Um usuário da comunidade “The Vizdepot” publicou uma lista com tutoriais de modelagem, usando do 3ds Max. A lista é bem diversificada, abrangendo várias técnicas desde o uso de NURBS para fazer um sofá, até o processo de modelagem para criação de cortinas animadas. Mesmo que você não seja usuário do 3ds Max, recomendo assistir aos tutoriais, eles são gratuitos e sempre é bom conhecer o funcionamento, técnicas e propriedades de outras ferramentas. Alguns dos tutoriais abordam o uso do Reactor, para fazer simulações físicas mais reais.

Tutoriais 3ds max

Se você está em dúvida, sobre os títulos e se vale a pena assistir ao material, copilei uma pequena lista com os assuntos e títulos dos tutoriais:

  • Modelagem de um sofá usando NURBS: O primeiro tutorial mostra o processo necessário para modelar um sofá, usando as ferramentas NURBS do Max. Você vai perceber como é simples usar o NURBS aqui, com apenas algumas curvas mestras, para definir a forma principal é possível elaborar as superfícies mais complexas. (Modeling a couch with NURBS)
  • Modelando uma coberta com a ferramenta Cloth: Aqui temos um vídeo que mostra como criar uma pequena estrutura, parecida com uma cobertura de tecido, usando a ferramenta Cloth do Reactor. Se você não sabe usar o Reactor ou o Cloth, essa é uma ótima oportunidade de aprender, para reproduzir o efeito em outros trabalhos. (Making a hut covered with Cloth)
  • Animação de paredes sendo criadas: Esse é em minha opinião o tutorial mais interessante do pacote! Ele mostra como fazer paredes de um edifício serem criadas em tempo real. Mas o efeito não é o de uma simples máscara, mas sim uma pequena animação que simula pequenos tijolos girando e construindo a parede. (Animating an appearing wall)
  • Cortina voando ao vento: O nome já diz tudo, o autor modela uma cortina e faz com que a mesma sofra influencia de um campo de força do tipo vento. (Creating a curtain blowing in the wind)
  • Modelando um travesseiro com o Garment Maker: Esse último tutorial mostra como modelar um travesseiro, usando ume ferramenta chamada Garment Maker. O processo é um tanto quanto peculiar, acredito que o resultado com outras técnicas de modelagem é melhor. Serve para aprender a usar essa ferramenta. (Making a pillow using the garment maker)

Essa é a lista de tutoriais, que inclusive pode ser copiada livremente no web site. Alguns arquivos estão no formato SWF e outros em WMV. O maior deles têm aproximadamente 19 MB. Para fazer o download, visite esse endereço no thevizdept.com.