Configuração ideal para render com V-Ray

Apesar de existirem inúmeros tutoriais sobre o V-Ray na internet, quando um usuário inicia o trabalho com esse renderizador, se depara com uma quantidade razoável de opções e configurações para o render. Na semana passada, recebi um e-mail de um usuário do 3ds Max, perguntando qual era a melhor maneira de configurar o V-Ray? Na verdade isso é muito relativo, depende da sua cena. Para ajudar esse usuário, lembrei de um artigo que li há muito tempo atrás, nos fóruns do ChaosGroup que é a empresa desenvolvedora do V-Ray. Nos fóruns, um artista fez essa mesma pergunta ao Vlado, que podemos chamar de “Pai” do V-Ray. E por incrível que pareça, ele respondeu com uma configuração universal do V-Ray para render de alta qualidade.

Quer ter uma idéia do resultado da configuração? A imagem abaixo foi renderizada com essas configurações:

COnfigurações ideais para o V-Ray

A qualidade do render na imagem é muito boa, mas existe um pequeno contratempo nas configurações, analisando a imagem original é possível visualizar o tempo total de render, que foi de aproximadamente 1 hora e 17 minutos.

Antes de prosseguir, caso você já queira conferir as configurações, esse é o link para o artigo nos fóruns da asgvis. Não sei o motivo, mas os fóruns da chaosgroup estão inacessíveis para usuários inativos como o meu. Eu apenas visitava o fórum para ler as mensagens, como não tenho licença do V-Ray ficava difícil de participar.

Bem, voltando ao assunto do artigo, se você visitar o fórum do asgvis, um dos usuários gentilmente copiou o texto do Vlado. Logo na primeira mensagem você visualiza as dicas. Na verdade ele coloca várias recomendações de configuração, para uso genérico. Além das configurações, ele orienta como ajustar os parâmetros para deixar a renderização mais rápida.

As configurações recomendadas por ele para o V-Ray, se aplicam a qualquer ferramenta 3d e sistema operacional, mas ele mesmo chama a atenção para a perda de performance na geração da imagem final. Então, use com cautela as configurações sugeridas por ele. No final da mensagem, podemos encontrar um link para várias imagens resultantes do uso dessas configurações.

Nada melhor que uma dica de quem realmente entende de V-Ray, como o Vlado.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 comentários sobre “Configuração ideal para render com V-Ray”

  1. Pingback: Jose Carlos Rocha » Blog Archive » 9 maneiras de melhorar as suas renderizações com Mental Ray
  2. ola eu gostei da foto principalmente porque sou marceneiro e adoro ver fotos de moveis e tambem porque estou tentando aprender mais um pouco sobre o que eu ja sei eu faço alguns projetos usando o modula 3d que trabalha integrado com o cad 2002 e estou agora buscando novos programas e me indicaram o sketchup e o v-ray para renderizar mas nao consigo baixar ele gratuito voce sabe algum lugar que eu possa fazer isso se souber por favor me diga e parabens pela foto se tiver mais adoraria velas um abraço tchaul

  3. Ol Alan, eu queria muito saber sobre essa configurao, porm o link d n encontrado…..ento tentei entrar no forum do asgvis, q tb n entra…..teria como vc me ajudar? Passar as informaes? Ou qualquer outra coisa? rsrs
    Agradeo sua ateno e tenha um bom dia!

  4. Prezado Allan,

    tudo bom?
    Preciso de uma ajuda sua…
    Utilizamos 3Dmax 2009 e After Effects Cs4 lá na empresa.
    Me pediram para pesquisar e montar dois renderfarms. Um com 10 maquinas e outro com 20.
    Pesquisando…Me indicaram a configuração abaixo mas preciso saber se realmente é o mais indicado e quais os sistemas operacionais e aplicações devo colocar nos farms para ter a melhor performance. linux ou Windows com SO?

    Abs…

    Marcelo A. Curci

  5. olá Allan, eu gostaria muito de saber onde posso encontrar apostilas sobre v-ray.principalmente sobre como configurar.

  6. Olá Allan.
    Estou com alguns problemas que não consigo resolver de jeito nenhum e por incrível que pareça também não acho a solução na internet.
    Nas últimas semanas andei me aventurando no 3d studio max. Como sempre ouvi falar muito bem do vray e inclusive já o usei no Sketchup resolvi usá-lo também no 3ds max, mas aí é que vem os problemas.
    1. Como faço para ativar o vray no 3ds max? Já tentei alguns tutoriais mas nunca dá certo. Devem ser os 5 anos só de blender, a interface do studio max ainda me confunde um pouco.
    2. Não sei como aplicar texturas nos objetos. Já baixei diversos materiais no vray materials mas simplesmente não sei como usá-los.
    3. Como faço para renderizar uma animação? Já achei tutoriais onde uma imagem é renderizada mas nunca toda a animação.
    Se puder me ajudar agradecerei muito. Eu aprendi a mexer no blender graças ao seu site, sei que pode me ajudar uma vez mais.

    Obrigado pela atenção.

  7. Alan….muito bom suas dicas….há uma que me interessa muito que sao as config. do vray feitas pelo Vlado….mais o link parece estar desativado: esse é o link para o artigo nos fóruns da asgvis. Não sei o motivo, mas os fóruns da chaosgroup estão . Como posso encontrar isso..vc teria o arquivo para me disponabilizar???

    Agradeço e feliz 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *