Ferramenta permite anotações direto na 3D View do Blender 3D

Mais uma ferramenta sendo desenvolvida para o Blender, proveniente dos esforços criativos de um usuário da comunidade chamado Aligorith. O nome desse recurso é Grease Pencil e ele tem uma função peculiar e que pode facilitar muito o trabalho em equipe no Blender. O objetivo do Grease Pencil é permitir que qualquer pessoa faça anotações em uma camada especial, diretamente na 3D View. Como isso funciona? Para que o Grease Pencil possa ser utilizado, você precisa trabalhar com um modo de trabalho novo, chamado de Grease Pencil e adicionar camadas especiais.

Para conferir o funcionamento da ferramenta, acabei fazendo o download de uma versão experimental do Blender, com a ferramenta em funcionamento para testar. Se você quiser conferir também o funcionamento, visite o Graphicall.org e faça o download de uma versão de testes também. O tutorial a seguir usa essa versão para Windows.

Depois de fazer o download do Blender com o Grease Pencil, podemos começar os testes! Para exemplificar o uso da ferramenta, estou usando um projeto em que tenho trabalhado nos últimos dias, ele é um estudo para a criação de uma galeria de arte.

Assim que você abrir o Blender, pode ativar o Grease Pencil no Menu View.

Isso fará com que um menu próprio apareça. No início, esse menu disponibiliza apenas um botão para ativar o uso do Grease Pencil.

Assim que você ativar o Grease Pencil, escolha o modo Grease Pencil para poder adicionar camadas.

Adicione uma nova camada para poder escrever na 3D View no botão Add Layer e pronto! Agora basta escolher a cor e espessura do traço do desenho.

Com tudo configurado, você pode começar a desenhar sobre o modelo 3d. Se você tiver um tablet ou mesa digitalizadora facilita muito, eu tenho aqui apenas o mouse, por isso meu traço ficou horrível!

O trabalho em equipe pode ser facilitado com esse tipo de ferramenta, um animador pode trocar informações com o diretor ou outro animador, sobre problemas específicos de um projeto, com informações colocadas diretamente sobre o modelo 3d.

Antes eu enviava a imagem renderizada, com as observações realizadas diretamente sobre a imagem, agora posso fazer diretamente no modelo 3d.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Ferramenta permite anotações direto na 3D View do Blender 3D”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *