Clicky

Inkscape 0.46 com a cara do Corel Draw?

Certa vez fiz uma experiência em sala de aula, que se mostrou um tanto quanto problemática. Em uma turma que deveria aprender o Corel Draw, substitui a ferramenta pelo Inkscape. Os usuários que não sabiam o Corel, aceitaram a troca com algumas ressalvas, mas os que já sabiam como funciona o Corel Draw acabaram se mostrando resistentes. Qual o problema? Aprender uma nova ferramenta é complicado, ainda mais quando já se tem experiência anterior com um software semelhante. A mesma coisa acontece com um usuário que já sabe o Adobe Illustrator e tenta aprender o Corel, ou vice-versa.

Uma das críticas em relação à interface do Inkscape foi relacionada às janelas dos menus. Quando uma janela com propriedades é aberta, essa funciona como uma janela independente da ferramenta. Mas agora isso vai mudar, aparentemente na próxima versão, a 0.46 as janelas e menus do Inkscape podem ser ajustadas na lateral da interface, de maneira praticamente idêntica ao Corel Draw.

Inkscape 0.46

Ficou interessado em saber como isso funciona? Assista a esse vídeo, para ver a nova interface que provavelmente será usada na versão 0.46 do Inkscape.

Isso é uma cópia do Corel? Esse é um recurso que agrega ou desnecessário?

Bem, minha opinião é que mais usuários devem adotar o Inkscape com essa mudança. Claro que mais ferramentas são essenciais, mas tornar a interface da ferramenta mais amigável para usuários experientes é uma ótima jogada!

É exatamente por esse tipo de problema que passo quando apresento o Blender, para usuários que já sabem usar o 3ds Max ou Maya. Eles não querem aprender a usar uma nova interface, na verdade eles apenas querem migrar, com o mínimo de esforço possível. Quando encontram uma interface com muitas diferenças, acabam desistindo.

Quais outras novidades estão previstas para essa versão do Inkscape? A lista não é pequena, além dos projetos do Google Summer of Code, várias outras melhorias estão previstas para essa versão. Veja uma lista resumida:

  • Ferramenta de pintura tipo balde (Paintbucket)
  • Ferramenta de desenho em 3D
  • Filtros
  • Menus que se encaixam na interface (Dockable)

Para uma lista completa das melhorias previstas, visite esse endereço. Agora é só esperar pelo lançamento oficial.

2013-07-11T09:43:03+00:00 By |Geral|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Rodrigo Santiago 11/12/2007 em 7:33 pm

    é tinha visto isso outro dia e achei legal, já que uso a muito tempo o corel.
    Mas ele só vai ser “o” programa, quando suportar perfis de cores CMYK como no corel… aí sim.
    Abraço.

  2. Rafael Oliveira 11/12/2007 em 9:37 pm

    Eu estou numa situação parecida. Eu nunca usei o Corel, e um dia eu baixei o Inkscape, e com esforço fui aprendendo a usa-lo. Hoje creio que já o uso muito bem, inclusive para fazer websites..
    O problema apareceu quando comecei a me envolver com outras pessoas e clientes, todos perguntam pelo Corel, até os amigos.. E hj eu tive que “baixar” Corel.. e de cara não me senti muito confortavel, eu não sei onde estão algumas ferramentas que eu uso no Inkscape, como o desfoque.. mas, com o tempo eu vo aprendendo.

    É claro que não deixarei de usar o Inkscape.. e como se diz, a melhor ferramenta é aquela que vc sabe melhor.

  3. tiago allen 12/12/2007 em 9:05 am

    Opa a minha maior pinimba e pq não gosto do Corel, a interface dele pra mim e muito poluida, com uso o Illustrator a algum tempo quando tenho que usar corel quase viro do aveço de tanta raiva . Acredito que essa jogada do inkscape de fazer uma interfaçe parecida com a do corel e justamente para atrair mais usuários, no entanto acredito que o must acontecerá quando ele conseguir abrir arquivos do Corel versão 9 ou 10 por exemplo.

    Agora que perfil de CMYK o inkscape trabalha, trabalha não ???

  4. Rodrigo Santiago 12/12/2007 em 11:14 am

    Que eu saiba só tem os slides de cores CMYK, mas não faz a cor corretamente como na impressão. Ex.: Faz um ciano 100% nele e no Corel que você vai ver.
    Eu já uso o inkscape a um certo tempo e torço muito pra que melhore mais ainda, mas por enquanto faço só sites e ilustrações basicas nele mesmo… não dá pra passar muito disso pois não dá saída pdf perfeitamente. Pelo menos já tentei de tudo e não consigo.
    A única coisa que me incomada realmente no ink, é que em ilustrações mais complexas ele fica uma carroça de lento, espero que isso melhore.

  5. Lucio 14/12/2007 em 12:22 am

    Pois é…Vejo o inkscape como um dos programas open source de maior evolução, além de já possuir um potencial bem satisfatório….Acho que esse recurso na interface vem para acrescentar legal. Só acho que não deveriam se focar tanto nas ferramentas existentes, mas buscar inovar o máximo possível….assim como o blender, q logicamente adota recursos eficazes de outras ferramentas, mas principalmente traz muita inovação. Isto ocasiona uma grande rejeição por parte dos usuários acostumados com outras ferramentas, mas sem dúvida que, aqueles que se aprofundam têm maiores benefícios…Acho q deveriam deixar de se preocupar tanto em fazer interfaces conhecidas e procurarem fazer as melhores interfaces, mesmo que sejam completamente diferentes. A evolução é o mais importante. É preciso não levar tanto em conta a primeira impressão e evitar o pré-julgamento.

  6. Cezar Augusto Rüdiger 24/06/2008 em 2:12 pm

    Ao contrario do que aconteceu com muitas pessoas, eu, que ensinei um amigo a trabalhar com o CorelDRAW, resolvi apresentar a ele o Inkscape, o incrivel é que não houve rejeição! Apesar de não utilizarmos o Inkscape como a ferramenta principal para trabalhar com gráficos vetoriais, guardamos ela com muito carinho em sua versão portatil em nosso pendrive, e ela nos socorre sempre que estamos em algum computador sem softwares de edição.

    Acompanho há um bom tempo a evolução do Inkscape e tenho visto grandes evoluções. Existe outra ferramenta OpenSource muito boa para a edição de gráficos vetores que é o Sodipodi, mas essa infelizmente estacionou na versão 0.34 em 2004 e só sobrou sua página no SF.net (http://sourceforge.net/projects/sodipodi/)

    Aposto muito no Inkscape, assim como no Scribus, Blender, GIMP, e espero estar podendo utilizar essas ferramentas sempre, e torcendo para que esses projetos nunca parem de evoluir 😉 é isso

Deixar Um Comentário