Clicky

Livros de arte e computação gráfica

Uma coisa que sempre chamou muita a atenção na profissão de arquiteto é a enorme quantidade de livros de arte, especializados em fotografia relacionada a arquitetura. Qualquer escritório de arquitetura ou de design de interiores bem ambientado, é composto por uma pequena biblioteca desse material. Esse tipo de livro serve ao mesmo tempo de inspiração, como uma peça de decoração interessante. Mas e a computação gráfica? Antigamente os profissionais dessa área podiam apenas pendurar na parede cartazes de filmes famosos por usar efeitos especiais inovadores. Isso até que surgisse uma editora especializada em arte digital. O pessoal de arquitetura e design tem a Taschen como forte referência na área. Na arte digital, a editora de maior destaque hoje é a Ballistic Publishing, especializada em arte digital.

Como conheci a Ballistic? Foi em 2005, durante um evento aqui em Recife sobre computação gráfica que conheci o Mark Snoswell (Editor chefe da Ballistic), convidado a fazer uma palestra sobre Spherical Hamonics, a convite do Luciano Neves. Esse evento, chamado de Design Brasil 2005 reunia artistas do Brasil todo, que trabalhavam com os mais variados softwares de computação gráfica, no meu caso eu fiz uma breve apresentação do Blender 3D. Só como curiosidade, foi depois dessa palestra e da boa aceitação do Blender que eu decidi escrever o Blender 3D – Guia do Usuário, pelos pedidos das pessoas que assistiram a apresentação e queriam aprender mais sobre Blender.

Bem, deixando a parte histórica de lado, nesse evento conheci um pouco mais sobre o trabalho da Ballistic com a palestra do Mark Snoswell. Até dois meses atrás ainda não tinha me animado a comprar nenhum livro deles, mas resolvi comprar um em especial, por enfocar muito a parte de visualização de projetos arquitetônicos. Eles têm várias séries de livros, sendo que uma delas chamada de Elemental é especializada em arte criada por softwares da Autodesk, e no seu último número o 3, o livro apresenta quase 40% das imagens relacionadas com visualização de arquitetura. Não preciso dizer que comprei assim que foi lançado. Se você quiser, pode visualizar o livro inteiro em baixa resolução nesse link. As imagens estão pequenas, mas assim é possível avaliar a qualidade das imagens.

O livro em si é um pouco caro, mas digo que vale cada centavo. As imagens são escolhidas a dedo, a impressão é impecável e a entrega foi até rápida. Apesar do livro ser enviado da Austrália, a encomenda chegou em pouco mais de 12 dias, bem mais rápido que a entrega intermediária da Amazon.

Só uma curiosidade, as duas últimas edições dessa série Elemental tem imagens de Brasileiros na capa. A edição 3 tem uma imagem do arquiteto Marcelo Eder, que consegue um nível de realismo incrível com a imagem da capa. O número 2 da série, tem capa do Luciano Neves com a sua famosa imagem da ponte de Londres.

Como sei que algumas pessoas podem até ter interesse em comprar esse tipo de material, mas ficam com receio de fazer compras em web sites internacionais, posso dizer que foi tudo bem tranquilo e fácil. O pagamento foi feito com PayPal, portanto os dados do seu cartão não ficam com a editora, o que é muito mais seguro.

Vou aprender alguma coisa com esse livro? Não! Esses livros são de arte, servem para consultar obras finalizadas, com fins decorativos ou de inspiração. É o tipo de livro para ter no escritório ou mesmo para usar como meta de estudo, um dia quero ter uma imagem publicada no livro! Claro, que essa série em especial só aceita imagens de produtos da Autodesk, mas isso é apenas um pequeno detalhe. Mude a sua meta para “ganhar das imagens da Autodesk”.

Bem, espero que esse depoimento ajude a alguém por se decidir, pela compra ou não do livro.

2017-04-11T10:34:06+00:00 By |Livros|7 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Otavio tatasoka 14/08/2008 em 6:15 pm

    Boa dica!

    Odoro os livros da Ballistic. As imagens são fantásticas! O problema é o preço, como sempre. E é uma pena que publiquem apenas imagens feitas com softwares da Autodesk.

    Espero comprar alguns deles, não só de arquitetura.

    Eu estava falando aqui com um pessoal de Recife que vou me mudar. Pelo o que eu tenho visto, bastante coisa de computação gráfica, inclusive de Blender, acontece aí. 😀

  2. Herbert 14/08/2008 em 6:17 pm

    Cara, acho que deveria ser mais barata por ser patrocinada pela AutoDesk com tanta cara-de-pau.

    Parece até que não tem como conseguir resultados semelhantes (ou até melhores) em softwares como XSI, Cinema 4D ou até mesmo no próprio Blender, que agora com essa nova mania de renderizadores unbiased vem surpreendendo cada vez mais. Mas é claro que o Blender ainda tem uma falta de ferramentas boas, principalmente modificadores e qualidade melhor nos booleanos o que acarreta uma lentidão muito alta nos trabalhos, a produtividade dos produtos da AutoDesk realmente é ótima, mas não é nada que com um pouco de paciência e talento não se possa reproduzir com alguma demora em outros programas.

    O Blender só não está em nível profissional pois coisas muito simples como os booleanos que deveriam ter sido solucionadas nas primeiras versões ainda não funcionam direito.

    Abraço

  3. André J. C. Pires 15/08/2008 em 9:21 am

    Adorei o conteúdo do livro, ver essas imagens inspira bastante a modelagem, só queria saber quanto vc gastou de frete e qual a diferença da HARD COVER e da LIMITED EDITION…

    Ahhh, queria perguntar também sobre o seu livro de maquete eletrônica, em inglês, eu queria saber sobre preço e disponibilidade, onde esta à venda, pois estou terminando minha faculdade e o tema do meu tcc é sobre maquete eletrônica, como gostei bastante do seu primeiro livro sobre o blender, acho que com esse não será diferente, será muito util…

    Obrigado Allan…

  4. Shivas Bjünkiich 16/08/2008 em 11:40 am

    Tenho um desses, mas achei que eles puxam muito o saco da AutoDesk… concordo com o que o primeiro falou!

    HÁ VIDA INTELIGENTE ALÉM DA AUTODESK!!

    Agora, você como promotor do Blender também devia tocar nesses pontos…

  5. Allan Brito 16/08/2008 em 8:20 pm

    Olá Shivas,

    Como o próprio texto do artigo diz; Esses livros são de arte.

    Apesar de ser propaganda descarada da Autodesk, o valor dele está na produção artistica e no valor decorativo. Fora isso é apenas publicidade patrocinada.

  6. Ricardo E. Andrade 18/08/2008 em 12:12 pm

    [quote]
    propaganda descarada da Autodesk
    [/quote]

    Valeu…

    Tambem concordo que da para fazer coisas assim em outros programas, mas convenhamos… o material ali e simplesmente fantastico!

    E` so ignorar as partes publicitarias se vc se incomoda com isso.

    Eu entendo o ponto do Herbert e Shivas, e` que como tudo ali eles fazem questao de escancarar que e` feito com AutoDesk, todas as imagens passam a ser publicidade.

    Alias, esse e` um dos intuitos do livro.

    Mas nao sei se da para alcancar tal qualidade no Blender… Da???

    Abracos

  7. […] no texto se chama Marcelo Cunha, e o projeto usado no livro é o mesmo que ilustra a capa do Elemental 3 da Ballistic Publishing que comprei no ano passado. No livro Elemental 3 o projeto foi apenas apresentado com a indicação do trabalho realizado pelo […]

Deixar Um Comentário