Uma ótima maneira de conhecer como funciona uma empresa é fazer uma visita a mesma, conversar com os profissionais e conhecer o ambiente de trabalho. Infelizmente aqui no Brasil não temos uma quantidade razoável de empresas com grande fluxo de trabalho em computação gráfica. Mas mesmo assim, ainda é possível fazer visitas, tudo que você precisa é conhecer alguém que trabalhe lá e fazer o contato. Como nós não temos a possibilidade de conhecer os ambientes da ILM ou Pixar, devido ao pequeno inconveniente da distância até a sede das mesmas, precisamos conhecer esses ambientes por meio de fotografias.

Nas últimas semanas um usuário do fórum xsiarabia.com, visitou as instalações da Ubisoft, mostrando como é o ambiente em que os profissionais trabalham lá. Antes de mais nada, devo salientar algumas coisas sobre essa visita:

  • Os textos do artigo estão em árabe
  • Não temos vídeos apenas fotografias
  • O objetivo da visita é mostrar como eles usam o Softimage XSI

O objetivo dessa visita é nítido, mostrar como os profissionais da Ubisoft usam apenas o Softimage XSI, nas fotografias várias vezes veremos na tela dos monitores, o Softimage aberto, com algum modelo 3D ou cena sendo editado. Para conferir as fotografias, visite esse link.

Visita a UBisoft

Podemos concluir alguma coisa com essa fotografia? Claro que sim, podemos perceber e conhecer o ambiente de trabalho de uma empresa que produz computação gráfica, da mais alta qualidade. A primeira coisa que chama a atenção é o espaço amplo e sem divisões. Isso é perfeito para o trabalho em equipe, lembrando inclusive o layout usado para o Instituto Blender.

Se você quer montra um equipamento para trabalhar com computação gráfica, principalmente 3D, também podemos tirar algumas lições.

  • Aprenda a usar um Tablet para editar imagens
  • Compre e use 2 monitores para aumentar a sua área de trabalho
  • Use e abuse das referências visuais

Esse último ponto está relacionado à grande quantidade de bonecos e figuras, representando personagens consagrados. Pode até parecer algo secundário, mas um ambiente que exige criatividade precisa inspirar esse tipo de raciocínio das mais variadas maneiras.

Sei que não é um documentário, mas mesmo assim é importante conhecer os ambientes em que “a mágica acontece”, até para poder se basear e quem sabe abrir a sua própria empresa no futuro.