Se existe uma coisa sobre a qual todos que trabalham com computação gráfica deveria saber são as curvas. Principalmente as chamadas curvas Bézier, desenvolvidas por um matemático Frances com nome homônimo. Mesmo as pessoas que trabalham com 3d, precisam aprender a utilizar esse tipo de curva para criar alguns tipos de modelos 3d, mas os profissionais que lidam com ilustração tem obrigação em dominar esse tipo de ferramenta. As curvas Bézier são a base da ilustração 2D. Para ilustrar bem o funcionamento dessas curvas em várias ferramentas, desde as de ilustração até a edição de vídeo, encontrei esse ótimo tutorial em vídeo que na verdade é um episódio de um videocast.

No vídeo o autor promete continuar o tutorial, com uma segunda parte, mas aparentemente ele se esqueceu de produzir a continuação. Mesmo assim o vídeo é muito interessante!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=umoK473vTAY

No começo do tutorial o autor exemplifica as ferramentas que podem usar curvas Bézier, ele cita apenas softwares da Adobe, mas praticamente todos usam. Desde o Corel Draw, Blender 3D, Inkscape, Gimp e outros. Em resumo, qualquer software que lide com curvas acaba usado esse mesmo sistema.

O autor começa explicando a maneira mais simples de criar esse tipo de curva, que funciona de maneira semelhante em todas as ferramentas. Você aciona a ferramenta de desenho e clica uma vez com o mouse, arrasta o mesmo até uma nova posição e clica mais uma vez para criar uma linha reta. Usando essa mesma técnica é possível pressionar a tecla CTRL, para que as linhas fiquem restritas a ângulos múltiplos de 45 graus. Assim as retas ficam mais ortogonais.

Outro método para criar essas curvas, consiste em clicar e deixar o botão do mouse pressionado. Arrastando o mouse, uma curva é criada. A forma da curva criada é mais complexa, possibilitando uma gama maior de formas.

Mas mesmo quem cria as linhas retas, pode depois deformar as mesmas para ter como resultado as curvas. Em alguns softwares essas curvas recebem nomes especiais, como no Corel Draw os pontos de controle das curvas são chamados de cúspede, simétrico e suave.

Assista ao tutorial para aprender mais sobre o comportamento desse tipo de ferramenta em softwares da Adobe. Caso você nunca tenha prestado muita atenção nas curvas, pelo fato de ser uma ferramenta tão simples, quem sabe falta descobrir alguma coisa que o autor do vídeo pode ensinar?