Tutorial de modelagem com Blender: Avião estilo cartoon

Criar modelos 3D estilizados é uma ótima maneira de praticar a modelagem por subdivisão, para projetos mais complexos e que exigem um grau maior de realismo. Existem dois vídeos muito interessantes que utilizava como referencia para os meus alunos, mostrando a modelagem de dois modelos de avião, totalmente estilizados. Apesar de parecerem simples, praticar a modelagem com esse tipo de desenho é importante para se acostumar com os comandos de edição, ou você acharia melhor começar já com um F-22 Raptor?

Veja o primeiro vídeo:

Mas como ele faz isso, não dá para ver os botões que são pressionados? Tudo é feito apenas com os atalhos de teclado do Blender. O princípio básico aqui é criar uma forma primitiva e depois deformar essa forma, até conseguir o formato desejado. Um comando que é utilizado com freqüência pelo artista é o Face Loop Cut, para criar as novas arestas ao longo do modelo.

Esses são os principais atalhos utilizados no vídeo:

  • G: Mover os objetos selecionados
  • S: Escalonar os objetos selecionados
  • CTRL+R: Adiciona um loop ao objeto, criando um corte no modelo.
  • SHIFT+D: Duplica o objeto selecionado.
  • CTRL+M: Inverte o objeto selecionado, funcionando como um espelhamento.
  • Y: Separa os objetos (Split) selecionados de qualquer parte do modelo. Essa é a tecla usada para criar os Flaps, Ailerons, Leme e Elevador das asas.
  • CTRL+TAB: Alterna os modos de seleção entre vértices, arestas ou faces.

Com a utilização desses comandos é possível criar um modelo semelhante, seguindo as técnicas utilizadas pelo artista do vídeo.

Existe outro vídeo produzido pela mesma pessoa, com uma pequena variação no modelo de avião. O estilo ainda é tipo cartoon, mas agora temos mais detalhes no avião.

Veja o vídeo:

Os comandos necessários para criar esse modelo são praticamente os mesmos.

Caso você esteja se perguntando como o artista conseguiu atribuir materiais de cores diferentes nas faces dos modelos? Para fazer isso precisamos utilizar índices de materiais. No painel Editing do Blender (F9), existe na esquerda um menu chamado Link and Materials, lá devemos utilizar o gerenciador de índices para criar novos índices. Pressione o botão New para criar e depois o Assign para atribuir esse índice a face selecionada. Depois é só selecionar e configurar esse índice nos materiais.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Tutorial de modelagem com Blender: Avião estilo cartoon”

  1. Ei Alan, será que você poderia mostrar como se usa as blueprints no blender ? Pelo menos uma introdução ? Eu tento usar mas as medidas do desenho em uma visão nunca bate com as outras.

  2. Pô, tipo cara tenta nao posta muito video, é um preza ao que tem net ruim ok, pra min poder assistir esses videos de 3 min, leva +- uns 45 min
    faça uns tutorias!
    deixe a preguiça de lado um pouco!

  3. Putz… O cara se propõe a disponibilizar um tempo seu, por menor que seja, para ajudar os outros e ainda recebe críticas. Lamentável.

  4. kk~
    essa net deve ser de 0,1 kb entaum em fioo uahsaush’
    posta novos videos se possivel =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *