Clicky

Tutoriais de SketchUp e V-Ray

A facilidade de modelagem do SketchUp é um chamariz muito grande para a maioria dos arquitetos e estudantes de arquitetura, que precisam elaborar maquetes eletrônicas de projetos. Agora, quando a facilidade de uso do SketchUp é aliada ao poder de renderizadores como o V-Ray, esse poder é potencializado e ele se transforma em uma verdadeira ferramenta de visualização de projetos. Apesar de ser compatível com um grande número de renderizadores, a fama do V-Ray faz com que a maioria das pessoas ainda o procure como renderizador para os seus projetos.

A empresa que desenvolve e comercializa o V-Ray para o SketchUp, disponibiliza vários tutoriais que mostra como usar e configurar o renderizador. O material está em inglês, mas é uma ótima opção para quem não sabe nada sobre a integração dos dois.

V-Ray e SketchUp

Ainda fico intrigado sobre como as soluções aparentemente mais fáceis, podem às vezes confundir as pessoas. O SketchUp tem os seus méritos sim, mas o que faz uma pessoa abdicar do uso de uma ferramenta gratuita, para encarar o V-Ray que é pago, e muito bem pago por sinal. Fico me perguntando se as pessoas que me escrevem com dúvidas sobre como usar o V-Ray para o SketchUp, realmente possuem a licença de uso do mesmo?

Seria mais ou menos como adotar o Blender 3D, como ferramenta de modelagem e comprar o Mental Ray para renderizar. Não há nada de errado com isso, mas é estranho adotar uma ferramenta de modelagem gratuita (por ser gratuita) e usar um renderizador de 1000 dólares.

Bem, se é por falta de informação eu posso ajudar!

Além do V-Ray o SketchUp é compatível com dois ótimos renderizadores gratuitos, isso mesmo, gratuitos! Ele pode usar o Kerkythea e o Indigo. Ambos são baseados em física real, de maneira semelhante ao que faz o Maxwell render. Se você trabalha com visualização arquitetônica já deve ter ouvido falar sobre o Maxwell. Ele é uma poderosa ferramenta de visualização, que produz imagens hiper realistas.

Claro, eles não são simples de usar. Ambos exigem um pouco mais de trabalho para configurar, mas o trabalho compensa a economia com o renderizador.

2017-04-11T11:03:01+00:00 By |Maquetes Eletrônicas|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. REINALDO FERREIRA JR 14/03/2008 em 9:00 am

    Hoje que se espera do renderizadores são qualidade e facilidade no manuseio, o que v-ray ofereçe.
    Mas se tivesemos mais pessoas usando os softweres livres,teriamos com certeza mais tutoriais.
    Eu mesmo até hoje não encontrei um manual para kerkythea somente tutoriais que não estão atualizados.

  2. Alexandre Mendes da Silva 15/05/2008 em 4:17 pm

    Que pena. tendo ferramentas como o Google, o nosso bom amigo Allan e um pouco de paciência na leitura descobriria-se um ou outro tutorial em português do kerkythea, meu render favorito.

  3. Samuel Ferreira 12/02/2009 em 2:20 pm

    Iniciei um trabalho num escritorio de desing de interiores e estou desenhando no sketchup , mas queria muito saber como melhorar meus desenhos para ficarem com cara realista como esses que vcs apreesentam . Por gentileza se puderem me dar umas dicas de algum programa .
    Grato .
    Samuka

  4. aline marques 13/04/2009 em 3:04 pm

    Olá! Sou designer de Interiores e quero melhorar minhas apresentações! Li sobre o V-Ray, o Su Podium, mas não consegui baixar nada, nem comprar! Gostaria de saber o que é mais tranquilo usar e um tutorial de algum deles, também li sobre o INDIGO e KERKYTHEA. Espero resposta! Desde já agradecida!

  5. Adriano Lacerda 23/07/2009 em 2:18 am

    E mano bleza, estou aprendendo a usar o sketchup, gostaria de saber se vc pode disponibilizar o tutorial do V-Ray para mim. Abraço

  6. Ricardo 09/12/2009 em 7:55 am

    Gostaria de saber, como faço para tirar a mesagem do Vray para SketchUp, (DRSpawner) pedindo para dar CTRL+C para sair??

Deixar Um Comentário