A facilidade de modelagem do SketchUp é um chamariz muito grande para a maioria dos arquitetos e estudantes de arquitetura, que precisam elaborar maquetes eletrônicas de projetos. Agora, quando a facilidade de uso do SketchUp é aliada ao poder de renderizadores como o V-Ray, esse poder é potencializado e ele se transforma em uma verdadeira ferramenta de visualização de projetos. Apesar de ser compatível com um grande número de renderizadores, a fama do V-Ray faz com que a maioria das pessoas ainda o procure como renderizador para os seus projetos.

A empresa que desenvolve e comercializa o V-Ray para o SketchUp, disponibiliza vários tutoriais que mostra como usar e configurar o renderizador. O material está em inglês, mas é uma ótima opção para quem não sabe nada sobre a integração dos dois.

V-Ray e SketchUp

Ainda fico intrigado sobre como as soluções aparentemente mais fáceis, podem às vezes confundir as pessoas. O SketchUp tem os seus méritos sim, mas o que faz uma pessoa abdicar do uso de uma ferramenta gratuita, para encarar o V-Ray que é pago, e muito bem pago por sinal. Fico me perguntando se as pessoas que me escrevem com dúvidas sobre como usar o V-Ray para o SketchUp, realmente possuem a licença de uso do mesmo?

Seria mais ou menos como adotar o Blender 3D, como ferramenta de modelagem e comprar o Mental Ray para renderizar. Não há nada de errado com isso, mas é estranho adotar uma ferramenta de modelagem gratuita (por ser gratuita) e usar um renderizador de 1000 dólares.

Bem, se é por falta de informação eu posso ajudar!

Além do V-Ray o SketchUp é compatível com dois ótimos renderizadores gratuitos, isso mesmo, gratuitos! Ele pode usar o Kerkythea e o Indigo. Ambos são baseados em física real, de maneira semelhante ao que faz o Maxwell render. Se você trabalha com visualização arquitetônica já deve ter ouvido falar sobre o Maxwell. Ele é uma poderosa ferramenta de visualização, que produz imagens hiper realistas.

Claro, eles não são simples de usar. Ambos exigem um pouco mais de trabalho para configurar, mas o trabalho compensa a economia com o renderizador.