Para você que trabalha com maquetes eletrônicas, usando o 3ds Max e o V-Ray, saiba que existe vida além do renderizador da chaosgroup! Tanto é que o moderador do fórum específico sobre o FinalRender da Cebas, no CG Architect, resolveu compilar algumas dicas preciosas, para quem trabalha com maquetes eletrônicas. Claro que as dicas são todas sobre o FinalRender, que também pode gerar imagens estupidamente realistas. Se você quiser assistir ao vídeo, visite esse link. Infelizmente não é possível fazer o download do mesmo. Dessa vez o material está em Windows Media, então se você tem problemas com plugins do Windows media player, se prepare para problemas.

3ds max e FinalRender - maquetes eletrônicas

O tutorial está dividido em oito partes, abordando vários aspectos da renderização e preparação dos ambientes. Veja uma lista dos tópicos abordados:

  • FinalRender para arquitetos: Aqui temos uma breve introdução sobre como o FinalRender pode ajudar, no trabalho de visualização arquitetônica.
  • Configurações do Céu: Como qualquer ferramenta de renderização, baseada em física real, esse vídeo uma amostra de como é possível configurar o céu para simular um cenário de iluminação real.
  • Configurando a iluminação global: Para que os raios de luz possam ser refletidos nas superfícies do ambiente, precisamos configurar a iluminação global.
  • Materiais: O próprio nome já diz tudo, aqui temos uma explicação de como funcionam os materiais no FinalRender e como eles podem ajudar em maquetes eletrônicas.
  • Luzes: Esse também é uma parte auto-explicativa, falando sobre as luzes no FinalRender.
  • Elementos de renderização: Aqui temos algumas opções extras para a renderização.
  • Animação: Fazer animações para visualização arquitetônica exige muito dos computadores. Na maioria dos casos as cenas precisam ser renderizadas com as configurações da iluminação global, várias vezes seguidas, para gerar um vídeo. Aqui temos algumas dicas para otimizar o processo.
  • Instancias: Esse é um recurso que pode ajudar muito a montar cenas com centenas de objetos. O FinalRender possui um recurso que permite criar instâncias de objetos, sem nenhum peso na memória. O vídeo fala sobre esse recurso. Já pesou adicionar vegetação em maquetes com esse recurso?

Você pode estar se perguntando, mas e se eu não tiver o FinalRender? Bem, ai é outra história. Se você quiser começar a fazer maquetes eletrônicas, mas a única solução conhecida são essas ferramentas proprietárias, recomendo que você faça uma visita ao web site do Blender e do Indigo ou YafRay. Tirando o Indigo que é gratuito, mas não é Open Source, as duas outras ferramentas são gratuitas e pode ser usadas livremente na visualização arquitetônica.

Lembre que toda essa facilidade oferecida por ferramentas como o FinalRender e V-Ray têm um preço, ás vezes muito alto. Principalmente para estudantes que não tem como bancar essas ferramentas. Mas o preço não é a única razão para usar essas ferramentas livres ou gratuitas. Elas não perdem em nada na qualidade do material produzido, uma rápida visita a galeria de imagens nos seus respectivos web sites pode comprovar isso.