Clicky

O que você faz enquanto espera um render terminar?

Uma pergunta muito pertinente apareceu nos fóruns da CG Society na última semana, como em algumas ocasiões eu comento em sala de aula esse assunto, mas nunca havia falado sobre isso aqui, resolvi fazer um artigo sobre o assunto. A pergunta é simples; o que você faz enquanto espera um render terminar? Para quem já passou pelo processo de gerar imagens ou animações complexa, sabe que em algumas ocasiões é inevitável esperar algumas horas ou até mesmo dias, para que uma imagem ou animação fique pronta.

As opções e situações são as mais diversas, principalmente para quem está começando a trabalhar com computação gráfica 3d agora. Bem, a pergunta que eu faço para você é essa, o que você faz?

Rendertime

Para os profissionais, que não podem perder tempo, nesse momento é fundamental ter a disposição dois computadores. Lembro quando ainda estava começando, o trabalho com um computador apenas me deixava limitado a fazer um render e literalmente parar. Com mais de um computador, você já pode acionar o render a adiantar outras partes do trabalho, como a modelagem de outras cenas ou objetos.

Está sem idéias? Nunca teve que esperar por um render longo terminar? Pois veja uma lista com algumas das coisas que eu mesmo faço, e outros artistas costumam fazer, enquanto um render longo não termina:

  • Adiantar outras partes do trabalho (Modelagem, animação e outros)
  • Estudar
  • Ler um livro
  • Jogar videogame
  • Dormir
  • Arrumar o escritório/casa
  • Ficar olhando para o computador e esperando o render terminar
  • Olhar para o computador e torcer para não aparecerem erros
  • Reclamar que o computador poderia ser mais rápido e planejar um upgrade
  • Fazer exercícios ou ir para academia

Essas são apenas algumas das opções disponíveis. Se você tem vários computadores a disposição, sua produtividade pode crescer vertiginosamente nesses períodos. Algumas empresas dispõem das chamadas Render Farms, que tiram essa responsabilidade dos computadores de produção. Mas essa é uma solução para grandes projetos, portanto você ainda precisará pensar nisso.

Às vezes é importante pensar nesses detalhes e saber como outras pessoas, trabalhando na mesma área que você se comportam. Antes de conversar com outro profissional, em meados de 1999 eu nunca tinha parado para pensar que, comprando um segundo computador eu conseguiria mais produtividade. Nesse caso o Blender se ajusta perfeitamente! Ao comprar outro computador para trabalhar, você só precisa providenciar uma nova cópia da instalação e pronto! Com ferramentas proprietárias, seria necessário investir em mais hardware e mais licenças de software.

Bem, já passei as idéias. O que você faz enquanto espera?

2017-04-11T11:03:18+00:00 By |Geral|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Andreh 03/01/2008 em 12:02 am

    Como sou apenas modelador e meus renders raramente passam de uma hora, uso Yafaray 196 e blender 1.45, geralmente espero terminar, ou fico navegando na net ou em casos não tão raros apelo para o bom e velho cafézinho.

  2. Lucio 03/01/2008 em 1:26 am

    Allan, a cada dia descubro uma vantagem do blender. E essa da licença em várias máquinas é mais uma q vc me faz perceber.

    Acho bem interessante essa discussão do que fazer no momento do render.
    Aqui em casa costumo estudar, dormir ou sair (caso seja um render muito longo)…Lá na empresa quem tem PSP tem uma ótima opção…Como não tenho, costumo ficar andando feito um louco de um lado para o outro, ou puxo conversas fúteis atrapalhando quem está trabalhando…Procuro ao máximo investir em equipamento ou distribuo o render, mas o tempo de render nunca deixa de existir. Tomara q o recente anunciado processador de 80 núcleos da intel chegue logo ao mercado e atinja um preço legal.

    O q faltou vc mencionar foi a utilização desses processadores de vários núcleos, pois quase sempre usufruo do recurso de deixar renderizando em um núcleo e continuar trabalhando perfeitamente no outro como se fosse outra máquina….realmente foi uma excelente invenção.

  3. Henrique Zorzan 03/01/2008 em 11:12 am

    Bem geralmente deixo renderizando no PC e depois vou fazer outras coisas no meu notebook. Mas algumas vezes já deixei renderizando nos dois, então a saída foi mesmo dar uma saída. 🙂

    Abraços

  4. Rodrigo Santiago 03/01/2008 em 1:38 pm

    Depende, se tiver tirando renders previews, fico olhando pro render(os quadradinhos hipnotizam), mas quando é o final (still/animação) costumo ir pra casa andar no centro…etc
    Antes quando tinha só o P4HT, era quase sempre assim, agora que adquiri um Core2Quad, diminuiu minha vagabundagem aqui… hehehe

  5. Renato 06/01/2008 em 4:48 pm

    Costumo fuçar tutoriais de outros programas e / ou assistir tv, que fica quase ao lado do pc. Se o render for muito longo vou assistir um filme, me desligando do pc. Mas não tem jeito de ficar muito longe, pois de tempos em tempos dou uma pescada pra ver se está tudo ok.

  6. Daniela 26/08/2009 em 12:22 pm

    A pergunta que farei não tem muito a ver, mas apredi a pouco tempo mexer no render e quando aprendi, não quer renderizar, toda vez que coloco o notebook desliga sniff… será a placa de video??

Deixar Um Comentário