Clicky

Controle energético nas maquetes eletrônicas do SketchUp

Como fazer para incrementar as suas maquetes eletrônicas? As técnicas e ferramentas que você pode usar para conseguir resultados hiper-realistas são variadas. Essas mesmas técnicas hoje em dia não são mais um diferencial, mas se transformaram em padrão. Ou você apresenta trabalhos com o mesmo nível de qualidade, ou então não poderá competir com outros artistas por um espaço no mercado de trabalho. Para conseguir se destacar no mercado é necessário agregar mais valor aos seus trabalhos. Isso pode ser atingido com um pouco de reflexão em relação ao que produzimos. Qual o objetivo de uma maquete eletrônica?

Apesar do cunho filosófico desse questionamento, entender o produto é fundamental para planejar o seu diferencial. Hoje em dia, algumas das coisas que estão mais em voga na mídia são o controle ambiental e eficiência energética das edificações. Quem trabalha com modelagem 3d, principalmente para arquitetura deve estar antenado para esses detalhes.

Quem trabalha com maquetes eletrônicas, provê apenas uma maneira de visualizar um projeto antes que o mesmo esteja concluído. Só isso! Como expandir as suas possibilidades?

EnergyPlus - Análise e eficiência energética

O que acha de fazer maquetes eletrônicas para visualização, e ainda por cima oferecer aos seus clientes uma análise da eficiência energética da edificação? Já pensou em oferecer um serviço de computação gráfica com responsabilidade ambiental? Aposto que você nunca havia pensado nisso.

Para essa tarefa, descobri na semana passada uma ferramenta incrível chamada EnergyPlus. Ela foi desenvolvida pelo governo americano, para oferecer uma maneira de calcular a eficiência energética de edificações. Para melhorar o impacto da descoberta, duas características chamam a atenção em relação ao EnergyPlus:

  • Código open source
  • Compatível com o SketchUp

Isso mesmo! A ferramenta é de código aberto, podendo também ser integrada com o SketchUp. A integração com o SketchUp foi o que me chamou mais a atenção. Também é possível fazer a análise sem uma ferramenta visual como o SketchUp, mas interagir com o modelo 3d deixa o EnergyPlus mais atrativo para artistas.

Funciona assim:

  • Você faz o download da versão completa do EnergyPlus
  • Instala o EnergyPlus
  • Faz o download do plugin para SketchUp
  • Cria o modelo 3d no SketchUp
  • Roda a análise energética diretamente no SketchUp, com interação visual

Infelizmente o SketchUp é a única ferramenta de modelagem compatível com o EnergyPlus.

Outro ponto importante, no web site oficial é possível fazer o download dos perfis climáticos para várias regiões do globo (Sim, o Brasil está lá). Seria impossível trabalhar com análise energética sem o cruzamento com informações climáticas.

Ainda estou aprendendo a usar essa ferramenta, mas quando tiver mais domínio sobre o processo, publico um tutorial detalhado sobre como usar a ferramenta com o SketchUp. Aqui tem um tutotial em inglês para quem quiser se adiantar.

Para fazer o download dos softwares é necessário se cadastras no web site do departamento de eficiência energética e energias renováveis do governo Americano, que hospeda e mantém o EnergyPlus.

Pronto! Agora você já tem uma opção interessante a oferecer aos seus clientes que trabalham com construção civil! Quem sabe esse é o diferencial que você estava procurando?

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

15 Comentários

  1. Yorik 16/04/2008 em 7:25 pm

    Incrível isso!!!

  2. Roberto 17/04/2008 em 11:21 am

    Grande Allan,

    Muito bom!…
    Muito interessante!
    Mesmo.
    Imagino como será o Livro de sua autoria sobre o Google SkecthUp. Muito interessante também.
    Estou aguardando informe ao lançar.

  3. Marcelo Braga 17/04/2008 em 12:21 pm

    Alan,

    Parabéns pela iniciativa. gostaria de entrar em contato por email para trocar informações sobre o uso do energy plus com Sketchup. Abraços.

  4. Allan Brito 17/04/2008 em 1:44 pm

    Olá Marcelo,

    Pode enviar o e-mail para esse que aparece nos comentários.

    Abraços

  5. Fernandes 09/06/2008 em 4:25 pm

    amigo eu estava procurando algum Software que analisa se o conforto termico de projetos em 3D do CAD porem já estava desanimando por não ter encontrado nada mas este aqui podera me dar um novo animo embora não tenho o dominio do SkecthUp mas vou tentar aprender os dois.

    muito obrigado
    e se poder me avisa quando tiver mais informações arespeito realmente estou grato.
    um abraço.
    ARQ. Fernandes

  6. Marcio 29/08/2008 em 11:56 am

    Olá Alan,
    fiquei muito interessado nesta ferramenta (SketchUp em combinação com energy plus).
    poderias me auxiliar nesta questão.
    marcio

  7. […] escrevi aqui no blog, sobre o uso de uma ferramenta chamada Energy Plus, que foi desenvolvida pelo governo americano, permitindo que o SketchUp seja usado como ferramenta […]

  8. Celina 12/11/2008 em 3:49 pm

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber se você conhece alguém que possa me ensinar a mexer com o Energy Plus no Sketchup. Moro no Rio de Janeiro e tenho urgência em aprender o software. Aguardo retorno. Obrigada

  9. fernanda 07/09/2009 em 12:55 pm

    Olá!
    Sou estudante de Arquitetura, é estou fazendo meu estágio sobre desempenho térmico em edificações de interesse social. Tive a oportunidade de conhecer o EnergyPlus a pouco tempo e ainda estou aprendendo.
    Gostaria de saber mais informações sobre o programa e como utilizo-o juntamente com o SketchUp.
    Aguardo retorno.
    Fernanda

  10. Paulo 02/03/2010 em 12:29 am

    Muito bom. Parabens é de gente assim que o Brasil precisa.

  11. Vanessa Pündrich 25/03/2010 em 6:31 pm

    Allan,
    Faço engenharia civil em Curitiba.
    Atualmente, estou trabalhando em um projeto em que tentamos fazer um traço de concreto com agregados recicláveis e que visa, principalmente, o conforto térmico em pequenas edificações (como, por exemplo, casas populares).
    Ouvi falar do Energyplus, procurei mais informações na internet, mas não acho as informações que realmente necessito. Eu precisaria saber como o Energyplus trabalha; se tu põe os dados da edificação, expessura as paredes, material de que é feita, densidade, temperatura ambiente, clima… Enfim, em que ele se baseia para mostrar os resultados.

    Agradeço pela ajuda e aguardo contato via e-mail.

    Vanessa Pündrich.

  12. Allan Brito 25/03/2010 em 11:54 pm

    Oi Vanessa,

    O Energyplus trabalha com base em dados apenas. Para adicionar conteúdo nele é preciso criar arquivos de texto com as informações, assim ele gera os relatórios necessários.

  13. Felipe Pandolfo 13/04/2010 em 6:38 pm

    Boa tarde Allan,

    Gostaria de saber se vc faz a simulação de desempenho térmico com o energyplus e sketchup de um projeto residencial de aproximadamente 120m2? Qual o valor?

    abraços

  14. Thaís 09/11/2011 em 1:47 pm

    Você conhece algum curso de Energy Plus no Rio de Janeiro?
    obrigada

  15. Felipe Meneses 17/03/2012 em 7:21 pm

    Parabéns pela matéria e pelo site
    Gosto muito das suas postagens
    Obrigado

Deixar Um Comentário