Tutorial Adobe InDesign CS3: Introdução e conceitos básicos

Quem disse que a Adobe não disponibiliza nada gratuitamente? Pois dessa vez eles disponibilizaram um treinamento gratuito em vídeo, mostrando como começar a trabalhar com o InDesign CS3. Claro que existe um objetivo mais comercial por trás dessa iniciativa, assim como o título do treinamento revela; Migrating from QuarkXpress to InDesign. Ou seja, eles querem “roubar” usuários do QuarkXpress, facilitando o processo de migração para o InDesign. Mas isso não significa que qualquer pessoa, mesmo que não use o InDesign possa assistir as aulas em vídeo. O único inconveniente é que está tudo narrado em inglês.

Treinamento Indesign CS3

Além das aulas em vídeo, ainda é possível fazer o download de um manual em PDF com o conteúdo dos vídeos em formato de texto.

O material está dividido em módulos, no total temos 4 módulos que totalizam aproximadamente 1 hora de vídeo. O material é curto mesmo, pretende apenas fazer uma abordagem inicial sobre os conceitos básicos do [BP:215]InDesign[/BP]. Esses são os conteúdos de cada módulo:

  • Introdução: Aqui o instrutor chamado David Blatner, comenta os objetivos e conteúdo geral do curso.
  • Conceitos básicos e produtividade: Esse módulo mostra como começar a trabalhar com o InDesign, posicionando objetos, formatando textos e parágrafos, configurando cores e gradientes.
  • Técnicas avançadas: Aqui temos algumas técnicas avançadas do InDesign, como efeitos de transparência em objetos, estilos de parágrafo, estilos de texto, estilos em objetos e criação de modelos para documentos.
  • Conclusão: Para finalizar o instrutor faz alguns comentários adicionais sobre os assuntos abordados e encerra o treinamento.

Para assistir ao treinamento, visite esse endereço no Adobe Design Center.

Essa é uma ótima oportunidade para quem está interessado em começar a usar o InDesign, principalmente se você trabalha com editoração, mas ainda utiliza o PageMaker. Já conversei com editores que comentaram a dificuldade em encontrar profissionais que usem o InDesign. Hoje em dia ele é uma unanimidade na editoração eletrônica, junto com o QuarkXpress. Ou você achava que a diagramação de documentos complexos era feita no Word?

Com tempo a tendência é que o Scribus também vá ganhando cada vez mais espaço, mas até lá, para fins de empregabilidade é bom conhecer o InDesign também. Conhecer o funcionamento de várias ferramentas nunca é demais!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

26 comentários sobre “Tutorial Adobe InDesign CS3: Introdução e conceitos básicos”

  1. Olá Alex,

    Ele serve sim, mas se você quer fazer documentos simples, como esse planfleto é melhor ficar no photoshop mesmo. O Indesign seria recomendado para revistas e jornais.

  2. Boa Tarde podem me dar uma ajuda.
    Adicionei uma imagem Bmp o indesign estou tentando inserir um texto sobre essa imagem mas nao estou conseguindo ao arrastar o testo ele não fica visivel.

    Alguem pode me ajudar ?

  3. Ola amigos, como faço para modificar o formato de um documento novo de polegadas para centimetros a minha versão do ind é o CS3 estou tendo dificuldades para poder formatar o documento pois eu nao sei trabalhar em polegadas vlw.

  4. Alex,

    Na verdade, para fazer um panfleto, nem o photoshop nem o In Design são ideais… O ideal seria fazer no Illustrator…

    O In Design é melhor para diagramação… na agencia onde eu trabalho, ele é muito utilizado para diagramar livros e revistas… mas o layout é todo desenvolvido no illustrator

  5. tem tutorial mostrando como fazer jornal e revistas nao no adobe indesing cs2 ?
    vlw brother abraços

  6. Olá, já usei o InDesign CS2 há uns 2 anos e parei de mexer. Agora estou voltando e preciso mandar um pequeno jornal empresarial pra gráfica, mas não lembro como faz pra salvar.
    Sei que tem um lance de espelhar, mas não lembro muito bem e preciso de uma ajudinha. Alguém pode me dar uma força?
    Obs. Fiz o jornal no CS2, mas agora tenho o CS3 também…enfim….se for mais fácil no CS3, eu instalo antes de mandar o jornal pra gráfica, mas eu queria economizar tempo e terminar no CS2 mesmo….o que sugere?
    Obrigada!
    Aleteia

  7. Olá,

    Eu preciso fazer cadernos de ofertas com 4 páginas, esse programa é o mais recomendado????

    Grato,

    Rodrigo

  8. Alguém sabe onde posso baixar o manual em português com dicas de como usar as ferramentas do InDesign CS3?

    Obrigada.

  9. Olá poderia me esclarecer uma dúvida, eu comecei a usar um pouco o Indesign CS4 e quando e quando abro caixas de texto ao coloca-las embaixo ou redimensionar o tamanho, aparecem as linhas que imediatamente me mostram que o alinhamento está perfeito, é automático e muito bom.

    E ao usar o Indesign CS3 eu não vejo essas linhas aparecerem quando ponho uma caixa embaixo de outra me mostrando o alinhamento, vc sabe se tem esse recurso e aonde posso habilitá-lo??

    Muito obrigado pela ajuda

    []’s

  10. Boa tarde a todos !!
    Gostaria de saber se com ele eu consigo calculas a área impressa de um layout ?

  11. Cara, discordo totalmente quando dizem que o InDesign serve somente para fazer jornais e revistas. Aqui, na gráfica onde trabalho, adotamos o InDesign como plataforma base para a confecção de folhetos, cartazes, jornais, revistas, folders… Quer um exemplo disso? Acesse stocklayouts.com e vocês verão que é sim possível utilizá-lo para outros fins.
    O software é estável, seguro e cheio de recursos, capaz até de dispensar ajuda de outros programas.

  12. ola,
    gostaria de saber se existe uma versão em portugues pq estou trabalhando com indesign e estou tendo dificuldades com a linguagem.
    alguem tem alguma versão dele em portugues??

    desde ja agradeço.

  13. Meu caro Allan,

    será que você pode me ajudar no quesito que diz respeito àqueles códigos (que o Page Maker também tem) que nos serve para colocar a numeração nas páginas mestres do documento no indesign. Sempre trabalhei no Page Maker, porém preciso repassar um documento já pronto no Page para o Indesign e preciso deste código com urgencia, em breve irei refazer o curso de indesign pois o fiz ainda em 2000, e agora já está tudo muito evoluido. No momento estou precisando disso com urgencia, ok?
    De antemão muito obrigado pela oportunidade de comunicação.
    Abraço.

  14. Eu queria montar uma revista de 10 paginas vc poderia me dar os primeiros passos por favor…

    obrigado!

  15. Estou montando uma lista telefonica pelo InDesign, e o banco de dados esta no Excel…. teria como fazer uma lista próxima da Lista com o Nome em Negrito e o Endereço em uma fonte mais fina… pois o nome está vindo junto com o endereço, apenas uma virgula separão eles… e sempre tem aqueles pontinhos (…………………………….) como faço para fazer, sem ter que ir nome a nome.
    abraços

  16. Bom dia.

    Trabalho em uma empresa no ramo da mecânica, temos um catalogo dos produtos fabricados aqui,gostaria de saber se este programa Indesign faz cataologos digitais, e se, há algum curso ou video aula sobre como montar catalogos digitais com esta ferramenta.

  17. Boa tarde

    Preciso de fazer uma newsletter através do indesign. No entanto tenho bastantes dificuldades. Quando fecho o programa e volto a abrir, depois não consigo mexer em algumas imagens, não consigo mover ou alterar, ficam intactas! Sabe dizer-me o que pode ser?

    Se tiver algum manual de ajuda para este tipo de criações envie-me sff.

    Obrigada!

  18. Ainda não consigo assimilar a idéia de que alguns insistem em usar o Photoshop pra diagramar coisas. A Adobe não criou o Illustrator e o Indesign à toa. Não tem nada melhor que usar as três ferramentas juntas.

  19. Olá!

    Faço lista telefônica no CorelDraw, sempre dá erro na questão do texto, é possível fazer essa lista telefônica no InDesign?Usar textos em colunas e com propagandas?
    Onde consigo um tutorial básico do InDesign?

    Obrigado!

  20. Sempre utilizei p PageMaker para meus trabalhos. Estou, agora, tentando aprender o InDesign CS3. Minha dificuldade, no momento, é básica, mas real: não consigo quebrar textos, ou seja, quando utilizo a tecla para abrir um novo parágrafo continuindo o mesmo texto, na mesmpa página, o aplicativo tenta colocar este novo parágrado em uma outra folha e não imediatamente abaixo do texto que estou escrevendo. Ele o faz acrescentando o sinal de “+” para que eu reposicione a continuidade do texto (o novo parágrafo) em outro lugar. Como faço para reprogramar a continuidade normal do texto, como no PageMaker?

  21. ola nunca trabalhei com o ind montei um informativo completo no coreu gostaria de migrar para o ind mas estou com um grande pro como iniciar como fazer a diagramação pode me ajudar sei que é uma pergunt meu boba mas so esse foi o unico que me pareceu mas realmente interesados em ajudar

  22. Ola,

    Sou Publicitária e adoro trabalhar com criação e estou comessando a trabalhar com o adobe Indesign CS5 e como uma boa leiga gostaria de saber se e normal quando se começa um documento no programa e ele abre em mm mesmo quando se escolhe A4.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *