Um novo e empolgante produto, resultado dos esforços do Instituto Blender, na realização e promoção das animações colaborativas produzidas com o Blender está sendo lançado! Uma série de DVDs que tem como objetivo, disseminar o conhecimento adquirido pelos artistas envolvidos no projeto Elephants Dream e Peach, toma corpo com o primeiro DVD, mostrando como fazer animação de personagens com o Blender. Mas quem melhor que o presidente da Fundação Blender para explicar o projeto, por isso vou tentar traduzir a mensagem que o próprio Ton Roseendaal mandou para os editores da BlenderNation, divulgando o projeto.

Blender DVD Workshop

A série chamada Blender Open Movie Workshop é um produto do Instituto Blender, voltado para a disseminação dos conhecimentos adquiridos pelos participantes dos projetos Open Movie. O dinheiro obtido com a venda dos DVDs será usado para financiar futuros projetos do Instituto Blender.

O primeiro DVD foi produzido por Bassam Kurdali e se chama “Mancandy FAQ”, sobre animação e configuração de personagens no Blender. O segundo DVD está sendo produzido por Andy Goralczyk, explicando o processo completo de criação no Blender, desde a concepção da cena até a composição final.

O material distribuído nos DVDs é disponibilizado com a licença Creative Commons. Os vídeos dos DVD também estarão disponíveis para download de maneira gratuita.

Esse é um projeto fantástico, que com certeza irá financiar vários projetos produzidos com o Blender. Se você quiser aproveitar que o dólar está baixo, o preço do DVD em dólar hoje é de 34,99 na loja da Fundação. Lembre que comprando o DVD, você não só estará ajudando o Blender, mas também os futuros projetos Open Movie.

Como fazer o download? Calma, o material ainda não está disponível para download, mas assim que for anunciado o link, publico aqui. Por enquanto só para quem comprar no e-shop da fundação Blender.

Muitos profissionais e artistas 3D acabam não usando o Blender, por falta de material para treinamento. Quando alguém vai usar o Maya, sem saber absolutamente nada. Acaba comprando um pacote completo de tutoriais da Gnomon Workshop e pode treinar uma equipe completa de maneira extremamente rápida.

Mas e em português? O problema em produzir um DVD como esse em português é o custo. Fora o tempo necessário para gravar e roterizar, ainda é necessário um ambiente apropriado para fazer as gravações.