Interfaces Multi-Touch para interação com softwares 3D

Qual o futuro da modelagem 3d e da animação? Seria a possibilidade de criar ambientes altamente realísticos em tempo real? Em minha opinião, o futuro dessa área passa mais por uma mudança na maneira em que interagimos com as ferramentas. Hoje nos ainda estamos presos a interfaces que interagem apenas com teclados e mouses, com pequenas variações, usando tablets e outros dispositivos. Mas a verdadeira revolução virá com as telas de alta resolução, com a tecnologia Multi-Touch. Isso já pode ser vislumbrado hoje com alguns modelos experimentais, como esse que está sendo exibido na imagem abaixo.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][youtube]http://www.youtube.com/watch?v=O7ENumwMohs

Maquetes eletrônicas – Tela Multi-touch

Esse é um vídeo que mostra as ferramentas de modelagem da Autodesk, em conjunto com um monitor Multi-touch, sendo utilizados para criar uma maquete eletrônica. Para assistir ao vídeo, visite esse link no YouTube.

O vídeo foi desenvolvido pela Autodesk Labs, para mostrar como as coisas tendem a se comportar no futuro. O artista começa selecionando uma fotografia do terreno, no Google Maps, captura a imagem e a deixa como referência na lateral da tela. Assim como faz uma cópia da imagem, girando o plano em 3D para começar a fazer a maquete eletrônica sobre o local da construção.

Depois ele começa a manipular sólidos e formas geométricas com as mãos, gira a câmera e aproxima, afasta, ajusta o zoom, apenas usando as mãos.

A parte de desenho é feita com o que parece ser uma caneta digital, muito semelhante ao que acontece com as mesas digitalizadoras. Acredito que até com os próprios dedos seria possível desenhar. Além de desenhar a caneta consegue pintar sobre as superfícies 3d, cortar e gerar novos elementos na geometria. Em pouco tempo, o artista consegue elaborar uma maquete eletrônica, mostrando como ficaria a volumetria do projeto, no próprio terreno.

Tudo isso mostra como deveremos interagir com esse tipo de interface no futuro. Claro que ainda é um protótipo, mas mostra que os atalhos de teclado podem estar com os dias contados.

Então se prepare para abandonar, teclas de atalho e mouses no futuro. Se você quiser se preparar, pode começar a treinar com uma mesa digitalizadora ou um Tablet PC. Como tudo aqui demora a chegar, ainda mais quando fica disponível, temos preços exorbitantes, só nos resta esperar e torcer para que a tecnologia fique mais barata. Esse protótipo da Autodesk, ainda vai demorar a ser vendido no mercado americano, quanto mais por aqui.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Interfaces Multi-Touch para interação com softwares 3D”

  1. boa noite eu achei muito legal esse video tem como , vcs manda pra mim os video que vc tem ai , pois eu estou estudando esses efeitos , se não for atrapalhar, vc está de nota 10000000…..bjs

  2. estou precisando de um softwer leve e fácil para trabalhar com figuras geométricas em 3d girar , aumentar ajudem me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *