Tutorial Adobe Premiere Pro: Animação e keyframes

Muita gente acha que o [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]Adobe Premiere[/BP] só serve para fazer edição de vídeo, mas também podemos utilizar ele para fazer animações. Apesar de não parecer tão obvio, as opções de animação estão localizadas em uma janela chamada effects controls, com ele podemos fazer alterações e adicionar keyframes, para praticamente todos os filtros e efeitos do Premiere.

Vou mostrar nesse tutorial, como aplicar essas animações em um texto no Premiere Pro 2.0, caso você resolva usar os conceitos em outra versão, o processo é o mesmo para o Premiere Pro CS3 e 1.0. O que talvez mude é a posição das janelas e menus.

Por padrão, a janela effects controls está localizada no local indicado pela imagem abaixo:

Adobe Premiere PRO 2.0

Assim que adicionamos algum elemento na timeline, as suas propriedades já ficam disponíveis nessa janela. Nesse caso, estou utilizando um texto criado dentro do próprio Premiere, com a ferramenta para criar títulos. Mas você poderia muito bem estar utilizando um clip de vídeo ou uma imagem.

Adobe Premiere PRO 2.0

São várias as propriedades que ficam sendo listadas na janela effects controls, como mostra a imagem abaixo. As propriedades estão divididas em basicamente duas áreas, uma chamada Motion e outra Opacity. A primeira permite alterar as propriedades dos objetos para fazer animações de posição, rotação e escala. Já a segunda parte, permite alterar a transparência do objeto.

Adobe Premiere PRO 2.0

Mas como adicionar os keyframes? Primeiro, para fazer a animação é acionar o botão que parece com um pequeno relógio, ele está posicionado na esquerda. Se esse botão não estiver acionado, não será possível fazer a animação. Assim que esse botão estiver acionado, podemos adicionar keyframes clicando no botão com o símbolo de um losango. Com esse botão também é possível remover keyframes, caso eles estejam selecionados.

Nas laterais existem duas setas, que fazem o indicador da timeline pular para próximo keyframe ou retroceder para o anterior. O mais importante aqui é ligar o relógio.

Adobe Premiere PRO 2.0

Caso você queira, alterando a posição do objeto na janela de preview, um novo keyframe é adicionado automaticamente. Então, clicando no texto e arrastando ele para uma nova posição, fará com que ele receba um novo keyframe. Antes de adicionar um novo keyframe, lembre de posicionar a barra da animação em uma nova posição.

Adobe Premiere PRO 2.0

Depois que clicamos no botão específico, um novo keyframe será criado.

Adobe Premiere PRO 2.0

Repare que agora, com dois keyframes, se alterarmos a posição do texto, uma linha vai aparece indicando a trajetória da animação.

Adobe Premiere PRO 2.0

Para alterar a posição de um keyframe, o processo é extremamente simples. Clique uma vez sobre o keyframe e com o botão esquerdo do mouse pressionado arraste o keyframe, até a sua nova posição. Para remover esse mesmo keyframe de maneira rápida, pressione Delete, enquanto ele estiver selecionado.

Adobe Premiere PRO 2.0

O processo é exatamente o mesmo para todas as outras propriedades. Veja na imagem abaixo, o mesmo processo foi realizado para fazer uma animação de escala.

Adobe Premiere PRO 2.0

Agora você já sabe criar animações no Premiere! Também é possível fazer a animação com a alteração dos valores numéricos das propriedades, exibidos na janela effects controls. Por exemplo, clique uma vez sobre um valor para digitar. Outra maneira de alterar é clicar uma vez, deixar o mouse pressionado e arrastar o mouse para a esquerda ou direita.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

14 comentários sobre “Tutorial Adobe Premiere Pro: Animação e keyframes”

  1. Eu editava em premiere 6.5, instalei o pro 2 e estou me adaptando, com suas dicas espero que haja uma luz rsrs
    obrigada!

  2. irmao allan. gostei da explicação ja tinha mexido antes nessas opçoes agora você clareo mais um pouco.. valeu pelo tutorial… um abraço bons estudos..

  3. Por favor, instalei o adobe premiere pro 2.0, mas estou perdida, não estou conseguindo fazer nada! Alguém pode me enviar algumas instruções básicas!

  4. Tenho o Adobe Premiere Pro 2.0 instalado em meu pc, estou aprendendo a usá-lo, porém na hora de fazer o menu estou enfrentando dificuldades.
    Sei que o premiere deveria ter vários modelos de menu, porém o meu programa só tem um modelo. Não sei por que não aparece os demais, alguém poderia me ajudar.

  5. Como não estou conseguindo fazer o menu pelo premiere pois não esta aparecendo os modelos de menu, tentei usar o Adobe encore, porém na hora de importar o vídeo para o programa aparece uma mensagem dizendo que só importa vídeos 720 x 480 não consigo importar vídio nenhum.

  6. irmão paulo essa questao do tamanho vou deixar pros mais experiente, mais essa questão de so aparecer um modelo de menu é por que seu programa nao esta completo..
    comigo foi assim entao pesquisei bastante na internet e encontrei um compelto e fiz download..

    um abraço..

  7. Adorei como Você usa o Premiere 2.0, Eu intalei ele no meu Computador, mas ainda não consegui fazer nada nele….
    Eu estou fazendo as edições no Premiere 6.5 ainda…
    Eu trabalho com Filmagens e adoraria que se você pudesse, Mim enviar um Tutorial, passo a passo para fazer edições no Premiere 2.0…
    Desde Já Obrigado… e Parabéns
    Oberdan Gabriel

  8. Allan Brito

    Desde já agradeço pelos tutoriais e explicações que são de enorme ajuda.
    Será possível me enviar um tutorial do Adobe Premiere Elements 4? Estou desempregada e preciso ganhar algum dinheiro com esse tipo de trabalho.

    Muito obrigada.
    Ana Maria

  9. Gotaria de saber se voces tem o curso completo do Adobe Premier CS$ em dvd quantas horas e quanto custa,
    Obrigado

  10. Será dá pra mudar o eixo de rotação de uma uma imagem/vídeo? Por favor, me ajude.

  11. cara mando ver em allan muito massa essa sua explicação me de mas umas aula ae mano

  12. valeu ai…
    já vou ler…
    ah ouvi alguém falando sobre menus e tal
    olha eu gosto de criar menus e dvds no lab pro 2.0
    é ótimo… fácil e não me sinto limitado…
    bom no entanto dependendo do nível da coisa, acho que já não serviria… claro to falando pra quem mexe com 3, 4 programas da adobe para elaborar menus e tal…
    ah se tive algum tutorial do lab pro da um toque
    já li algumas coisas mas é sempre bom ve
    ah se anguem quize po e tal o lab pro 2.0, eu do uma ajuda
    só manda um e-mail pra mim ou me acha no orkut
    thediggroad@hotmail.com

  13. Estou começando a usar o premiere e não tinha ideia de que dava pra fazer isso, muito legal o tutorial. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *