Como parte do desenvolvimento constante das ferramentas do Blender 3D, mais um recurso, ainda experimental, está em desenvolvimento. Se você acompanha a BlenderNation, deve ter visto o chamado “True Volumetrics” do Blender, que está sendo desenvolvido por um programador de Cuba. Qual o objetivo desse sistema? Com um sistema como esse, será possível simular efeitos como fumaça e fractais de maneira relativamente simples. Na verdade esse novo recurso usa uma mistura dos materiais do Blender com texturas procedurais, para adicionar o efeito no interior dos objetos.

Se você quiser testar o uso desse novo recurso, várias versões de teste do Blender estão disponíveis no graphicall.org, procure por títulos com “True Volumetrics”. Mas devo alertar que o recurso ainda é experimental, portanto use com cautela.

Quem visitar o graphicall vai encontrar uma ótima surpresa! Junto com as compilações de teste, você encontra um pequeno guia com um tutorial explicando o funcionamento da ferramenta. Existem duas versões do tutorial, uma em inglês e outra em espanhol!

Como o tutorial explica bem o funcionamento da ferramenta, não vou escrever nada que o tutorial não tenha comentado.

Para os apressados, você pode encontrar os recursos adicionados ao Blender no painel de materiais.

Uma coisa que você vai perceber ao consultar o tutorial, essa ferramenta padece do mesmo problema que os nós para materiais e composição. Eles não têm uma receita fixa de funcionamento, a quantidade de efeitos e efeitos volumétricos que você consegue atingir é praticamente infinita, tudo vai depender da sua criatividade.

Isso é ao mesmo tempo fantástico para artistas e um pesadelo para as pessoas menos experientes! Já fiz algumas experiências com o uso de nós para composição em sala de aula, sempre que tento fazer um material novo, o resultado é bom quando passo o caminho necessário para chegar ao material desejado.

Mas, quando o objetivo é fazer engenharia reversa a coisa fica bem mais complicada. Os alunos não conseguem elaborar o material.

Por isso você encontra na internet, várias receitas de materiais e efeitos elaborados por usuários, com os nós que são resultados de testes. Eles ficam usando até conseguir um efeito, muitas vezes por acidente.

Claro que isso não está errado, mas demanda um trabalho extra para que usuários menos experientes possam dominar a técnica. O procedimento é muito semelhante ao que é usado para gerar aqueles efeitos mirabolantes com os filtros do Photoshop.

Moral da história? Se você quiser aprender e dominar a técnica, vai ter que praticar bastante, seja a composição com nós ou essa ferramenta que ainda nem foi finalizada.