Clicky

Aprenda a fazer um jogo completo com Softimage e XNA

Estava eu aqui calmamente pesquisando algumas coisas para o tutorial que estou preparando, sobre a integração do Blender com a engine Crystal Space, quando descobri um tutorial que tem o mesmo princípio, mas com ferramentas diferentes. Um desenvolvedor chamado Dan Waters publicou em seu blog uma série de vídeos que mostram como usar o Softimage XSI Mod Tool em conjunto com o Microsoft XNA Game Studio Express, plataforma de desenvolvimento e engine para o Xbox 360.

Como em teoria, os dois tutoriais têm objetivos semelhantes apesar de usarem tecnologias diferentes, resolvi assistir aos vídeos para me inspirar. Para minha surpresa o material é de excelente qualidade, o melhor ainda é que o autor só usa ferramentas gratuitas! Tanto o Softimage Mod Tool quanto o XNA, são plataformas gratuitas.

Tutorial Softimage XSI e XNA

O tutorial está em vídeo, dividido em várias partes. Antes que você tente fazer o download do mesmo ou assistir aos vídeos por streaming, devo fazer uma ressalva. O autor fez a infeliz escolha de usar serviços da Microsoft para hospedar os vídeos e arquivos. Esses serviços são simplesmente horríveis! Todos os vídeos estão no MSN Vídeo, que fica “empurrando” vídeos com propaganda, para que você possa acessar o conteúdo desejado. Já o serviço SkyDrive, que teoricamente permitiria fazer o download dos mesmos vídeos no formato WMV, simplesmente se recusa a enviar o arquivo.

Resumindo, será necessário usar o MSN vídeo para assistir! Como estava curioso para aprender, então tive paciência e aguardei pacientemente o início de cada tutorial. Seria tão mais simples usar o Vimeo ou YouTube, mas paciência, nem tudo é perfeito.

Mas vamos ao que interessa, o tutorial aborda vários aspectos da produção de um jogo, desde a modelagem 3d até a manipulação do material na engine. Esses são os capítulos disponíveis no tutorial:

  1. Introdução ao tutorial
  2. Projetos com o XSI Mod e XNA: Nesse vídeo o autor explica as vantagens em usar as duas ferramentas em conjunto. O XSI já disponibiliza um plugin que permite enviar modelos 3d diretamente para o XNA.
  3. Criando um modelo 3d no XSI Mod Tool: Como o título sugere, nessa parte o autor faz uma breve introdução ao XSI e cria um modelo 3d simples. Ele cria um chapéu pirata.
  4. Exibindo o modelo no XNA: O próximo passo é exibir o modelo 3d no ambiente do XNA.
  5. Aplicando texturas: Agora o autor explica como aplicar texturas no modelo, de maneira que essas texturas possam ser exibidas no XNA.
  6. Configuração e animação para o XNA: Essa é uma das partes mais longas do tutorial, o autor explica como fazer para animar o objeto no XSI Mod Tool, de maneira que a animação seja interpretada de maneira eficiente no XNA.
  7. Criando um jogo: Outra parte longa do tutorial, agora com o modelo pronto o autor começa a efetivamente criar um jogo. Para quem estuda desenvolvimento de jogos, essa parte é especialmente interessante!
  8. Criando a música e os sons
  9. Áudio no XNA com o XACT: Aqui o autor explica como cria um banco de sons para o jogo, com essa ferramenta do DirectX framework chamada XACT.
  10. Configurando o jogo para o controle do Guitar Hero: Para deixar o jogo ainda mais interessante, o autor mostra nesse vídeo como configurar os movimentos para o controle do jogo Guitar Hero.
  11. Lidando com configurações complexas e revisão do código: Aqui o autor faz um apanhado geral sobre o código do jogo.
  12. Conectando o jogo com o Xbox 360 e conclusão: Na parte final, o autor mostra como conectar o seu jogo com o Xbox 360.

O tutorial é interessante, o que tornou a experiência desagradável foi a infeliz escolha dos serviços da Microsoft para mídias na Web. Mas, pela curiosidade em aprender até que valeu a pena. Mas espero sinceramente nunca mais precisar usar o serviço de vídeo da MSN.

Sobre o tutorial com Blender e Crystal Space, resolvi mostrar como é a integração do Blender com a ferramenta usada no projeto Apricot. Esse artigo, foi sugestão de um leitor, deve ser publicado ainda essa semana.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Error.404 17/03/2008 em 4:15 pm

    Muito bom esse artigo, era o que estava querendo, e realmente o msn videos é péssimo, mais eu nen estou visualizando eles, ja que você disse que é bom é porque deve ser mesmo 🙂 , e são pequenos tambem, ja to pegando todos..

  2. witalo 16/08/2008 em 3:19 pm

    eu quero aprender a fazer um jogo

  3. rafael 06/03/2009 em 11:27 pm

    ei cara..aonde eu pego esse tutorial?

  4. victor 30/06/2009 em 8:08 am

    muito bom

  5. Eduardo Lobo 21/06/2010 em 11:21 am

    Bom dia Allan, tenho visto seu site já à algum tempo, sou amante de desenhos, trabalhos gráficos e tudo relacionado.
    Sou programador e termino minha faculdade agora. Quero começar a aprofundar meus conhecimentos em Blender e desenvolver algo legal junto com xna.
    Gostaqria de saber se posso tirar dúvidas com vc qnd não encontrar soluções na net. Já estou tendo problemas com armadura por exemplo.
    Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

Deixar Um Comentário