Clicky

Adobe After Effects CS3

Na próxima semana vou começar a lecionar uma disciplina chamada Composição e efeitos em vídeo, como a principal ferramenta utilizada nessa disciplina será o Adobe After Effects, comecei a fazer algumas pesquisas para me atualizar em relação à versão CS3, já que nas últimas vezes em que trabalhei com a ferramenta foi na versão 7. Enquanto estava fazendo as pesquisas, descobri uma introdução em vídeo para as novidades da versão CS3, na verdade é uma vídeoaula sobre o after effects CS3. O tutorial está dividido em vários arquivos, correspondendo cada um deles a um tópico específico sobre o

[BP:215]After Effects[/BP], não ache que é pouca coisa não. O tempo total do vídeo é de aproximadamente 1 hora e 20 minutos.

After Effects CS3

Veja alguns dos tópicos abordados no vídeo:

  • Novos recursos de animação
  • Shape Layers
  • Path operations
  • Photoshop layer styles
  • Vanishing Point 2.0
  • Color managment

Algumas coisas que me chamaram a atenção nessa nova versão foram a melhor integração com o Flash e uma melhoria na organização da timeline. Sim, caso você nunca tenha utilizado o After Effects, devo dizer que ele possui uma das timelines mais complexas e confusas, entre todos os softwares de animação que já utilizei.

Mesmo sendo uma ferramenta da Adobe, as pessoas que já tem experiência com o Photoshop ou Premiere, encontram muita dificuldade para começar a trabalhar com o After Effects; primeiro pela sua complexidade natural, afinal de contas uma ferramenta de efeitos especiais em vídeo como ele tem muitas opções de configuração. Segundo, aquela timeline tem muito botão!

Deixando as dificuldades do After Effects de lado, vamos falar de coisas boas. Um dos novos recursos dessa versão, que está totalmente integrada com o Photoshop CS3 é o Vanishing Point 2.0, que permite marcar os pontos em perspectiva em uma fotografia, para mover essa câmera em 3D, como se estivéssemos fazendo uma animação.

Não tem idéia de como funciona? Pois veja esse vídeo:

[youtube]http://youtube.com/watch?v=zkE68MQLyLM

O que aconteceu aqui foi o seguinte, os pontos de fuga foram marcados na fotografia ([BP:215]Photoshop CS3[/BP]), depois essa informação foi passada para o After Effects, uma câmera virtual fez a passagem. Repare como em alguns momentos somos enganados, achando que é um ambiente 3D. Quando a câmera passa na lateral da composição percebemos que se trata de uma imagem. Para fazer animações em 3D de cenários virtuais essa ferramenta será de grande ajuda, mas é preciso tomar cuidado com a câmera, para não transparecer que o ambiente não é 3D.

Essa ferramenta é abordada na vídeoaula indicada no início do artigo. Apesar de a narração estar em inglês é possível entender bem os exemplos.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

12 Comentários

  1. Lucio Cavalcanti 03/08/2007 em 10:53 pm

    Ótima dica Allan! Eu sempre tento acompanhar as novidades de Lynda.com mas não sabia desta.

  2. Priscila Gubiotti 06/08/2007 em 11:45 am

    Olá Alan, gostei muito das dicas. Visitarei sempre seu blog. Temos algo em comum, sou professora de Animação e Efeitos Especiais. Tenho pesquisado muitos materiais para as aulas também. Podemos trocar algumas “figurinhas”.
    Sucesso para você!

  3. PEDRO 23/08/2007 em 11:18 pm

    Opa cara,tudo bem?Vi que voce manja de After Effects e queria saber uma coisa: Como faço pra salvar meu filme?Tipo,com extensao .mpeg? To apanhando pra faze isso kra…dificil viu…Se voce puder me ajudar ficaria muito grato!Valeu!

  4. Muzkitu Films Production 28/09/2007 em 4:16 pm

    Eh soh ir eh File> Export/Exportar e boua

  5. Gabriel 14/01/2008 em 8:23 pm

    Allan eu nao consigu exporta no adobe after effects CS3.
    ja fiz o que vc disse mas da erro

  6. Dukanet 24/01/2008 em 7:21 am

    Allan, é vantagem trocar o AF7 pelo CS3 com todo seu tamanho e peso?

    Abraços.

  7. Allan Brito 31/01/2008 em 8:14 am

    Olá Dukanet,

    Se ele está atendendo as suas necessidades, recomendo ficar com o 7. Só se você quiser alguma das ferramentas novas do CS3.

    Abraços

  8. Paulinho 21/02/2008 em 10:34 am

    ola, td bem?
    eu trabalho com edição digital em ilha “final cut pro 6”, e gostaria de aprender a utilizar essa ferramenta maravilhosa q eh o after effects….se puder me ajudar e se vctiver duvidas com a edicao em final cut, acredito q posso te ajudar….forte abraco

  9. Nadinelson 28/03/2008 em 3:29 pm

    Olá Allan! tudo bem!?, gostaria de parabenizalo por isso tudo, trabalho lcom After diariamente e esta sendo de grande ajuda as suas informações, muito obrigado por isso, um grande abraço.

  10. João Reis 11/08/2008 em 6:17 pm

    Olá Alan, como vai
    Sabe aquele texto (animado) no After Effects, que percorre uma linha feita com uma mask traçada com a ferramenta Pen tools?
    Pois é, Eu gostaria de fazer a mesma coisa com uma imagem no lugar do texto mas não sei como. Já procurei por todo canto mas não achei. É possivel? Como?
    Se puder me ajudar com esta dica fico mui grato.
    Atenciosamente
    João Reis ( reis_joao@uol.com.br )

  11. Jair ribeiro 18/11/2008 em 2:02 pm

    eu tenho acompanhado as suas aulas e tem me ajudado bastante a melhorar o meu trabalho.
    como eu faço pra adquirir os pluguinho do Affter efects
    e do adob premier?
    um abraço e muito obrigado pelas dicas que vc tem dado para esa rapaziada ai.

  12. Sorriso 20/05/2009 em 11:02 am

    Gostaria ter um tutorial ensinando com fazer efeitos em videos, tipo criar uma bola de fogo nas mãos de um ser humano no dito video. vlw quem poder ajudar em agradeço… abraçoo

Deixar Um Comentário