Clicky

Tutoriais de iluminação para estúdio fotográfico

O assunto iluminação sempre deixa a maioria dos usuários com várias dúvidas, principalmente se o modelo 3d ou cenário virtual precisa de um tratamento especial na parte de luzes. Sempre digo aqui, e não canso de repetir que a melhor maneira de aprender iluminação é estudar fotografia. Se fosse possível fazer uma comparação literal, seria melhor ainda estuda cenografia para teatro. O ambiente dos palcos de teatro é muito similar ao que encontramos em softwares 3d, sem nenhuma iluminação tudo fica escuro! Os cenógrafos precisam adicionar luzes do tipo Spot e outras para conseguir iluminar bem o ambiente, ao mesmo tempo em que passam as emoções da cena.

Se você precisa, ou quer aprender mais sobre iluminação, recomendo uma visita ao Lowel EDU. Esse web site tem dicas fabulosas sobre organização de iluminação para vídeo, que podem ser aproveitadas para ambientes 3D.

My little Product Photo Setup

Lá é possível encontrar vários tutoriais, com ilustrações e fotografias explicando a organização da iluminação no cenário. Entre os tutoriais, destaco alguns:

  • Fundamentos de posicionamento para fontes de luz: Esse é um tutorial generalista, que mostra de maneira geral, com vários fundamentos de iluminação, como o sistema de três pontos. Na página do tutorial é até possível visualizar o efeito da iluminação sobre uma pessoa, de diferentes ângulos.
  • Iluminando entrevistas: Mais um tutorial, explicando em detalhes o processo necessário para iluminar uma entrevista. Assim como nos outros artigos, o material é ilustrado com fotografias de uma entrevista para vídeo.
  • Usos específicos para a luz: Você sabe quando usar cada tipo de luz? Quando usar Spot ou Plano de luz? Esse tutorial explica de maneira rápida os detalhes de cada fonte de luz, assim como a situação mais adequada para usar cada um desses tipos. Para quem não conhece nada de luminotécnica, essa parte dos tutoriais é muito interessante.
  • Glossário de termos técnicos: Para finalizar, considero essa parte do web site uma verdadeiro tesouro! É muito difícil encontrar boas referências para os termos técnicos usados na iluminação, até mesmo para fazer pesquisas mais refinadas. Aqui é possível encontrar vários desses termos bem explicados.

Como de costume, o único inconveniente é que o material está todo em língua inglesa. Mas, acredite em mim, quando digo que vale o esforço para entender um pouco mais sobre iluminação. Por outro lado, como muito dos tutoriais é ricamente ilustrado com fotografias e diagramas, talvez fique até simples de compreender as dicas, mesmo sem dominar a língua.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Marcos Queiroz 13/08/2008 em 12:05 pm

    OI, gosto muito de suas explicações, você podia dar uma explicação de como colocar iluminação em ambientes como você coloca.

  2. Eloi Ferreira 30/03/2009 em 2:32 am

    Olá,não estou conseguindo acertar uma boa iluminação para as minhas fotos,o ambiente é aberto com pouca iluminação trabalho com foto de crianças à noite principalmente em close porém antes trabalhava com fotos analógicas e com sombrinhas rebatedoras e difusoras no qual me davam ótimo resultado.Adquiri uma máquina digital “nikon d40” e por questão de espaço não pude mais usar estas sombrinhas me recomendaram usar um tubo base com lâmpada de 300w sendo que quando uso no modo auto é acionado o flash da máquina as fotos ficam com uma forte sombra,quando coloco em modo P a velocidade cai para 25 e 5 de abert. no qual uma boa parte das fotos saem tremulas no modo manual uso velocidade 40 ou 50 com 5.6 de abert. as fotos ficam nítidas mas um pouco escura .pode me sugerirr algo.obrigado abraços.

  3. JOSÉ ALVES FILHO 06/08/2009 em 10:03 am

    Gostaira de saber tudo sobre estudio fotográfico e iluminação ..etc……um braço. obrigado
    86 94444873

  4. andréa 29/07/2010 em 11:47 am

    bom dia,
    sou fotógrafa em um estúdio especializado em gestantes e bebês, e trabalho com cenários diversificados. Gostaria de saber o que está sendo mais usado hj em dia em termos de iluminação. Trabalho com duas sombrinhas, os fundos e utilizo uma Nikon D 40.
    Obrigada desde já,
    Andréa

  5. Nataniel Menezes Leão 20/08/2010 em 3:41 pm

    Bom! Fotografo há quase 02 anos …mas minha intenção no momento é montar um estudio fotografico básico…para começar… qual máterial necessário para estudio que devo começar??? Aguardo respostas, pois quero comprar!

    Grato!!! NATANIEL MENEZES LEÃO

  6. Ann Mary 21/02/2012 em 6:40 pm

    Fiquei encantada com a sua didática: limpa, abreviada e inteligente. Parabéns! Gostaria de pedir uma ajuda na montagem de um pequeno estúdio que desejaria montar em minha sala para fazer retratos. Disponho de 6m de comp x 4m de larg. Que tipo de iluminação e quais adereços a comprar?.
    Um grande abraço!

Deixar Um Comentário