Blender 3D 2.46 amanhã?!

Ao que tudo indica, amanhã será o grande dia para o lançamento oficial do Blender 2.46 para todos os usuários, pelo menos é isso que se especula em todos os web sites e listas de discussão sobre o Blender. O sinal mais claro que o lançamento será realizado amanhã, é que o desenvolvimento do Blender está oficialmente em BCon 5. Isso quer dizer que o SVN está “congelado”, para qualquer tipo de alteração, ou seja, todos os bugs e problemas das versões Release Candidate foram corrigidas. Como eu fico sempre curioso nesses lançamentos, comecei a fazer uma pequena investigação, para reunir os fatos para o lançamento do Blender 2.46.

Antes de qualquer coisa, mencionei que o Blender está em BCon 5, para quem não sabe o que isso significa, o desenvolvimento do Blender é dividido em vários estágios que demonstram o quão próximo uma nova versão está do lançamento. Para saber mais sobre isso, visite esse endereço com a descrição completa dos estágios.

Agora vamos aos fatos, o primeiro e mais obvio é que a pasta que deve receber o Blender 2.46 nos servidores da fundação Blender está pronta. No momento em que escrevo esse artigo não existe nenhum arquivo lá, mas com o passar das horas é lá que os instaladores estarão.

Outro fato, na Wiki do Blender existe uma lista com as tarefas a realizar para o lançamento, não sei a freqüência com que as informações são atualizadas, mas pelo que existe lá ainda para ser feito, o pessoal deve virar a noite compilando o Blender 2.46. Apenas os binários do Windows e OSX PPC estão marcados como prontos, no momento em que escrevo esse texto.

Por último, aquela lista de correções que faltavam ser realizadas para o lançamento do Blender está quase toda marcada como concluída. Apenas dois problemas ainda constam na ToDo como ainda não resolvidos, ambos relacionados com o NLA Editor. Inclusive, um deles reporta que o NLA Editor tem um bug que pode excluir keyframes! Espero que o erro tenha sido corrigido e a página esteja apenas desatualizada.

Bem, esses são alguns dos fatos que consegui reunir hoje que indicam um lançamento eminente para amanhã. O mais significativo é o BCon 5, que aponta para a compilação do Blender para os mais variados sistemas operacionais. Assim que eu ficar sabendo do lançamento, publico aqui.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Blender 3D 2.46 amanhã?!”

  1. Olha só, na pagina do todo diz lá em baixo:
    “This page was last modified 19:57, 18 May 2008”
    Ou seja, hj, lá pelas 20h.
    Se nao for amanha, estamos bem proximos..

  2. Eu testei as versões RC do Blender até a RC4 percebi um bug que não foi resolvido. Trata-se da opção xml do YafRay, quando esta opção esta desativada e acionamos o render o Blender.exe da um erro e precisa ser fechado. Da para renderizar tranquilo sem o progresso do render, mas quando esse botão é desativado ele da erro. Pelo menos isso não acontecia no Blender 2.45. Tomara que isso tenha sido resolvido na versão final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *