Clicky

Feliz 2008 para todos os leitores e amigos

Mais um ano está acabando, esse é o momento perfeito para fazer uma pequena retrospectiva do que aconteceu em 2007. Acho que todos devem estar se perguntando, como é possível melhorar em 2008? O que fazer, para que no final de 2008 possamos dizer que esse foi um ano bom? As promessas que fizermos agora no final desse ano devem guiar as nossas ações, ao menos no início de 2008. Uma ótima promessa, que recomendo a todos; se comprometa a fazer um curso! Isso mesmo!

Mesmo que você já esteja estabelecido profissionalmente, considere a possibilidade de fazer um curso, para melhorar e aprender mais. Para os profissionais que já trabalham como autônomos, comercializando imagens ou animações, qualquer curso que ajude a incrementar o seu negócio é válido. Por exemplo, o que você acha de fazer um curso do Sebrae? Quer ir mais longe? Ótimo, que tal investir em um MBA, caso você já seja formado.

Fogos 2008

No meu caso, nesse próximo ano pretendo fazer dois cursos de especialização, sendo que nenhum deles tem relação direta com modelagem 3d ou animação. Ambos são voltados para área administrativa e educacional. Mas e a computação gráfica? Bem, nesse caso a minha atualização será feita por livros e internet como de costume. O que eu queria mesmo, mas que infelizmente não consegui concretizar em 2007 era iniciar um mestrado. Até comecei a escrever um pré-projeto de pesquisa, mas compromissos profissionais e outros imprevistos acabaram me fazendo adiar o projeto. Mas em 2008, pretendo tentar submeter o projeto a seleção, para começar a fazer o mestrado em 2009.

Deixando agora os meus projetos de estudo de lado, falemos um pouco sobre o Blender. O próximo ano promete ser marcante para a comunidade de artistas 3d que usa o Blender, teremos o lançamento do projeto Peach e do Apricot. Ambos devem adicionar novas funcionalidades ao Blender, que devem ser implementadas apenas no segundo semestre, mas com certeza teremos ótimas novidades.

Se você quiser conferir uma retrospectiva do que aconteceu de mais marcante, na computação gráfica em 2007, leia esse ótimo artigo publicado na CG Society. O primeiro lugar da lista deles é unânime entre os artistas 3D que conheço, sendo a minha opinião também, Ratatouille da Pixar foi o maior destaque de 2007.

O que você acha? Concorda com a lista?

Quais os seus objetivos para 2008? Algum projeto em especial?

Para todos que acompanharam o Blog em 2007, desejo a todos um feliz 2008 e esperem por novidades, melhorias e novos projetos relacionados ao Blender e computação gráfica para 2008!

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 Comentários

  1. pablo lizardo 31/12/2007 em 7:55 pm

    happy new year allan!, i hope tomorrow being a new year full of new projects!!!

    mmm. the best of 2007…. I really like Ratatouille too and wish to add “Pearce sisters” from Aardman Animation, even when i don´t see the full movie!
    and for the 2008? … i wish see “Plumiferos”!!! and off course “Peach – Open Movie” will be a big sucess for all of us. “Indiana Jones” comes in 2008 too!

    well my mind is in other side right now and i cant remember more productions!… thanks for the link of the great retrospective!

    Saludos desde argentina!

  2. Rufus 01/01/2008 em 1:13 am

    fala serio só moh seu fã e tal
    mais depois disto desisto voh ateh doa o meu GUIA do usuario blender, q eh de sua autoria
    ao inves de divulgar o conhecimento vc esta querendo reter informação fala serio.
    pode dexar o texto de sua “autoria” sera retirado do meu blog.

    e mto obrigado pela atenção.

  3. Rufus 01/01/2008 em 1:20 am

    antes de qualquer duvida o materil foi sim retirado do blog
    desculpe o transtorno

  4. Allan Brito 01/01/2008 em 8:45 pm

    @Pablo: Happy new year for you too!

    @Rufos:

    Caro Rufus,

    Me deixe entender a sua revolta. Você está achando ruim, que eu reclamei da cópia de um texto aqui do Blog? Eu estou errado? No mundo civilizado as pessoas não saem fazendo CTRL+C e depios CTRL+V, se aproveitando do trabalho alheio.

    Agora, você acha que estou retendo informação? Acho que a iniciativa que eu tive, de escrever um blog, com material sobre Blender em lingua portuguesa e até divulgando o Blender, na BlenderNation em inglês mesmo, mostra como eu quero reter informação e restringir ao máximo o acesso ao Blender. Realmente caro Rufos, acho que estou errado.

    Bem, para não me alongar muito. No seu nobre esforço para divulgar o Blender, caso você aceite a minha humilde sugestão, você pode doar o Guia do Usuário para uma biblioteca. De preferência pública, assim você pode contribuir mais ainda com a divulgação do nosso querido Blender!

    Abraços

  5. Virgilio 01/01/2008 em 10:23 pm

    Feliz 2008, Allan! =)

  6. Victor Silva 02/01/2008 em 7:52 am

    Allan, excelente 2008 para você!

    Espero que continue sempre contribuindo dessa forma ativa para a propagação das comunidades de software livre. E parabéns pelo belo trabalho de divulgação que você vem fazendo com o Blender, sem precedentes no cenário nacional.

    Forte abraço!

  7. Rodrigo Santiago 02/01/2008 em 10:25 am

    Allan, parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando com seu blog, que possui artigos de ótima qualidade, tanto sobre o Blender quanto sobre outras áreas da CG e afins.
    Espero que esse ano você faça um livro caprichado com todas as novidades que vem por aí do Blender, ou um curso mais avançado em seu portal de ensino.
    Desejo um ótimo 2008, com muita saúde e sucesso para você e todos leitores de seu blog.
    Abraço.

  8. Lucio 03/01/2008 em 1:47 am

    Allan, tb espero q tenha um ótimo 2008! Não deixe de publicar estas excelentes matérias em seu blog e no Blendernation.

    Apesar de trabalhar com 3D, é exatamente um MBA q pretendo fazer ainda no início deste ano…meu último período na faculdade mostrou-me a grande importância das habilidades de gestão de negócios, empreendedorismo e negociação. Estou muito ligado a estes estudos no momento. Foi uma ótima dica a sua, pois muita gente se foca muito na área técnica e deixa de adquirir outros conhecimentos q podem o levar mais longe, além de permitir q tenha uma visão melhor do mercado em q atua, ou de fortalecê-lo.

    Estou ansioso para o fim do peach movie. Não só por esperar o dvd q virá com ótimo conteúdo, mas principalmente pela evolução q trará no blender.

    Abraço.

Deixar Um Comentário