Tutorial de introdução ao Maya

O que você acharia em fazer o download do Maya 8.5 PLE, para testar a ferramenta? Seria ótimo, aproveitar uma ferramenta como o Maya de maneira gratuita. O único problema é que ele não vem com um manual de instruções muito claro. Por isso muita gente acaba desistindo de estudar a ferramenta. Mas com um tutorial disponibilizado pelo pessoal do CG Arena, as coisas tendem a ficar mais fáceis. Eles elaboraram um vídeo, explicando as nuances e detalhes da interface do Maya, assim como os principais comandos e controles, para começar a utilizar a ferramenta.

Tutorial Introdução ao Maya

Como o material está em inglês, resolvi fazer um pequeno guia, explicando a seqüência do tutorial:

  • Viewport: O primeiro aspecto que o autor do tutorial aborda é a viewport e como é possível navegar em 3d nela. A tecla mais importante para fazer essa navegação é o ALT. Pressionando o ALT e usando os botões do mouse, podemos controlar a posição da câmera. O botão esquerdo gira a câmera, o do meio move a câmera e o botão direito aciona o zoom. Tudo isso em conjunto com o ALT.
  • Dividindo a tela: Depois que os comandos da Viewport foram explicados, o tutorial mostra como dividir a interface em 4 vistas. Assim como redimensionar as divisões. Um atalho muito importante apresentado nessa parte é a maximização de uma Viewport, que pode ser acionada com a barra de espaço.
  • Ferramentas: O próximo passo é explicar como funcionam as principais ferramentas de transformação do Maya. O autor aborda o uso do Mover, Girar e Escalonar. Os atalhos para as ferramentas são as seguintes (A semântica poderia ser melhor…):
    • Q: Selecionar
    • W: Mover
    • E: Girar
    • R: Escalonar
  • Menus de propriedades: Assim que os objetos de teste são criados, o tutorial aborda uma área na direita. Essa área abriga os menus com as propriedades numéricas. Para acessar o editor de atributos, pressione a tecla CTRL+A, para expandir o menu.
  • Menu de contexto: Clicando com o botão direito do mouse, podemos acionar um menu muito poderoso do Maya, parecido com o Quad menu do 3ds Max. Com esse menu é possível acionar várias opções de edição para o objeto de maneira rápida. Outro atalho útil para acionar esse menu, pressione e segure a barra de espaço.
  • Módulos: O Maya é segmentado em módulos, que dividem o tipo de edição que podemos fazer com a ferramenta. Por exemplo, existem módulos próprios para realizar modelagem e animação. Assim que um módulo é escolhido, as opções na interface se alteram, para que os controles fiquem contextualizados com o módulo escolhido. Para alterar os módulos, existe um menu na parte superior esquerda.

Com isso você já pode ter uma boa idéia, sobre como funciona a interface do Maya e os seus principais atalhos de navegação. Agora é só fazer o download do Maya PLE e começar a testar. Se você quiser fazer o download do vídeo, será necessário realizar um cadastro nos fóruns da CG Arena.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial de introdução ao Maya”

  1. eu gostaria de saber de uma coisa, eu ando mechendo no maya e tals e toda vez eu ativo um atalho que acaba me atrapalhando, pois n sei o que eu apertei, em fim eu apertei em alguma coisa que agora toda vez que seleciono uma vertice 2 sao selecionadas, eu estou meio imcabulado com isso
    gostaria de ajuda me adiciona no msn: ruigonc@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *