O projeto Peach está a todo vapor, mais e mais material está sendo publicado sobre o progresso do projeto, assim como imagens dos storyboards e animações. Além do material de arte, que está sendo publicado, os recursos solicitados pelos artistas, para a conclusão do projeto estão entre os sonhos de consumo dos artistas que usam Blender. Por exemplo, ferramentas para gerar paisagens com céu e nuvens realistas, opções para manipular grandes volumes de vegetação e outros. As opções para gerar pelo e cabelos também estão na lista.

Peach - Rodents

Semana passada foi publicada no blog do projeto Peach, uma entrevista feita por Campbell Barton com Sacha, um dos artistas/diretor envolvidos no projeto. O tema dessa entrevista era a produção dos animatics para o projeto. Assim como a importância dos animatics de maneira geral, eles mostram como estão sendo feitos os animatics para o projeto peach, claro que tudo no Blender, usando o seqüenciador de vídeo.

Assista ao vídeo, depois eu faço alguns comentários sobre o conteúdo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=07FnYUAH9G0

Entrevista – Fazendo os animatics

No começo do vídeo, o Sacha comenta a importância dos animatics e como eles podem ajudar no desenvolvimento de uma animação. Ele comenta que a maior deficiência em relação ao storyboard, é que não podemos avaliar o timing da animação com ele. Assim o animatic acaba sendo uma ótima ferramenta para isso.

Como eles fazem? O processo é simples, logo depois que ele mostra como fazer um animatic com o seqüenciador de vídeo do Blender. Como eles têm uma grande quantidade de ilustrações, produzidas para o animatic, o processo fica simples, ele só importa a seqüência de imagens e monta as trilhas no seqüenciador.

No primeiro exemplo em que ele monta essa trilha, já é possível perceber que o timing da animação não ficou correto. Assim ele usa os comandos de edição do seqüenciador, para editar e ajustar o animatic. Assim os animadores podem se basear nesse tempo, para produzir as animações com maior eficiência e menos tempo de teste.

Assim que ele termina de explicar as vantagens em se usar animatics, uma pequena demonstração dos trechos prontos, do projeto que já somam 20 segundos! Calma, ele só mostra as trilhas no seqüenciador, o vídeo não estraga a surpresa.

Assista ao vídeo! Vale a pena.