Como fazer para ficar atualizado na área de computação gráfica? De vez em quando alguém me pergunta isso ou até mesmo manda uma mensagem aqui pelo site, perguntando como fazer para ficar atualizado. Sempre que posso uso a internet para procurar notícias e tutoriais, como fica evidente aqui pelas postagens do Blog, mas às vezes a internet não oferece a mesma quantidade de informação existente em um livro, por isso sou consumidor ávido de livros sobre computação gráfica. Com a volta dos correios, na última semana recebi as minhas últimas aquisições.

Sempre procuro livros por uma demanda específica ou apenas curiosidade. Nesse ponto é importante ter um objetivo claro, para que o seu tempo de leitura seja bem aproveitado.

Nesse próximo semestre, muito provavelmente terei que ministrar aulas de Maya a convite de um colega. Como faz muito tempo que usei o Maya para fins educacionais e essa pessoa disse que tem um parque de máquinas com a versão 2008, a necessidade de me atualizar para poder ministrar as aulas da melhor maneira possível.

Por isso comprei o Introducing Maya 2008, que depois das minhas pesquisas se mostrou uma das melhores opções para aprender Maya, além de se encaixar perfeitamente no objetivo do curso, que é ser uma introdução ao Maya.

Mas, e o Blender 3D? Por que não oferecer o Blender no curso? Essa é uma situação bem diferente, a pessoa encarregada solicitou que o software usado fosse o Maya. Quando sou convidado para ministrar um curso em outra cidade sobre o Blender 3D, ótimo! Mas se a pessoa disse que já tem o Maya, acho que ele não tem interesse em migrar, pelo menos não ainda. Claro que posso fazer uma breve apresentação do Blender no curso ou até mesmo para o dono da empresa, mas isso fica para o final.

O outro livro é uma aquisição obrigatória para qualquer pessoa que queira ter um entendimento mais profundo sobre o funcionamento da iluminação em ambientes 3D. O livro Digital Lighting & Rendering (segunda edição) é a melhor referência no assunto, em língua inglesa.

Já tinha lido a primeira edição do livro emprestado de um amigo há quase dois anos, mas agora surgiu a oportunidade de comprar o livro e não perdi a chance. O que você encontra nesse livro? A explicação de como funcionam as câmeras e luzes em 3D e técnicas de render como radiosidade, Iluminação Global, Final Gathering e outros.

Você não vai encontrar receitas mirabolantes para criar imagens foto realísticas, mas sim a explicação detalhada de como funciona.

Para quem está interessado em aprender mais sobre esses assuntos, recomendo ao menos a leitura desse último que aborda todas as ferramentas 3D. Mesmo estando em inglês, vale a leitura dele para aprender como funcionam as ferramentas.