Como todos que acompanham o Blog já há algum tempo devem saber, sou usuário do Blender, mas antes de começar a usar o Blender o software que mais utilizava nos meus trabalhos era o 3ds Max. Quando preciso ainda ministro aulas sobre o 3ds Max também, apesar de não utilizar a ferramenta no meu cotidiano. Acompanho os novos recursos e avanços da ferramenta com os tutoriais e recursos que encontro na Web, para me manter atualizado. Infelizmente alguns desses recursos são exclusivos para usuários do 3ds Max mesmo, como as cenas e blocos de mobiliário gratuitos disponibilizados por usuários do Max.

O problema é que eles disponibilizam esses arquivos no formato MAX, padrão do 3ds Max. Só com o 3ds Max é que podemos ler esse tipo de arquivo. Sei que vários usuários do 3ds Max acompanham o Blog, então resolvi fazer um apanhado com os principais blocos e até cenas completas para download. Mesmo que eu não consiga aproveitar os modelos 3d, divulgo o local em que os mesmo podem ser copiados.

O primeiro conjunto de modelos é uma biblioteca de móveis e texturas diversas, publicado por um estúdio da Hungria. Se você não fala a língua deles, ficará perdido no web site, mas a imagem é mais sugestiva.

Blocos 3ds max

São aproximadamente 20 modelos com móveis diversos. Para fazer o download, visite esse endereço.

Outro recurso interessante é o conjunto de móveis disponibilizado por um estúdio chamado Pixelbox. Existem várias opções de cadeiras e móveis com design contemporâneo. A maioria deles foi modelada e salva com o 3ds Max 9.

Blocos 3ds max

Para fazer o download, visite esse endereço.

Para finalizar, o estúdio dorensy disponibilizou vários modelos para download gratuito. Visite o web site deles e escolha a opção “Free” na esquerda. São apenas quadro modelos, mas de ótima qualidade, ao menos é o que indica as imagens disponibilizadas e os comentários das pessoas que fizeram o download.

Blocos 3ds max

Lembrando que a maioria desse material foi salva com o 3ds Max, se você não usa essa ferramenta, provavelmente não poderá importar ou ler esses arquivos. Caso aconteça algum tipo de erro na hora em que o arquivo estiver sendo aberto, pode ser devido à incompatibilidade de versões do Max.

Bem que eles poderiam disponibilizar os modelos em 3DS também, para que usuários do Blender pudessem aproveitar desses modelos!