Tutorial Blender: Simulação de fluidos

Um dos recursos que mais geram dúvidas no Blender é o simulador de fluidos, posso dizer isso por experiência própria nas minhas aulas. Lidar com domínios e emissores de fluidos não é uma coisa simples, para quem não está familiarizado com a ferramenta. Em termos de dificuldade a única ferramenta que gera mais dificuldade no aprendizado são as partículas. Mas por quê? Essa dificuldade está relacionada ao fato da maioria das pessoas acharem que apenas apertando alguns poucos botões, podem conseguir resultados fantásticos! O famoso “CTRL+ALT+Aleluia”!

Bem, deixando um pouco de lado as críticas, caso você ainda tenha dificuldades com a ferramenta de fluidos do Blender ou simplesmente queria aprender um pouco mais. Um tutorial em vídeo com aproximadamente 30 minutos foi lançado no 3dtutotials.sk.

Fluidos em computação gráfica - Blender

O vídeo mostra passo a passo, todo o processo de configuração e setup dos parâmetros necessários para gerar uma boa simulação de fluidos. Por exemplo, no vídeo o autor mostra como organizar melhor os arquivos das simulações. Isso mesmo, caso você não saiba, sempre que o Blender gera uma simulação de fluidos, uma serie de arquivos são gerados, para armazenar as informações da simulação. Uma ótima maneira de organizar esses arquivos é separar uma nova pasta para cada simulação.

Outro ponto fundamental para a simulação é a configuração correta do Domain para o fluido. Além da criação do Domain, o autor mostra como os parâmetros do Domain podem influenciar na velocidade e qualidade da simulação dos fluidos. Essa é uma ótima dica, já que além da qualidade do líquido gerado o maior problema enfrentado pelas pessoas que pretendem gerar [BP:215]animações[/BP], é o controle do tempo.

Caso você tenha interesse em fazer o download do vídeo, visite o 3dtutorials.sk. Mas já devo avisar que o arquivo é bem grande, são aproximadamente 40 megas com resolução de 800×600. Apesar de ser narrado em inglês, prestando atenção nos movimentos é possível aprender muito, mesmo sem entender a narração. Se eu tiver um tempo nesse final de semana, tento produzir as legendas para ajudar na compreensão e mando o vídeo para o dotSub.com.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Tutorial Blender: Simulação de fluidos”

  1. Legal Allan!

    Baixei i vídeo mas não estou conseguindo assistir, nem mesmo com o vlc, tem alguma dica sobre o codec?

    Parabéns mais uma vez pelo site!

  2. oi Allan, eu baixei a vídeo aula e a imagem ñ está muito boa, pra mim q sou novata no blender está complicado de entender, ainda mas q estando em inglês eu só poderia me guiar pelas imagens.
    Você ficou de fazer as legendas, estou aguardando com ansiedade,pois na net ñ estou encontrando uma boa vídeo aula em portugûes sobre esse assunto, agradeço pelas suas dicas e parabens pelo site.

  3. oi Allan, parabens pelo site gostei muito
    eu baixei o blender a 2 dias atras, peguei uma video aula e ja estudei 40 videos nesses 2 dias, to super viciado(n de ser bom mas pq eu gostei)!!!!!!

    agora vou baixar esse video aula q vc botou pra ver
    eu n sabia q tinha simulacao de fluido no blender.

    fiko ate 4 horas da manha no blender oO

    Abracos t a proxima

  4. Hey allan me diz ai um site que ensina a iniciantes do blender a manusiar melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *