Clicky

Nova ferramenta para alinhar objetos em 3D no Blender

Desde que assisti ao vídeo de demonstração dos novos recursos desenvolvidos para o projeto Apricot, fiquei curioso para tentar usar as novas opções de alinhamento, com o Snap do Blender. Hoje pela consegui fazer o download de uma versão experimental do Blender, com as ferramentas do Apricot, para poder verificar e resolvi escrever um pequeno tutorial, mostrando as vantagens em usar esse tipo de ferramenta. Antes de qualquer coisa, para seguir no tutorial, caso você queira tentar também, recomendo uma visita ao graphicall.org e procure por builds do Blender, com o nome Apricot. Hoje já existem builds para Windows, Linux e Mac OS.

Para esse tutorial, criei uma cena bem simples para teste. O objeto escolhido para o teste foi um plano, que foi levemente alterado para o tutorial. Faça uma subdivisão no plano, ou outra alteração qualquer no objeto, para que ele fique com a seguinte forma:

Blender Apricot - Snap 01

Podemos usar o extrude combinado com transformações de escala ou translação.

Bem, agora precisamos de um objeto para alinhar sobre o plano. Para não complicar muito, acabei criando um cubo mesmo, mas poderíamos usar qualquer objeto, como uma cadeira.

Blender Apricot - Snap 02

Com os objetos devidamente posicionados, agora ligamos o Snap do Blender (1) no botão indicado na imagem abaixo:

Blender Apricot - Snap 03

Logo ao lado dele, acione também a opção Align rotation with the snapping target (2). Ele é que faz a “mágica” da rotação acontecer. No próximo campo, escolha a opção Face (3), para que o snap use as faces dos objetos para realizar o alinhamento e depois a opção Closest (4), para que a face mais próxima aos objetos seja usada no Snap.

Pronto! Agora, com a tecla CTRL do teclado pressionada, arraste o cubo para próximo das faces. Veja o que acontece quando o objeto é arrastado para a direita e esquerda.

Blender Apricot - Snap 04

Isso ajuda muito na criação de cenários. Claro que eles estão desenvolvendo a ferramenta com o objetivo de ajudar na produção de jogos, mas esse snap tem aplicações para todos que trabalham com modelagem. Já pensou usar esse tipo de ferramenta para ajudar na produção de visualização arquitetônica? Posicionar luminárias ou cadeiras? É só escolher o objeto que o Blender faz o resto! (Até rimou!)

2017-04-11T10:38:22+00:00 By |Blender 3D|7 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Rafael Oliveira 24/06/2008 em 1:52 pm

    show de bola!

  2. Reinaldo 24/06/2008 em 3:31 pm

    Existe algo parecido no Maya?

  3. José Fernando Reinicke 24/06/2008 em 5:23 pm

    Genial Allan!
    Eu já estava feliz com o novo Snap por facilitar algumas operações na modelagem e simplificar a maneira de soldar vertices, edges e faces… Este recurso de alinhamento de objetos realmente me surpreendeu!!!
    Muito Bom!!

    Abraço

  4. Elias 24/06/2008 em 7:12 pm

    Humm muito bom mesmo este novo snap vou dar uma olhada…

  5. Tiago Allen 25/06/2008 em 8:13 am

    Legal essa opção de snap já existe hoje no sketchup, realmente e uma ferramenta que facilita muito o processo de modelagem, principalmente quando o projeto precisa de muito alinhamento e edição de vertices.

  6. Henrique 25/06/2008 em 8:54 am

    Reinaldo,
    existe sim algo parecido no maya.

  7. […] primeira e única melhoria na parte de interface com o usuário é a utilização da nova ferramenta de Snap do Blender. Caso você não esteja lembrado, essa ferramenta já foi comentada aqui no Blog. Com ela é […]

Deixar Um Comentário