes de delimitam o ambiente como as paredes, piso e forro, temos que escolher objetos para adicionar a cena. Esses objetos podem ser oriundos de uma biblioteca própria ou então produzidos especialmente para o projeto, como várias vezes já tive que modelar móveis a pedido de clientes. Mas a grande maioria não solicita nada em especial, ficando a escolha e adição desses objetos na cena, por nossa conta. Nessas horas uma boa biblioteca de móveis e objetos pode literalmente fazer a diferença na produção desses ambientes, já que a modelagem de absolutamente tudo pode acabar com as possibilidades de entregar o projeto no prazo.

Blender 3D - Cama

Ontem descobri um sítio que disponibiliza uma variada gama de modelos 3D de maneira gratuita para download. Até ai tudo bem, já que existem várias bibliotecas gratuitas na internet. Mas essa tem um diferencial, ela disponibiliza os modelos já no formato do Blender e do SketchUp! Sim, os modelos não estão disponíveis apenas no formato 3DS ou OBJ, para que depois que importemos, seja necessário fazer várias alterações e correções no modelo. O nome do sítio é resources.blogscopia, hoje o sistema possui aproximadamente 50 modelos para download.

Os modelos estão distribuídos nas seguintes categorias:

  • Exteriores
  • Mobiliário Urbano
  • Vegetação
  • Mobiliário
  • Luminárias
  • Móveis de banheiro
  • Complementos
  • Personagens

Agora, você pode estar se perguntando; será que esses modelos são bons? O nível de detalhe nos modelos está muito bom, fora isso todas as texturas utilizadas para criar os modelos 3D também estão disponíveis para download. Por exemplo, existe um modelo de um [BP]iMac[/BP] disponível para download, todas as letras do teclado do iMac estão disponíveis para download. Você conhece alguma outra biblioteca gratuita que ofereça essa quantidade de detalhes, principalmente quando o assunto são texturas?

Como as texturas são oferecidas como um download a parte, após abrir o modelo 3D no Blender ou no SketchUp, será necessário aplicar as texturas novamente no objeto, mas calma, não é nada complicado. As texturas já estão aplicadas aos objetos, será necessário apenas indicar a localização dos arquivos de imagem novamente.

Um detalhe interessante em relação aos modelos no formato do Blender é que eles já vem configurados para renderização com o YafRay, totalmente de fábrica. Sim, depois de abrir um desses modelos você vai perceber que o Blender estará configurado para utilizar o YafRay na renderização. Assim como o YafRay estará totalmente configurado, pressione F12 para verificar o Render.

Blender e YafRay

Como a qualidade do Render e da iluminação estão boas, pode ser mais um recurso para aprender a configurar o YafRay, caso você ainda tenha alguma dificuldade em regular os seus parâmetros, para conseguir uma renderização e iluminação eficientes.