Clicky

Tutorial Wings 3D: Introdução a modelagem 3D com subdivisão

Aprender a usar uma nova ferramenta como o Wings 3D, pode ser um desafio e tanto para as pessoas que já estão acostumadas a trabalhar com Blender ou outra suíte 3D. Uma coisa que geralmente faço é comparar os recursos de modelagem de uma ferramenta, com outra, para criar um ponto de equilíbrio entre as ferramentas. Para esse tutorial, escolhi um modelo extremamente simples que costumo usar nas minhas primeiras aulas de modelagem, para exemplificar as ferramentas de subdivisão.

O modelo é de uma cadeira, que pode ser criada em basicamente qualquer ferramenta 3D, mas aqui vou usar para mostrar como é o processo no Wings. O foco do tutorial será mostrar:

  • Extrude no Wings
  • Extrude com precisão no Wings
  • Ferramenta Bridge
  • Modos de visualização no Wings

As ferramentas são simples também, mas o conceito é importante. A técnica de modelagem é usada na construção de praticamente qualquer modelagem no Wings. O primeiro passo é abrir o Wings 3D, caso você nunca tenha usado a ferramenta, leia o artigo em que comento algumas configurações básicas da ferramenta.

Wings 3D - Interface

Assim que você estiver no Wings, configure a câmera dele para funcionar como a do Blender, pelo menos no meu caso, gosto de trabalhar assim. Depois que a câmera estiver configurada para funcionar dessa maneira, os comandos de zoom e visualização serão idênticos aos do Blender.

Quando tudo estiver configurado, podemos começar a modelar. Para criar um cubo ou qualquer outro objeto no Wings, pressione o botão direito do mouse, para abrir o menu exibido na imagem abaixo:

Menu Wings 3D

Repare que no menu existe a opção Cube, escolha essa opção para que um cubo seja adicionado à cena. Assim que o cubo estiver criado, pressione CTRL+A para que todas as faces do cubo estejam selecionadas. Clique com o botão direito do mouse para acionar o menu novamente e escolha a opção Scale -> Y, para fazer uma escala no cubo, apenas no eixo Y.

Extrude no Wings

Diminua a escala do cubo até que ele fique achatado, como mostra a imagem abaixo. Assim que ele estiver com o formato indicado, acione o modo de seleção por faces, clicando no ícone mostrado na imagem.

Wings 3D - Escala

Pressione e barra de espaço no teclado, para remover todas as faces da seleção. Selecione as duas faces indicadas na imagem abaixo, para fazer a seleção clique uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre cada uma delas. Para acionar a visualização em arame, como mostra a imagem é só pressionar a tecla W.

Wings 3D - Seleção de faces

Quando as faces estiverem selecionadas, clique com o botão esquerdo do mouse para acionar o menu e escolha a opção Extrude -> Normal. Assim as duas faces receberam um extrude.

Wings 3D - Extrude

Use uma distância de 0.40 para esse extrude. Para ajudar no posicionamento das faces, pressione a tecla CTRL enquanto elas estiverem sendo criadas, no extrude. Assim as linhas do Grid são usadas para o extrude.

Wings 3D - Extrude com precisão

Repita o mesmo processo de seleção e extrude, com as faces indicadas na imagem abaixo. Lembre qua para remover as faces da seleção você precisa apenas pressionar a barra de espaço.

Wings 3D - Extrude com precisão

Caso você queira realizar o extrude com valores numéricos, pressione a tecla TAB logo depois de acionar o extrude. Assim um menu de opções vai aparecer, solicitando o valor numérico do extrude.

Wings 3D - Extrude com precisão menu

Assim que você terminar o extrude, rotacione a visualização para exibir a sua parte inferior. Selecione as faces indicadas na imagem abaixo, clique com o botão direito do mouse e acione a opção Extrude -> Normal novamente.

Wings 3D - Seleção de faces inferiores

Faça três extrudes, para que o modelo fique parecido com a imagem abaixo.

Wings - Modelo com pernas

Agora selecione as duas faces indicadas na imagem, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Bridge.

Wings 3D - Seleção de faces e Bridge

Isso vai fazer com que as faces sejam unidas, criando uma nova geometria. Repita o mesmo procedimento para as outras pernas da cadeira. Lembre de selecionar apenas duas faces de cada vez.

Agora, rotacione a visualização para editar a parte superior do modelo. Selecione as duas pequenas faces indicadas na imagem da esquerda. Assim que elas estiverem selecionadas, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção extrude -> Normal. Acione o extrude três vezes, até que o modelo fique semelhante à imagem da direita.

Wings 3D - Extrude

Para finalizar, selecione as duas faces internas do encosto da cadeira e com o botão direito do mouse, acione a opção Bridge.

Wings 3D - Bridge

Pronto! Agora temos um modelo de cadeira simples. Além da cadeira, agora você já sabe usar as ferramentas de modelagem do Wings, pelo menos as básicas. Assim já é possível construir vários modelos 3D simples.

Wings - Modelo final

Caso você não saiba, o Wings é open source, podendo ser usado livremente em projetos comerciais. Caso você tenha interesse, pode fazer do download no seu web site oficial: wings3d.com

2017-04-11T11:19:25+00:00 By |Modelagem 3D, Wings 3D|17 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

17 Comentários

  1. Sandroh 12/11/2007 em 11:20 pm

    Oi, descobri seu site a pouco tempo e percebi que ele eh muito com e possui otimos tutoriais, mais queria saber se voce pode me dizer como rodar a camera em volta de um objeto no wings 3d?????
    Por favor me responda…
    muito obrigado…
    Meu email: sandroluizcosta@hotmail.com

  2. Allan Brito 13/11/2007 em 1:43 pm

    Oi Sandroh,

    Você já deu uma olhada no tutorial em que falo sobre os comandos básicos do Wings?
    http://www.allanbrito.com/2007/06/01/como-iniciar-no-wings-3d/

    Abraços

  3. danubio 01/01/2008 em 3:42 pm

    olá, tenho uma duvida, como faço pra rotacionar a visualização para exibir a sua parte inferior.

  4. Fábio 12/02/2008 em 2:02 am

    Allan Brito, vc conhece algum tutorial do wings ensinando a modelar com referências/blueprints? não consegui achar muitos tutoriais bons na net.. qualquer informação que vc tiver já me ajudaria bastante. Um abraço e obrigado.

  5. […] Blender 3D. Caso você queira aprender como começar a usar o Wings, escrevi um tutorial mostrando como começar modelar com o Wings 3D já faz algum […]

  6. dionei 17/08/2008 em 4:32 am

    Oi, eu ate sei modelar, mas eu faço para um jogo, e nele é utilizado uma imagem, nao sei o nome, tipo fazemos a modelagem e o programa da uma imagem e qdo usamos a imagem ela se torna o objeto modelado… nao sei se entendeu hehehe , se tiver entendido por favor me ajude 🙂

  7. Pedro Garcia Augusto 05/09/2008 em 1:22 am

    Oi,quando tento mover a visualização da interface,o botão do mouse seleciona ao invés de move-la(acaba arrastando um retangulo que seleciona os objetos,faces,pontos e linhas).Como mudo isso?

  8. Andreei 12/03/2009 em 10:29 pm

    Ei cara, me ajude!!

    como se meche pra movimentar a camera??

    tem atalhos??

  9. Wanderson 25/04/2009 em 2:51 pm

    gostaria de saber como girar a camera em volta do objeto no wings 3D.
    alguem poderia de ajudar? Obrigado.

  10. ramon desenhos 22/11/2009 em 2:53 pm

    aeeeeeeeeeeeee consegui fazer uma kdera

  11. Debora Regina Previatti 19/04/2010 em 3:57 pm

    Que formato que devo salvar para depois leva-los para o Second Life

  12. luiz gustavo slipknot 24/06/2010 em 8:20 pm

    Muito obrigado de novo allan!
    Eu so sei o que sei no blende graças a vc e…uns blogs…agora to aprendendo wings 3d com seus tutoriais!obrigado mais uma vez e continue sempre bem.e que possa compartilhar mais coisas com novatos(noobs) e …com o resto!
    parabens mais uma vez!
    abraços

  13. vasto_lord 24/07/2010 em 4:34 pm

    gente vin salv a patria do pesoal ai
    1° (e + comum pergunta) como mecher na camera e + simples do q parece basta clikar dento do objeto e apertar a tecla “U”
    2°(untanto quanto imcomun pergunta) p\ colokar no second life o formato e “.X” e vc vai notr q ele na o salva nese formato porem !!! se vc for na opsao arkivo > exportar> vc vera la no final e opsao “direc X (.x)” q e o q vc precisa

    espero ter ajudado

  14. IGOR CROUSH 03/10/2010 em 1:56 am

    pessoal para rotacionar em torno de um objeto é só clicar na rodelinha do meio do mouse,se caso a de vc tiverem,e segurar e movimentar para onde vc quiser,assim gira em torno do objeto em qualquer direção,obs:mude o modo camera para blender é melhor
    abraçao a todos

  15. Vitor Bugulin 18/10/2012 em 8:10 pm

    Eu estou usando o Wings 3d 1.4.1 os comando são um pouco diferentes ,pois o meu pc é um Windows XP e não comporta o novo programa mais acho que da pra aprender,espero que você poste mais matérias sobre o assunto,porque estas me foram muito úteis.

  16. Marco Antonio Fernandes 26/02/2013 em 3:58 am

    Fiquei alucinado com seu tutorial. Muito legal. Antes eu usava o Adobe Illustrator, agora não dá mais. Obrigado. Abraços

  17. Wings 3D | 19/02/2014 em 4:35 pm

Deixar Um Comentário