Para quem queria testar o recém lançado AutoCAD 2009, a Autodesk disponibilizou de maneira gratuita a versão de testes desse AutoCAD. Ainda não foi dessa vez que vimos uma versão PLE do AutoCAD, incrível como a mesma empresa pode oferecer o Maya como versão PLE, mas não trabalha com a mesma política, para o AutoCAD. Bem, que quiser fazer o download dessa versão tem trinta dias para testar e avaliar a ferramenta antes que ela pare de funcionar. Eu farei o download apenas para me atualizar rapidamente sobre como ele funciona. Apesar de não usar mais o AutoCAD, eventualmente preciso dar aulas sobre ele ou então prestar consultoria para escritórios de arquitetura.

AutoCAD 2009

Na maioria dos casos uso o AutoCAD disponibilizado pela escola em que ministro aulas, para preparar material de aula, mas antes de preparar o material é necessário entender as novidades e como isso pode influenciar no plano de ensino.

Caso você não lembre, essa nova versão do AutoCAD apresenta algumas novidades, sendo uma delas a nova interface Ribbon, semelhante à organização do Office 2007. Essa é a novidade mais marcante do CAD, fora isso não há nenhum recurso que justifique uma atualização por parte de usuários. Para comprovar isso, não faz muito tempo em que tive que ajudar um escritório na construção de alguns objetos 3d, em que eles ainda utilizavam o AutoCAD 2000 como ferramenta de desenho. Para a maioria das tarefas diárias, essa versão do AutoCAD é mais que suficiente e são poucas as pessoas que tem disposição e dinheiro para ficar atualizando o software a cada ano.

O Trial do AutoCAD 2009 não resolve a vida de todas as pessoas. Hoje mesmo já fui consultado por alguns colegas que trabalham com projetos arquitetônicos, eles estão preocupados que um novo AutoCAD apresenta um novo arquivo DWG. Com certeza, pode contar com uma nova versão do DWG com a atualização do software. Se você quiser fazer o download do AutoCAD 2009 trial, visite esse endereço. Será necessário se cadastrar na Autodesk.

Para essas pessoas que precisam apenas visualizar os arquivos DWG, sem a necessidade de editar os arquivos, existe uma ótima opção chamada Autodesk Design Review 2009. Essa ferramenta pode ser copiada de maneira gratuita, sendo a melhor opção para quem quiser apenas visualizar arquivos DWG do AutoCAD 2009.