Qual é a pior parte em se estudar vídeo digital? Usar softwares e ferramentas com altos requisitos de hardware? Na verdade, uma das maiores dificuldades, para os estudantes é conseguir material para estudar. Isso mesmo, conseguir material em vídeo, para que possamos estudar as possibilidades e ferramentas não é fácil. Com fotografia, temos uma infinidade de web sites e bibliotecas gratuotas para usar e abusar, mas vídeo é difícil. Quem pode comprar uma câmera [BP:215]MiniDV[/BP], consegue se virar bem, mas as outras pessoas ficam na mão.

Tela em Chroma Key (Fundo Verde)

Depois de muito pesquisar, descobri uma ótima biblioteca de vídeos e outros materiais para quem esta estudando edição de vídeo! O vfxtalk.com, organizou uma Wiki com vários links para bibliotecas gratuitas de fotografias, vídeos, modelos 3D, texturas, áudio e até vídeos em Chroma Key! Sim, agora podemos fazer testes com cenários virtuais e outros tipos composição, sem a necessidade de usar um estúdio para gravar esse tipo de material.

Para que todos possam ter uma idéia do que está catalogado na biblioteca, resolvi fazer uma relação dos tipos de vídeo encontrados na parte Stock Footage:

  • Silicon Imaging: Aqui temos várias cenas de filmes independentes e comerciais, disponíveis para download. Tudo em alta resolução e com alguns clipes em fundo verde, para adição de efeitos.
  • Detonation Films: Aqui o foco são os vídeos com efeitos especiais, principalmente materiais sobre explosões. Essa biblioteca possui material gratuito e pago, então é necessário fazer uma pequena seleção antes de fazer o download.
  • Ribbit Films: Essa biblioteca é voltada para clipes em Chroma Key, prontos para composição na sua maioria. Antes de fazer o download é necessário fazer o cadastro no sistema.
  • Footage Firm: Vários clipes de monumentos e paisagens pelo mundo. Nada sobre Chroma Key. Os arquivos estão em AVI e com resolução de DVD.
  • FotoSearch: Essa biblioteca é enorme, mas quase tudo nela é pago.
  • Nature Library: Aqui também temos uma biblioteca com vários vídeos, mas na sua grande maioria são pagos.
  • Trade Bit: Assim como as últimas opções, aqui temos uma grande quantidade de arquivos. Mas na sua grande maioria, recursos pagos.

Caso você tenha interesse em ver a lista completa, com todos os links para download, visite a Wiki do vfxtalk.com. Esse é um recurso valioso para quem está estudando Adobe Premiere, Adobe After Effects ou qualquer outra ferramenta de edição ou composição de vídeo.