Modelando uma cabeça feminina no Blender 3D

Que tal mais um tutorial sobre modelagem 3D? Dessa vez é sobre modelagem de uma cabeça feminina. Um artista chamado Michael Jones, elaborou um tutorial muito bem detalhado sobre o processo de modelagem de uma cabeça. A topologia da cabeça segue as proporções de um corpo feminino, com detalhes e nuances suaves. No total o tutorial é dividido em quatro vídeos de aproximadamente 30 minutos quase, então no material perfaz quase 2 horas de vídeo. Um detalhe interessante em relação aos tutoriais, o autor não narra nada nos vídeos, mas o modelo é construído praticamente em câmera lenta.

Diferente dos famosos tutoriais do tipo “timelapse”, esse é um tutorial em que um usuário iniciante pode até parar para fazer anotações. O melhor ainda, tudo está hospedado no Vimeo, se você for usuário registrado lá, pode fazer o download dos vídeos. Cada um dos vídeos tem mais de 100 MB, no formato MOV.

Para acessar os vídeos, visite esse endereço.

Eles estão divididos da seguinte forma:

  • Parte 1: O começo de tudo, o autor começa a cabeça com um cubo! O processo de modelagem por subdivisão pode ser presenciado aqui, na sua totalidade. Além do cubo e das primeiras divisões no modelo, o autor carrega a imagem de referência que serve como guia para toda a modelagem.
  • Parte 2: Ao final da parte 1, o modelo já está morfologicamente semelhante a uma cabeça, mas ainda faltam muitos detalhes. A quantidade de loops e faces ainda é pequena. A segunda parte mostra como o autor pode adicionar detalhes e novos loops no modelo.
  • Parte 3: Nessa parte o autor adiciona mais detalhes ao modelo, para adaptar e aperfeiçoas a topologia.
  • Parte 4: No encerramento do tutorial, o autor adiciona vários detalhes ao modelo, como dobras nos olhos e nariz.

Não sei dizer com certeza, mas lembram que eu já havia comentado sobre esse tipo de tutorial, que o autor acaba omitindo a modelagem das orelhas? Pois aqui é exatamente o que acontece. Apesar de ser um ótimo tutorial, e mostrar várias partes da modelagem, ele falha em não mostrar a modelagem da orelha.

Mesmo assim, serve como referencia para futuras modelagens. A topologia do modelo está bem organizada.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Modelando uma cabeça feminina no Blender 3D”

  1. Ótima dica! Vou ver se tomo vergonha na cara e volto a estudar o Blender, já que ando tendo um certo interesse em character design 😛 !

  2. eu sei que a modelagem do resto feminino do livro do Reinicke é diferente (é por extrusão)

    mas ele ensina a modelar uma orelha MUITO bem..

    vale a pena!

  3. Assisti á parte um do video do Michael Jones, suas dicas são sempre oportunas. obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *