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Projeto Peach: Agora também teremos árvores!

Cada vez mais, novas ferramentas provenientes dos pedidos feitos pela equipe do projeto Peach, aparecem no blog oficial do projeto. Dessa vez foi uma pequena amostra da ferramenta que cria vegetação, destinada a compor as paisagens e cenários repletos de vida natural do projeto. Ao que parece às versões de teste já estão bem funcionais, o Campbell Barton já publicou algumas imagens, da interface do Blender, com a nova ferramenta e de modelos 3D, gerados pelo Blender.
O resultado é animador!

Exemplo arvore

Como funciona? Apesar de parecer fácil, o processo ainda depende de controle manual em algumas partes, mas calma, o pessoal está trabalhando para facilitar a criação dos modelos. Por enquanto, as árvores são criadas com base em curvas. Por isso no nome temporário do Script é Tree from Curves.

Veja uma imagem da sua interface:

Interface - Treemaker

A quantidade de opções e usabilidade da interface, ainda pode sofrer alterações.

Muito provavelmente as próximas versões de teste do Blender, devem acompanhar esse Script, assim será possível fazer teses para avaliar o desempenho dos modelos. Um ponto fundamenta, para qualquer tipo de vegetação em 3D é o nível de detalhe em animações, isso pode literalmente matar o render. Já pensou renderizar uma floresta, com árvores super detalhadas? Haja processador e memória.

Esse é o tipo de ferramenta, que literalmente pode trazer uma enxurrada de novos usuários, migrando de outras aplicações para o Blender. Mesmo que o artista não adote o Blender, como ferramenta principal, esse tipo de Script, para gerar árvores realistas e de maneira fácil, vai atrair pessoas que não estão interessadas em comprar bibliotecas de árvores, no estilo RPC.

Se você faz maquetes eletrônicas, provavelmente vai querer testar esse script, para usar o 3ds Max, SketchUp ou Maya.

Conheço algumas pessoas que utilizam o Blender, pelo menos se interessaram, depois de começar a usar o simulador de fluidos.

Além dessa ferramenta, outra opção que espero ansiosamente é o gerador de céus. Sim, a possibilidade de criar nuvens realistas de maneira fácil, pode facilitar a vida de muita gente. Apesar de não estarem fazendo essas ferramentas, especificamente para isso, todos os artistas envolvidos com a criação de cenários virtuais no Blender, devem sair beneficiados com o projeto Peach.

Agora é só esperar por mais novidades! Assim que puser as “mãos” no simulador de árvores, escrevo um artigo/tutorial sobre ele aqui.

Aproveitando esse artigo, veja essa ótima entrevista com o Nathan, em que ele mostra um dos personagens do projeto, pronto para receber animação. O que precisamos prestar atenção nesse vídeo? Os controles de animação que ele configurou. O artista responsável pela animação, pode se aproveitar desses controles, para elaborar movimentos mais sofisticados para o personagem.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-WrTxP_ETzQ

Bunny

Repare na deformação da malha, própria para um personagem “gordinho”.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Fabio 03/12/2007 em 11:41 am

    eu achei muito legal esse esquema de arvore, o modo coo se prepara a forma que ela vai ter atravez de objetos é muito interesante, vc cria um ‘volume’ que vc querira e depois ajusta o script pra gerar vegetação, folhas dentro daquele volume.. muito legal!

  2. bestfx 03/12/2007 em 11:47 am

    Muito bom isso.

    FInalmente alguém de peso trabalhando numa interface pra um gerador de árvores para um projeto em grande escala.

    Jà tem muitos geradores de árvores, tanto no Blender quanto externos, mas sempre há o problema de importar o arquivo ou então não funciona se não for configurado isso ou aquilo e tem de ser naquela versão do Blender.

    Se isso sair pra versão 2.50 em ambiente Linux e Windows funcional já será um grande passo.

    No mais pra ficar perfeito mesmo só se recriásemos a inferface do Ivy Generator internamente no Blender.

    Aí fechou o pacote.

  3. […] Além de testes, cada vez mais novas ferrametas surgem apartir de pedidos da equipe e logo aparecem no blog do projeto. Uma delas é uma ferramenta responsável por criar vegetação, destinada a criar cenários vivos e naturais. Um dos participantes do projeto, Campbel Barton, postou algumas imagens da interface do Blender com esse recurso. Não vou entrar em detalhes, caso você queira saber mais, visite esta pagina do blog do Allan Brito. […]

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