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Revista BlenderArt 16 disponível para download

Já está disponível para download o número 16 da revista BlenderArt, que é especializada em trazer matérias e tutoriais sobre o Blender 3D. Para quem não conhece, essa revista é editada por entusiastas do Blender 3D, que organizam periodicamente matérias e tutoriais enviados por artistas de todo o mundo, falando sobre um tema especifico do Blender. O número atual tem um título inusitado, ela fala sobre o “fator Wow!”, que pode ser traduzido como aquela expressão de surpresa que uma pessoa solta, quando vê uma imagem impressionante.

Para trabalhar esse fator no Blender, a revista se foca basicamente em efeitos e técnicas para gerar fumaça e outros efeitos especiais.

Veja aqui uma lista completa, com as matérias e tutoriais:

  • Criando pele realista com Subsurface Scattering de múltiplas camadas: Para quem trabalha com modelagem de personagens, esse artigo mostra como configurar materiais que representem a pele humana, de maneira realista. Além do material o artigo cita algumas dicas sobre iluminação também.
  • Criando fumaça realista no Blender: O próprio nome mesmo diz, o tutorial ensina técnicas para criar o efeito de fumaça de maneira realista no Blender. No final do artigo, o autor ainda mostra como deixar a fumaça ainda melhor, que alguns truques no editor de nós.
  • Animando a fumaça em forma de redemoinho: Fazer a fumaça não é suficiente, nesse tutorial o autor mostra com o fazer para animar as partículas em forma de redemoinho.
  • Criando cabelo para um personagem de lobo: Se você ainda não tentou fazer cabelos no Blender, aproveite essa chance para conhecer as técnicas com esse artigo. O autor aplica pelos em um personagem canino, um lobo. Tenho apenas uma ressalva ao tutorial, ele foi criado usando o antigo sistema de partículas.
  • Simulando a superfície do oceano: Esse efeito mostra como elaborar a superfície de um oceano, com os detalhes das ondas e os materiais devidamente aplicados no modelo, para simular a espuma e outros detalhes da água.
  • Criando fogo realista no Blender: Aqui uma dúvida que muitos usuários de Blender têm; com o criar um efeito de fogo? Nesse tutorial, o artista mostra como fazer uso do sistema de partículas, nós e lattices para construir o efeito. O resultado é muito bom!
  • Script para construir objetos com base em múltiplas partes: Aqui temos um script muito legal, ele consegue animar vários pequenos pedaços de objetos semelhantes a planos, para que eles em animação construam aos poucos um outro objeto mais complexo. Tudo isso é feito por um script em Python, que pode ser copiado no endereço fornecido no artigo.
  • Produzindo a animação LightBulb: Para finalizar, uma matéria falando sobre a produção dessa animação que faz uso intensivo de efeitos.

É isso! Se você quiser copiar a revista, pode fazer isso nesse endereço. O download é totalmente gratuito e além do arquivo PDF, você ainda pode copiar os arquivos usados em algumas das matérias da revista, com o que cria fogo.

2017-04-11T10:38:26+00:00 By |Blender 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. […] Veja abaixo uma pequena lista do conteúdo da revista para esta edição feita pelo Allan Brito: […]

  2. thyago hills 31/12/2008 em 8:54 am

    CAro Allan Brito , não consigo baixar as revistas link quebrado teria possível corrigilos e me enviar uma confirmação por email.

    Grato preciso urgente das revistas!!!

  3. Allan Brito 31/12/2008 em 9:30 am

    Caro thyago,

    O link está correto.
    A mensagem que você está recebendo é que o web site da revista está fora do ar, devido a algum problema no servidor.

    Você precisa aguardar que ele retorne ao normal.

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