Papervision: Integrando 3D ao Flash CS3

Se algum dia você já tentou fazer a integração de objetos ou animações em 3D ao Flash, deve ter percebido que essa não é uma tarefa simples, que na maioria das vezes só pode ser resolvida com seqüências de imagens, simulando uma animação. Outra alternativa seria usar códigos em ActionScript, para com as linhas vetoriais simular objetos em 3D. Esses métodos apresentam vários problemas, nesse último temos a dificuldade em saber elaborar os códigos. No primeiro método, sempre acabamos com arquivos de grande tamanho, que resultam em animações muito pesadas.

Para quem trabalha com Flash e precisa ou gostaria de integrar objetos 3D, existe agora um componente muito bom para esse propósito, chamado de Papervision.

Flash e Papervision

Com ele é possível simular um ambiente 3D real dentro do Flash, inclusive com a criação e manipulação de câmeras. O processo de animação e criação de ambientes 3D para a Web fica muito mais fácil.

Se você tem o Flash e quiser testar o funcionamento dele, pode conferir um ótimo tutorial lançado pela revista Computer Arts, abordando a utilização dessa ferramenta. O tutorial está disponível para download, em um arquivo PDF. Ele mostra todos os aspectos do componente, desde os comandos básicos como a importação de objetos em 3D até a navegação e uso de câmeras.

Para as pessoas que não quiserem usar o Flash, podem conferir o web site oficial do projeto Papervision, que mostra um ambiente em 3D muito bem feito, mas que ainda demora um pouco para carregar. Mesmo assim a simulação da câmera e os objetos em 3D estão muito bem executados.

Praticamente qualquer ferramenta 3D pode ser usada para produzir material, o único requisito necessário é exportar os modelos 3D para o formato COLLADA. Esse é o formato que o Papervision consegue importar. O Blender já possui um Script que exporta para esse formato, então não será problema integrar as cenas produzidas nele com o Flash.

Essa é uma ótima ferramenta, pena que os exemplos mostrados ainda são um pouco pesados. Mas acredito que economizando nas texturas, o tempo de carregamento tende a diminuir bastante. Para fazer o download do Papervision visite o Blog do projeto.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Papervision: Integrando 3D ao Flash CS3”

  1. Allan, há um tempo estou estudando formas de disponibilizar contúdo 3D com a web, e as principais formas que eu encontrei foram Flash (através do PaperVision principalmente) e VRML e seu sucessor X3D.

    Você saberia dizer as vantagens e desvantagens do Flash em relação ao VRML/X3D ?

    Porque apesar da interatividade limitada, me parece que VRML/X3D tem um desempenho gráfico muito superior, e muito mais rápido.

    Abraços.
    Dalai

  2. Olá Dalai,

    Infelizmente não tenho como fazer essa comparação, minha experiência maior é com o uso de Flash. Mas a possibilidade de integrar 2D com 3D além de vídeo, até em alta resolução é um ótimo diferencial para o Flash.

    Abraços

  3. Olá Allan gostaria de saber se é possivel vc enviar para mim este tutorial do papervision, pois o dowload da revista computer arts precisa de uma senha…. muito obrigado rafael.

  4. Olá Allan gostaria de saber se é possivel vc enviar para mim este tutorial do papervision por que o donwload da revista computer arts tem que ter a senha.

    desde já agradeço.

  5. ola alan voce sabe como e que eu posso fazer para visualizar modelos collada na web eu so to conseguindo modelos swf em 3d porem eu tenho um programa do google mas ele so converte a imagem em .dae ai eu nao consigo ver no web beowser o flash cs3 pode abrir arquivos do tipo .dae e fazer um swf para que a apresentaçao seja exibida na web? agradeço desde ja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *